Investimento em qualidade superior: os veículos Volare combinam qualidade e alto desempenho para garantir economia e rentabilidade, tornando-se ideais para o serviço de fretamento.
URBANO
A linha de veículos urbanos da Volare é composta por modelos robustos e de alto desempenho que garantem agilidade para o transporte de passageiros em centros urbanos. Os modelos são projetados para proporcionar ergonomia a quem o dirige e bem-estar aos usuários, privilegiando a segurança e favorecendo a dirigibilidade nas grandes cidades.
ESCOLAR
Características de bom investimento: veículo de excelente dirigibilidade, o Escolarbus é fabricado com carroceria e chassi integrados facilitando possíveis reparos e eventuais manutenções. Equipado com motor Euro V, apresenta menor consumo de combustível, garantindo economia e rentabilidade. Uma rede com mais de 70 pontos de atendimento que oferece menor custo de reposição além de garantia e assistência técnica total.
TURISMO
Agilidade no deslocamento e maior espaço interno: uma combinação que, aliada à economia e baixa manutenção, faz dos modelos Volare as melhores opções para atender as necessidades do setor de turismo.
Motor
Modelo:
Cummins ISF 3.8
Tipo:
4 cilindros em linha
Potência máxima:
162 cv (119,0 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo:
600 Nm @ de 1300 a 1700 rpm
NBR – Medição:
NBR ISO 1585
Combustível:
Diesel
Cilindrada total:
3.760 cm³
Bomba injetora
Sistema de Injeção:
Common Rail
Transmissão
Modelo:
Eaton FSO-4505 C
Acionamento:
Mecânica
Marchas sincronizadas:
5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão:
1ª – 5,78:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,63:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 Ré – 5,26:1
Embreagem
Tipo:
Monodisco a seco
Acionamento:
Servo assistido
Diâmetro do disco:
362 mm
Direção
Modelo:
ZF Servocom 8090
Tipo:
Hidráulica
Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão:
24 V
Bateria
Tensão/capacidade:
2x 12 V / 100 Ah
Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Modelo:
Meritor MS 13-113
Tipo:
Totalmente flutuante
Redução:
4,30:1
Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo:
Interligada por mola parabólica
Amortecedores:
Telescópicos
Suspensão Traseira
Tipo:
Interligada por mola semielíptica
Amortecedores:
Telescópicos
Rodas & Pneus
Aros das rodas:
6.00 x 17.5
Pneumáticos:
215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro:
Duplo
Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo:
Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC), com acionamento “S CAME” pneumático
Freio de Estacionamento
Tipo:
Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo:
Eletropneumático com atuação no tubo de escape
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT):
9200
Capacidade máxima de tração (CMT):
9200
Pesos
Eixo dianteiro:
3200
Eixo traseiro:
6000
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível:
150
Reservatório de ureia (Arla32):
16
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos:
4800
Carroceria
(B) Comprimento total:
8900
(N) Largura externa:
2320
(O) Altura externa:
3040 (Com ar-condicionado de teto) 2915 (Sem ar-condicionado de teto)
(P) Altura interna:
1900
Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min:
2850
RPM corte:
3330
RPM corte máx:
3750
RPM M L min:
700
RPM M L:
750
RPM M L máx:
800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m:
0,67
Altitudes acima de 350m:
1,17
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: