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Volare Série 3 – V8L Attack 4×4 (152cv)

Volare Série 3 - V8L Attack 4x4 (152cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural
Obs.: Chassi Agrale MA 8000VL
Fabricação: 2012-2019
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Publicação da Volare (Setembro/2014) e Especificações Técnicas Agrale (2017)

Segurança, robustez e baixo custo operacional: o DNA da Attack. A linha é composta por modelos robustos e resistentes projetados para oferecer agilidade e segurança ao transporte de passageiros nos centros urbanos e em áreas rurais. São veículos versáteis que combinam durabilidade de componentes e design compacto para garantir economia e rentabilidade.

Motor
Modelo: Cummins ISF 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 152 cv (111,8 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 450 Nm @ de 1100 a 1900 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.760 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 105
Curso do pistão (mm): 115
Relação de compressão: 17,2:1
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Líquida
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Eletrônica – Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4505 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,78:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,63:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
Ré – 5,26:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Servo assistido
Diâmetro do disco: 330 mm

Direção
Modelo: ZF 8090
ZF Servocom 8095
Tipo: Hidráulica
Círculo de viragem: 18 m
Relação de redução: 15,7 a 18,5:1 (ZF 8095)

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 110 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 134 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana 287 (70)
Tipo: Totalmente flutuante
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana M284
Dana M286 com bloqueio de diferencial (Opcional)
Redução: 4,63:1
Reduções opcionais: 4,10:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Interligada por mola parabólica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Interligada por mola semielíptica de duplo estágio
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
6.00 x 16
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
7.50 – 16 AS 22 Trativo
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD), com acionamento “S CAME” pneumático
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1700
Eixo traseiro: 1230
Total: 2930
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 7500
Peso bruto total combinado (PBTC): 7500
Capacidade máxima de tração (CMT): 7500
Pesos
Eixo dianteiro: 3000
Eixo traseiro: 4500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 110
150
Reservatório de ureia (Arla32): 16
Óleo no cárter, máx./min.: 10,6 (SAE 15W40 API/CI-4)
Caixa de mudanças: 4,6 (SAE 80W90 API GL 3/4)
Carcaça do diferencial: 3,8 – Dana 267 (SAE 85W140 API GL5 EP)
4,0 – Dana M286 (SAE 85W140 API GL5 EP)
Direção hidráulica: 1,7 – ZF 8095 (ATF Tipo A)
Sistema de arrefecimento: 16
Caixa de Transferência: 1,9 (Óleo transmissão automática Texaco 1854 DEXRON III)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3350
3750
4500
(C) Balanço dianteiro: 1085
(D) Balanço traseiro: 190
915
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1911
(F) Bitola – eixo traseiro: 1662
(G) Largura no eixo dianteiro: 2133
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2138
(K) Vão livre dianteiro: 295
(L) Vão livre traseiro: 215
Carroceria
(B) Comprimento total: 7385
8450
8800
(N) Largura externa: 2200
(O) Altura externa: 2915
(P) Altura interna: 1900

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (4×4 / 4×2)
Velocidade máxima (km/h): 119 (limitada eletronicamente a 70 km/h)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35,9
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 23,7
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 20,27
Ensaio 2 (4×4 reduzido)
Velocidade máxima (km/h): 44
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 96,9
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 63,99

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2850
RPM corte: 3330
RPM corte máx: 3750
RPM M L min: 700
RPM M L: 750
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,67
Altitudes acima de 350m: 1,17
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
83,0

Capacidade
  • V8L curto (7385) – escolar: 34 + 1 + 1
  • V8L curto (7385) – executivo/fretamento: 23 + 1 + 1
  • V8L curto (7385) – unidade móvel: 19 m³
  • V8L médio (8450) – escolar: 42 + 1 + 1
  • V8L médio (8450) – executivo/fretamento: 27 + 1 + 1
  • V8L médio (8450) – unidade móvel: 23 m³
  • V8L longo (8800) – escolar: 44 + 1 + 1
  • V8L longo (8800) – fretamento: 31 + 1 + 1

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: SEVA
Tipo: Eletrônico digital
Obs.: Registro em memória interna com posterior impressão em fita
Caixa de Transferência
#1
Marca e modelo (acionamento por cabo): MAGNA 2 SPEED
Terminal (Flanges para Yoke): Série 1480
Relações de redução: Normal 4×2 – 1:1
Normal 4×4 – 1:1
Reduzida 4×4 – 2,7:1

Função desabilitada

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