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Volare Série 3 – Access Low Entry (162cv)

| Tipo: | Micro |
| Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
| Obs.: | Piso Baixo – Agrale MT 9000W |
| Fabricação: | 2015-2019 |
| Localização do motor: | Traseira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
| Fonte dos dados: | Publicação da Volare (Sem data mencionada) e Especificações Técnicas Agrale (2015) |
VOLARE ACCESS URBANO
Com toda acessibilidade necessária para o transporte urbano, esse modelo é projetado para proporcionar bem-estar aos passageiros, privilegiando a segurança. Conta com 35 poltronas e uma área exclusiva para cadeirantes, além de ampla visibilidade, facilitada pelos grandes vidros do salão.
VOLARE ACCESS SELETIVO
Toda segurança e conforto para transportar passageiros com a agilidade que o dia a dia exige. O espaço interno torna os deslocamentos uma boa experiência, atendendo as necessidades do cotidiano.
VOLARE ACCESS ESCOLAR
Com espaço interno maior e o mais elevado padrão de qualidade, esse modelo é sinônimo de tranquilidade para os pais e segurança para os filhos, podendo transportar de 16 passageiros, com três boxes para portadores de necessidades especiais, a 21 passageiros, com um box para cadeirantes.
| Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
| Tipo: | 4 cilindros em linha |
| Potência máxima: | 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm |
| Torque máximo: | 600 Nm @ de 1300 a 1700 rpm |
| NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 3.760 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 105 |
| Curso do pistão (mm): | 115 |
| Relação de compressão: | 17,2:1 |
| Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Elemento de papel |
| Sistema de arrefecimento: | Líquida |
| Bomba injetora | |
| Sistema de Injeção: | Common Rail |
| Modelo: | Eaton FSO-4505 C |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 5,78:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,63:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 Ré – 5,26:1 |
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Acionamento: | Servo assistido |
| Diâmetro do disco: | 362 mm |
| Modelo: | ZF Servocom 8090 |
| Tipo: | Hidráulica |
| Círculo de viragem: | 18,0 m / 19,7 m |
| Relação de redução: | 16,6 a 19,6:1 |
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 150 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | Meritor MFS 08 |
| Tipo: | Viga tipo “I” |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Meritor MS 13-113 |
| Tipo: | Totalmente flutuante |
| Redução: | 4,10:1 |
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Totalmente pneumática (2 molas pneumáticas) |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Totalmente pneumática (4 molas pneumáticas) |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Outros | |
| Sistema de ajoelhamento: | 66 mm (dianteira) 69 mm (traseira) |
| Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
| Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
| Rodado traseiro: | Duplo |
| Tipo: | Low entry estrutural |
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC), com acionamento “S CAME” pneumático |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 800 810 |
| Eixo traseiro: | 2100 2160 |
| Total: | 2910 2960 |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 9200 |
| Peso bruto total combinado (PBTC): | 9200 |
| Capacidade máxima de tração (CMT): | 9200 |
| Pesos | |
| Eixo dianteiro: | 3200 |
| Eixo traseiro: | 6000 |
| Tanque de combustível: | 105 |
| Reservatório de ureia (Arla32): | 16 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 10,6 (SAE 15W40 API/CI4) |
| Caixa de mudanças: | 4,6 (SAE 80W90 API GL 4) |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 9,0 (SAE 85W140 API GL5 EP) |
| Direção hidráulica: | 1,7 (ATF Tipo A) |
| Sistema de arrefecimento: | 16 |

| (A) Distância entre-eixos: | 3835 5385 |
| (C) Balanço dianteiro: | 1100 |
| (D) Balanço traseiro: | 2095 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1872 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1721 |
| (G) Largura no eixo dianteiro: | 2123 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2235 |
| (K) Vão livre dianteiro: | 230 |
| (L) Vão livre traseiro: | 240 |
| Carroceria | |
| (B) Comprimento total: | 7015 8700 8900 |
| (N) Largura externa: | 2360 |
| (O) Altura externa: | 2985 (Com ar-condicionado de teto) 2850 (Sem ar-condicionado de teto) |
| (P) Altura interna: | 2850 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 113 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38,2 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 26,3 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 19,0 17,61 |
| Ensaio 2 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,30:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 107 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40,4 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 27,7 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
| Ensaio 3 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 101 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 43,5 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 29,5 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
| Ensaio 4 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,78:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 97 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 46,1 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 31,1 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
| Ensaio 5 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 87 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 53,8 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 35,4 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 2850 |
| RPM corte: | 3340 |
| RPM corte máx: | 3750 |
| RPM M L min: | 700 |
| RPM M L: | 750 |
| RPM M L máx: | 800 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes até 350m: | 0,59 |
| Altitudes acima de 350m: | 1,09 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
91,1 |
Opções de configuração:
- 01 (uma) porta de serviço: 01 (um) box e 21 (vinte e um) assentos individuais;
- 02 (duas) portas de serviço: 01 (um) box e 18 (dezoito) assentos individuais;
- 01 (uma) porta de serviço: 02 (dois) boxes e 18 (dezoito) assentos individuais;
- 02 (duas) portas de serviço: 02 (dois) boxes e 16 (dezesseis) assentos individuais;
- 01 (uma) porta de serviço: 03 (três) boxes e 16 (dezesseis) assentos individuais;
| Tacógrafo | |
| Modelo: | VDO – BVDR / SEVA |
| Tipo: | Digital |
