Página Inicial > Dados de chassis > Volare Veículos Ltda > Volare Série 3 – W8 Fly (165cv)
Volare Série 3 – W8 Fly (165cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
Obs.: | Chassi Agrale MA 8000W |
Fabricação: | 2012-2016 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Publicação da Volare Escolarbus (Março/2013) e Manual do Proprietário (Março/2013) |
Motor
Modelo: | MWM Maxxforce 4.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 165 cv (121,32 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 600 Nm @ de 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.748 cm³ |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Líquida |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Eletrônica – Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSO-4505 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,78:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,63:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 Ré – 5,26:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Servo assistido |
Diâmetro do disco: | 362 mm |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8090 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | 16,6 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor MFS 08 |
Tipo: | Viga tipo “I” |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 13-113 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 4,30:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Interligada por mola parabólica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Interligada por mola semielíptica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Pneumático, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 9200 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 9200 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3200 |
Eixo traseiro: | 6000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 19 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,3 (SAE 15W40 API CI-4) |
Caixa de mudanças: | 4,6 (SAE 80W90 API GL 3/4) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 9,1 (SAE 85W140 API GL5 EP) |
Direção hidráulica: | 1,7 (ATF Tipo A) |
Sistema de arrefecimento: | 14,5 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 4500 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 8085 8685 |
(N) Largura externa: | 2260 |
(O) Altura externa: | 2995 |
(P) Altura interna: | 1954 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 104 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 26,3 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 19,0 17,93 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2550 |
RPM corte máx: | 2600 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,76 |
Altitudes acima de 350m: | 1,26 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
85,4 |
Área do Motorista
Tacógrafo | |
Modelo: | VDO – BVDR |
Tipo: | Digital |
Obs.: | Registro Semanal – Opcional Diário |