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Volare Série 2 – W12 (185cv)
Tipo: | Ônibus Midi |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | Chassi Agrale MA 12000TCE |
Fabricação: | 2009-2010 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Especificações técnicas Agrale (Março/2009) |
Motor
Modelo: | MWM Acteon 4.12 TCE |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 185 cv (136 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 680 Nm @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.800 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 105 |
Curso do pistão (mm): | 137 |
Relação de compressão: | 16,8:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Pressurizado |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Eletrônica |
Transmissão
Modelo: | Eaton FS-5406 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,01:1 2ª – 5,27:1 3ª – 3,22:1 4ª – 2,04:1 5ª – 1,36:1 6ª – 1,00:1 Ré – 8,63:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 365 mm |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8095 |
Tipo: | Hidráulica |
Círculo de viragem: | 20,5 m |
Relação de redução: | 15,7 a 18,5:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 70 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor MFS 09 |
Tipo: | Viga tipo “I” |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 19-145 |
Tipo: | Totalmente flutuante com coroa e pinhão |
Redução: | 4,63:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Interligada por mola parabólica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Interligada por mola semielíptica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 (10 furos) |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Tambor, “S CAME”, Pneumático |
Pressão de trabalho: | 1.000 kPa |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 30” acionamento por válvula moduladora com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Área de frenagem | |
Total: | 3.421 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2010 |
Eixo traseiro: | 1870 |
Total: | 3880 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 12800 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 12800 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4200 |
Eixo traseiro: | 8600 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,2 (com filtro – SAE 15W40 API CH-4 / CI-4) |
Caixa de mudanças: | 9,2 (SAE 4 API CF) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 15,9 (SAE 85W140 API GL5 EP) |
Direção hidráulica: | 2,5 |
Sistema de arrefecimento: | 21 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5300 |
(B) Comprimento total: | 9160 |
(C) Balanço dianteiro: | 1025 |
(D) Balanço traseiro: | 2835 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2060 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1826 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2330 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2402 |
(K) Vão livre dianteiro: | 213 |
(L) Vão livre traseiro: | 240 |
Comprimento máximo da carroceria (recomendado): | 9600 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,63:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 94 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 41,9 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 28,6 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 14,45 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2650 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2850 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,48 |
Altitudes acima de 350m: | 2,00 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
82,3 |
Área do Motorista
Tacógrafo | |
Modelo: | MTCO 1390 – VDO |
Tipo: | Eletrônico |
Obs.: | Registro Semanal – Opcional Diário |