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Volare Série 2 – W12 (185cv)

Volare Série 2 - W12 (185cv)
Tipo: Ônibus Midi
Segmento: Urbano
Obs.: Chassi Agrale MA 12000TCE
Fabricação: 2009-2010
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Especificações técnicas Agrale (Março/2009)

Motor
Modelo: MWM Acteon 4.12 TCE
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 185 cv (136 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 680 Nm @ 1200 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.800 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 105
Curso do pistão (mm): 137
Relação de compressão: 16,8:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Pressurizado
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Eletrônica

Transmissão
Modelo: Eaton FS-5406 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
Ré – 8,63:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico
Diâmetro do disco: 365 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8095
Tipo: Hidráulica
Círculo de viragem: 20,5 m
Relação de redução: 15,7 a 18,5:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 70 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS 09
Tipo: Viga tipo “I”
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 19-145
Tipo: Totalmente flutuante com coroa e pinhão
Redução: 4,63:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Interligada por mola parabólica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Interligada por mola semielíptica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5 (10 furos)
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor, “S CAME”, Pneumático
Pressão de trabalho: 1.000 kPa
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 30” acionamento por válvula moduladora com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape
Área de frenagem
Total: 3.421 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2010
Eixo traseiro: 1870
Total: 3880
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 12800
Capacidade máxima de tração (CMT): 12800
Pesos
Eixo dianteiro: 4200
Eixo traseiro: 8600

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 9,2 (com filtro – SAE 15W40 API CH-4 / CI-4)
Caixa de mudanças: 9,2 (SAE 4 API CF)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 15,9 (SAE 85W140 API GL5 EP)
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 21

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5300
(B) Comprimento total: 9160
(C) Balanço dianteiro: 1025
(D) Balanço traseiro: 2835
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2060
(F) Bitola – eixo traseiro: 1826
(G) Largura no eixo dianteiro: 2330
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2402
(K) Vão livre dianteiro: 213
(L) Vão livre traseiro: 240
Comprimento máximo da carroceria (recomendado): 9600

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,63:1
Velocidade máxima (km/h): 94
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 41,9
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 28,6
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 14,45

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,48
Altitudes acima de 350m: 2,00
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
82,3

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: MTCO 1390 – VDO
Tipo: Eletrônico
Obs.: Registro Semanal – Opcional Diário

Função desabilitada

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