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Volare Série 2 – A8/V8 (120cv)

Volare Série 2 - A8/V8 (120cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário e Escolar
Obs.: Modelo de transição entre a série 1 e série 2
Fabricação: 2005-2007
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Especificações técnicas Agrale (Sem data mencionada)

Motor
Modelo: Cummins B3.9 120 P5 0
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 120 cv (88 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: 471 Nm @ 1400 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.920 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 102
Curso do pistão (mm): 120
Relação de compressão: 18:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Pressurizado
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4405 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,762:1
2ª – 2,640:1
3ª – 1,528:1
4ª – 1,000:1
5ª – 0,770:1
Ré – 5,238:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico
Diâmetro do disco: 330 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8090
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: 16,6 a 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 110 A
Bateria
Tensão/capacidade: 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS 06
Tipo: Viga tipo “I”
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana M284
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 4,63:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Interligada por mola parabólica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Interligada por mola semielíptica, de duplo estágio
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor, “S CAME”, Pneumático
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 24” com válvula moduladora, atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1480
Eixo traseiro: 960
970
Total: 2440
2450
Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 2600
Eixo traseiro: 5500
Peso bruto total
Capacidade máxima de tração (CMT): 11000
Pesos
Eixo dianteiro: 2450
Eixo traseiro: 5400
Total: 7850

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 120
Óleo no cárter, máx./min.: 9,2 (com filtro)
Caixa de mudanças: 5,3 (SAE 80W90 API GL 3/4)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4,0 (SAE 85W 140 API GL 5 EP)
Direção hidráulica: 1,7 (ATF Tipo A)
Sistema de arrefecimento: 20

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3350
3750
(B) Comprimento total: 6125
6975
(C) Balanço dianteiro: 1080
(D) Balanço traseiro: 1770
2220
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1692
(F) Bitola – eixo traseiro: 1472
(G) Largura no eixo dianteiro: 1914
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 1950
(K) Vão livre dianteiro: 208
(L) Vão livre traseiro: 234

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 111
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40,2
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 29

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2700
RPM corte: 2800
RPM corte máx: 2900
RPM M L min: 700
RPM M L: 750
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,45
Altitudes acima de 350m: 1,96
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
83,5

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: VDO 1318
Tipo: Eletrônico
Obs.: Registro Semanal – Opcional Diário

Função desabilitada

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