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Volare Série 2 – V8 (152cv) – Euro 5
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
Obs.: | Chassi Agrale MA 8000VL |
Fabricação: | 2012-2013 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Publicação da Volare (Fevereiro/2012) e Manual do Proprietário – Euro V / Grupo 02 (Julho/2012) |
Motor EURO V, atendendo aos padrões de emissão de poluentes CONAMA fase P7. Veículo completo – carroceria e chassi. Acesso ao posto do motorista facilitado pelo rebaixamento do capô do motor. Excelente dirigibilidade para tráfego e manobras. Embarque e desembarque facilitados: corredor para circulação e maior espaço interno. Maior conforto para os passageiros. Segurança: saídas de emergência no teto, laterais e traseira, luzes de emergência intermitentes, protetor para mochila (abaixo dos assentos) e outros itens. Porta com acionamento pelo motorista. Porta para o motorista. Protetor quebra-mato, protetor facial nas poltronas, entre outros itens opcionais. Produto nacional: menor custo nas peças de reposição e facilidade na manutenção e reparos. Amplo bagageiro. Design acompanhando as tendências automobilísticas. Garantia e assistência técnica total.
Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 152 cv (112 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 450 Nm @ 1500 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.760 cm³ |
Relação de compressão: | 17,2:1 |
Sistema de arrefecimento: | Líquida |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Eletrônica – Common Rail |
Modelo: | Eaton FS-4505 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,78:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,63:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,770:1 Ré – 5,26:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Allison LCT 2000 |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,10:1 2ª – 1,81:1 3ª – 1,41:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,71:1 ré – 4,49:1 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 325 mm |
Modelo: | ZF Servocom 8090 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 110 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | SIFCO CO 9873 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana 286 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 4,63:1 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Interligada por mola parabólica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Interligada por mola semielíptica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Pneumático, “S CAME”, câmara 16” |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 7850 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 7850 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 2500 |
Eixo traseiro: | 5350 |
Tanque de combustível: | 125 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 19 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 (SAE 80W90 API GL 3 ou 4) |
Caixa de mudanças: | Manual 5,3 (SAE 80W90 API GL 3/4) Automática 14 (Castrol Transynd) |
Direção hidráulica: | 1,7 (ATF Tipo A) |
Sistema de arrefecimento: | 10,5 |
(A) Distância entre-eixos: | 3350 3750 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 6535 7385 7500 6125 6975 |
(N) Largura externa: | 2040 |
(O) Altura externa: | 2700 |
(P) Altura interna: | 1800 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,63:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 104 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37,4 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 26,1 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 19,36 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2850 |
RPM corte: | 3330 |
RPM corte máx: | 3750 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,67 |
Altitudes acima de 350m: | 1,17 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
83,9 |
- V8 executivo: 18 passageiros + auxiliar + motorista, modelo de poltrona executiva standard 995 mm, comprimento 7385 mm, distância entre poltronas: LD – 365 mm / LE – 355 mm
- V8 escolarbus / lotação: 27 passageiros + auxiliar + motorista, modelo de poltrona lotação 800 mm, comprimento 7385 mm, distância entre poltronas: LD – 290 mm / LE – 295 mm
- V8 urbano: 20 passageiros + auxiliar + motorista, modelo de poltrona urbana encosto alto 800 mm, comprimento 7385 mm, distância entre poltronas: LD – 345 mm / LE – 340 mm
- V8 CFC: 21 passageiros + auxiliar + motorista, modelo de poltrona lotação 860 mm, comprimento 7500 mm, distância entre poltronas: LD – 310 mm / LE – 315 mm
Tacógrafo | |
Modelo: | VDO |
Tipo: | Digital |
Obs.: | Registro Semanal – Opcional Diário |