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Volare Série 3 – Access Low Entry (162cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
Obs.: | Piso Baixo – Agrale MT 9000W |
Fabricação: | 2015-2019 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Publicação da Volare (Sem data mencionada) e Especificações Técnicas Agrale (2015) |
VOLARE ACCESS URBANO
Com toda acessibilidade necessária para o transporte urbano, esse modelo é projetado para proporcionar bem-estar aos passageiros, privilegiando a segurança. Conta com 35 poltronas e uma área exclusiva para cadeirantes, além de ampla visibilidade, facilitada pelos grandes vidros do salão.
VOLARE ACCESS SELETIVO
Toda segurança e conforto para transportar passageiros com a agilidade que o dia a dia exige. O espaço interno torna os deslocamentos uma boa experiência, atendendo as necessidades do cotidiano.
VOLARE ACCESS ESCOLAR
Com espaço interno maior e o mais elevado padrão de qualidade, esse modelo é sinônimo de tranquilidade para os pais e segurança para os filhos, podendo transportar de 16 passageiros, com três boxes para portadores de necessidades especiais, a 21 passageiros, com um box para cadeirantes.
Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 600 Nm @ de 1300 a 1700 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.760 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 105 |
Curso do pistão (mm): | 115 |
Relação de compressão: | 17,2:1 |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Líquida |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Modelo: | Eaton FSO-4505 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,78:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,63:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 Ré – 5,26:1 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Servo assistido |
Diâmetro do disco: | 362 mm |
Modelo: | ZF Servocom 8090 |
Tipo: | Hidráulica |
Círculo de viragem: | 18,0 m / 19,7 m |
Relação de redução: | 16,6 a 19,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 150 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor MFS 08 |
Tipo: | Viga tipo “I” |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 13-113 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 4,10:1 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Totalmente pneumática (2 molas pneumáticas) |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Totalmente pneumática (4 molas pneumáticas) |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Outros | |
Sistema de ajoelhamento: | 66 mm (dianteira) 69 mm (traseira) |
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Low entry estrutural |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC), com acionamento “S CAME” pneumático |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 800 810 |
Eixo traseiro: | 2100 2160 |
Total: | 2910 2960 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 9200 |
Peso bruto total combinado (PBTC): | 9200 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 9200 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3200 |
Eixo traseiro: | 6000 |
Tanque de combustível: | 105 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 16 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 10,6 (SAE 15W40 API/CI4) |
Caixa de mudanças: | 4,6 (SAE 80W90 API GL 4) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 9,0 (SAE 85W140 API GL5 EP) |
Direção hidráulica: | 1,7 (ATF Tipo A) |
Sistema de arrefecimento: | 16 |
(A) Distância entre-eixos: | 3835 5385 |
(C) Balanço dianteiro: | 1100 |
(D) Balanço traseiro: | 2095 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1872 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1721 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2123 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2235 |
(K) Vão livre dianteiro: | 230 |
(L) Vão livre traseiro: | 240 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 7015 8700 8900 |
(N) Largura externa: | 2360 |
(O) Altura externa: | 2985 (Com ar-condicionado de teto) 2850 (Sem ar-condicionado de teto) |
(P) Altura interna: | 2850 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 113 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38,2 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 26,3 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 19,0 17,61 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,30:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40,4 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 27,7 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 101 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 43,5 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 29,5 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,78:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 97 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 46,1 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 31,1 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
Ensaio 5 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 87 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 53,8 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 35,4 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2850 |
RPM corte: | 3340 |
RPM corte máx: | 3750 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,59 |
Altitudes acima de 350m: | 1,09 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
91,1 |
Opções de configuração:
- 01 (uma) porta de serviço: 01 (um) box e 21 (vinte e um) assentos individuais;
- 02 (duas) portas de serviço: 01 (um) box e 18 (dezoito) assentos individuais;
- 01 (uma) porta de serviço: 02 (dois) boxes e 18 (dezoito) assentos individuais;
- 02 (duas) portas de serviço: 02 (dois) boxes e 16 (dezesseis) assentos individuais;
- 01 (uma) porta de serviço: 03 (três) boxes e 16 (dezesseis) assentos individuais;
Tacógrafo | |
Modelo: | VDO – BVDR / SEVA |
Tipo: | Digital |