Página Inicial > Dados de chassis > Volare Veículos Ltda > Volare Série 2 – W9 (150cv)
Volare Série 2 – W9 (150cv)

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
Fabricação: | 2006-2011 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Publicação da Volare (Março/2008) e Manual de Manutenção – Grupo 32 (Dezembro/2009) |
Motor
Modelo: | MWM Acteon 4.12 TCE |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 150 cv (110 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 550 Nm @ de 1300 a 1700 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.8 L |
Relação de compressão: | 16,8:1 |
Sistema de arrefecimento: | Líquida |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Eletrônica – Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSO-4405 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,762:1 2ª – 2,640:1 3ª – 1,528:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,770:1 Ré – 5,238:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Allison LCT 2000 |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,10:1 2ª – 1,81:1 3ª – 1,41:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,71:1 ré – 4,49:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 330 mm |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8090 |
Tipo: | Hidráulica |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 24 V / 100 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor MFS 07 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 13-113 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 4,10:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Interligada por mola parabólica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Interligada por mola semielíptica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Chassi tipo escada com duas longarinas estruturais de aço de alta resistência de tração. |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com reservatório |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 8500 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 11000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3200 |
Eixo traseiro: | 5500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,2 (com filtro – SAE 15W40 API CH-4 / CI-4) |
Caixa de mudanças: | Manual 5,3 (SAE 80W90 API GL 3/4) Automática 14 (Castrol Transynd) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 9,8 (SAE 85W 140 API GL 5 EP) |
Direção hidráulica: | 1,7 (ATF Tipo A) |
Sistema de arrefecimento: | 20 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 4200 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 8085 8235 |
(N) Largura externa: | 2330 |
(O) Altura externa: | 2995 |
(P) Altura interna: | 1905 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 112,8 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40,9 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 29,5 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 13,64 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2750 |
RPM corte: | 2800 |
RPM corte máx: | 2850 |
RPM M L min: | 720 |
RPM M L: | 770 |
RPM M L máx: | 820 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,48 |
Altitudes acima de 350m: | 2,00 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
86,5 |
Principais Características
VOLARE. Sempre a melhor relação custo/benefício
- Motor EURO III atendendo aos padrões de emissão de poluentes CONAMA FASE 5
- O motor EURO III é muito maos econômico: sua central eletrônica monitora o consumo de combustível
- Injeção eletrônica
- Carro completo – carroceria e chassi
- Acesso ao posto do motorista facilitado pelo rebaixamento do capô do motor
- Excelente dirigibilidade para tráfego e manobras
- Inovadora alavanca de câmbio no painel
- Embarque e desembarque facilitados: corredor para circulação e maior espaço interno
- Porta com acionamento pelo motorista
- Parede de separação e monitor LCD (exclusivos W8 e W9), porta pantográfica, ar-condicionado dutado, porta-pacotes, geladeira, sistema de som, DVD, entre outros itens opcionais
- Segurança: saídas de emergência no teto, laterais e traseira
- Capacidade para 22 até 53* passageiros (*: crianças até 14 anos)
- Bagageiro maior e com novo sistema de abertura
- Produto nacional: menor custo nas peças de reposição e facilidade na manutenção e reparos
- Garantia e assistência técnica total
Área do Motorista
Tacógrafo | |
Modelo: | MTCO 1390 – VDO |
Tipo: | Eletrônico |
Obs.: | Registro Semanal – Opcional Diário |
Capacidade
W9 Escolar
- 53 lugares + motorista (crianças até 14 anos)

W9 Executivo
- 32 lugares + motorista

W9 Lotação
- 34 lugares + motorista (1 porta)

W9 Urbano
- 32 lugares + motorista (2 portas)
- 34 lugares + motorista (1 porta)

W9 VIP
- 22 lugares + motorista
