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Volare Série 3 – V8L Attack 4×4 (152cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural |
Obs.: | Chassi Agrale MA 8000VL |
Fabricação: | 2012-2019 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Publicação da Volare (Setembro/2014) e Especificações Técnicas Agrale (2017) |
Segurança, robustez e baixo custo operacional: o DNA da Attack. A linha é composta por modelos robustos e resistentes projetados para oferecer agilidade e segurança ao transporte de passageiros nos centros urbanos e em áreas rurais. São veículos versáteis que combinam durabilidade de componentes e design compacto para garantir economia e rentabilidade.
Motor
Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 152 cv (111,8 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 450 Nm @ de 1100 a 1900 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.760 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 105 |
Curso do pistão (mm): | 115 |
Relação de compressão: | 17,2:1 |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Líquida |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Eletrônica – Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSO-4505 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,78:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,63:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 Ré – 5,26:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Servo assistido |
Diâmetro do disco: | 330 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8090 ZF Servocom 8095 |
Tipo: | Hidráulica |
Círculo de viragem: | 18 m |
Relação de redução: | 15,7 a 18,5:1 (ZF 8095) |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 110 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 134 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Dana 287 (70) |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana M284 Dana M286 com bloqueio de diferencial (Opcional) |
Redução: | 4,63:1 |
Reduções opcionais: | 4,10:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Interligada por mola parabólica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Interligada por mola semielíptica de duplo estágio |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 6.00 x 16 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 7.50 – 16 AS 22 Trativo |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD), com acionamento “S CAME” pneumático |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1700 |
Eixo traseiro: | 1230 |
Total: | 2930 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 7500 |
Peso bruto total combinado (PBTC): | 7500 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 7500 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3000 |
Eixo traseiro: | 4500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 110 150 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 16 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 10,6 (SAE 15W40 API/CI-4) |
Caixa de mudanças: | 4,6 (SAE 80W90 API GL 3/4) |
Carcaça do diferencial: | 3,8 – Dana 267 (SAE 85W140 API GL5 EP) 4,0 – Dana M286 (SAE 85W140 API GL5 EP) |
Direção hidráulica: | 1,7 – ZF 8095 (ATF Tipo A) |
Sistema de arrefecimento: | 16 |
Caixa de Transferência: | 1,9 (Óleo transmissão automática Texaco 1854 DEXRON III) |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3350 3750 4500 |
(C) Balanço dianteiro: | 1085 |
(D) Balanço traseiro: | 190 915 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1911 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1662 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2133 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2138 |
(K) Vão livre dianteiro: | 295 |
(L) Vão livre traseiro: | 215 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 7385 8450 8800 |
(N) Largura externa: | 2200 |
(O) Altura externa: | 2915 |
(P) Altura interna: | 1900 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (4×4 / 4×2) | |
Velocidade máxima (km/h): | 119 (limitada eletronicamente a 70 km/h) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 35,9 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 23,7 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 20,27 |
Ensaio 2 (4×4 reduzido) | |
Velocidade máxima (km/h): | 44 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 96,9 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 63,99 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2850 |
RPM corte: | 3330 |
RPM corte máx: | 3750 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,67 |
Altitudes acima de 350m: | 1,17 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
83,0 |
Capacidade
- V8L curto (7385) – escolar: 34 + 1 + 1
- V8L curto (7385) – executivo/fretamento: 23 + 1 + 1
- V8L curto (7385) – unidade móvel: 19 m³
- V8L médio (8450) – escolar: 42 + 1 + 1
- V8L médio (8450) – executivo/fretamento: 27 + 1 + 1
- V8L médio (8450) – unidade móvel: 23 m³
- V8L longo (8800) – escolar: 44 + 1 + 1
- V8L longo (8800) – fretamento: 31 + 1 + 1
Área do Motorista
Tacógrafo | |
Modelo: | SEVA |
Tipo: | Eletrônico digital |
Obs.: | Registro em memória interna com posterior impressão em fita |
Caixa de Transferência
#1 | |
Marca e modelo (acionamento por cabo): | MAGNA 2 SPEED |
Terminal (Flanges para Yoke): | Série 1480 |
Relações de redução: | Normal 4×2 – 1:1 Normal 4×4 – 1:1 Reduzida 4×4 – 2,7:1 |