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Volare Série 3 – Access Low Entry (162cv)

Volare Série 3 - Access Low Entry (162cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário e Escolar
Obs.: Piso Baixo – Agrale MT 9000W
Fabricação: 2015-2019
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Publicação da Volare (Sem data mencionada) e Especificações Técnicas Agrale (2015)

VOLARE ACCESS URBANO

Com toda acessibilidade necessária para o transporte urbano, esse modelo é projetado para proporcionar bem-estar aos passageiros, privilegiando a segurança. Conta com 35 poltronas e uma área exclusiva para cadeirantes, além de ampla visibilidade, facilitada pelos grandes vidros do salão.

VOLARE ACCESS SELETIVO

Toda segurança e conforto para transportar passageiros com a agilidade que o dia a dia exige. O espaço interno torna os deslocamentos uma boa experiência, atendendo as necessidades do cotidiano.

VOLARE ACCESS ESCOLAR

Com espaço interno maior e o mais elevado padrão de qualidade, esse modelo é sinônimo de tranquilidade para os pais e segurança para os filhos, podendo transportar de 16 passageiros, com três boxes para portadores de necessidades especiais, a 21 passageiros, com um box para cadeirantes.

Motor
Modelo: Cummins ISF 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 600 Nm @ de 1300 a 1700 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.760 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 105
Curso do pistão (mm): 115
Relação de compressão: 17,2:1
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Líquida
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4505 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,78:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,63:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
Ré – 5,26:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Servo assistido
Diâmetro do disco: 362 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8090
Tipo: Hidráulica
Círculo de viragem: 18,0 m / 19,7 m
Relação de redução: 16,6 a 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 150 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS 08
Tipo: Viga tipo “I”
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 13-113
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 4,10:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Totalmente pneumática (2 molas pneumáticas)
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Totalmente pneumática (4 molas pneumáticas)
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Outros
Sistema de ajoelhamento: 66 mm (dianteira)
69 mm (traseira)

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Low entry estrutural

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC), com acionamento “S CAME” pneumático
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 800
810
Eixo traseiro: 2100
2160
Total: 2910
2960
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 9200
Peso bruto total combinado (PBTC): 9200
Capacidade máxima de tração (CMT): 9200
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 6000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 105
Reservatório de ureia (Arla32): 16
Óleo no cárter, máx./min.: 10,6 (SAE 15W40 API/CI4)
Caixa de mudanças: 4,6 (SAE 80W90 API GL 4)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 9,0 (SAE 85W140 API GL5 EP)
Direção hidráulica: 1,7 (ATF Tipo A)
Sistema de arrefecimento: 16

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3835
5385
(C) Balanço dianteiro: 1100
(D) Balanço traseiro: 2095
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1872
(F) Bitola – eixo traseiro: 1721
(G) Largura no eixo dianteiro: 2123
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2235
(K) Vão livre dianteiro: 230
(L) Vão livre traseiro: 240
Carroceria
(B) Comprimento total: 7015
8700
8900
(N) Largura externa: 2360
(O) Altura externa: 2985 (Com ar-condicionado de teto)
2850 (Sem ar-condicionado de teto)
(P) Altura interna: 2850

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 113
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38,2
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 26,3
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 19,0
17,61
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40,4
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 27,7
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 17,61
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 101
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 43,5
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 29,5
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 17,61
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,78:1
Velocidade máxima (km/h): 97
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 46,1
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 31,1
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 17,61
Ensaio 5 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 87
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 53,8
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35,4
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 17,61

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2850
RPM corte: 3340
RPM corte máx: 3750
RPM M L min: 700
RPM M L: 750
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,59
Altitudes acima de 350m: 1,09
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
91,1

Capacidade

Opções de configuração:

  • 01 (uma) porta de serviço: 01 (um) box e 21 (vinte e um) assentos individuais;
  • 02 (duas) portas de serviço: 01 (um) box e 18 (dezoito) assentos individuais;
  • 01 (uma) porta de serviço: 02 (dois) boxes e 18 (dezoito) assentos individuais;
  • 02 (duas) portas de serviço: 02 (dois) boxes e 16 (dezesseis) assentos individuais;
  • 01 (uma) porta de serviço: 03 (três) boxes e 16 (dezesseis) assentos individuais;

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: VDO – BVDR / SEVA
Tipo: Digital

Imagens
Marcopolo Volare Access Low Entry (2016)
Marcopolo Volare Access Low Entry (2016)
Marcopolo Volare Access Low Entry (2016)
Marcopolo Volare Access Low Entry (2016)
Marcopolo Volare Access Low Entry (2016)
Marcopolo Volare Access Low Entry (2016)

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