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Volare Série 2 – A8/V8 (120cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
Obs.: | Modelo de transição entre a série 1 e série 2 |
Fabricação: | 2005-2007 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Especificações técnicas Agrale (Sem data mencionada) |
Motor
Modelo: | Cummins B3.9 120 P5 0 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 120 cv (88 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | 471 Nm @ 1400 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.920 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 102 |
Curso do pistão (mm): | 120 |
Relação de compressão: | 18:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Pressurizado |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSO-4405 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,762:1 2ª – 2,640:1 3ª – 1,528:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,770:1 Ré – 5,238:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 330 mm |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8090 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | 16,6 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 110 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 100 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor MFS 06 |
Tipo: | Viga tipo “I” |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana M284 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 4,63:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Interligada por mola parabólica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Interligada por mola semielíptica, de duplo estágio |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Tambor, “S CAME”, Pneumático |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora, atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1480 |
Eixo traseiro: | 960 970 |
Total: | 2440 2450 |
Carga máxima por eixo | |
Eixo dianteiro: | 2600 |
Eixo traseiro: | 5500 |
Peso bruto total | |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 11000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 2450 |
Eixo traseiro: | 5400 |
Total: | 7850 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 120 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,2 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 5,3 (SAE 80W90 API GL 3/4) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,0 (SAE 85W 140 API GL 5 EP) |
Direção hidráulica: | 1,7 (ATF Tipo A) |
Sistema de arrefecimento: | 20 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3350 3750 |
(B) Comprimento total: | 6125 6975 |
(C) Balanço dianteiro: | 1080 |
(D) Balanço traseiro: | 1770 2220 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1692 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1472 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 1914 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 1950 |
(K) Vão livre dianteiro: | 208 |
(L) Vão livre traseiro: | 234 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 111 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40,2 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 29 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2700 |
RPM corte: | 2800 |
RPM corte máx: | 2900 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,45 |
Altitudes acima de 350m: | 1,96 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
83,5 |
Área do Motorista
Tacógrafo | |
Modelo: | VDO 1318 |
Tipo: | Eletrônico |
Obs.: | Registro Semanal – Opcional Diário |