ViaCircular Transporte Coletivo

Volare Série 3 – W8 Fly (165cv)

Volare Série 3 - W8 Fly (165cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário e Escolar
Obs.: Chassi Agrale MA 8000W
Fabricação: 2012-2016
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Publicação da Volare Escolarbus (Março/2013) e Manual do Proprietário (Março/2013)

Motor
Modelo: MWM Maxxforce 4.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 165 cv (121,32 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 600 Nm @ de 1200 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.748 cm³
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Líquida
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Eletrônica – Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4505 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,78:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,63:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
Ré – 5,26:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Servo assistido
Diâmetro do disco: 362 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8090
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: 16,6 a 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS 08
Tipo: Viga tipo “I”
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 13-113
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 4,30:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Interligada por mola parabólica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Interligada por mola semielíptica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Pneumático, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 9200
Capacidade máxima de tração (CMT): 9200
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 6000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 19
Óleo no cárter, máx./min.: 9,3 (SAE 15W40 API CI-4)
Caixa de mudanças: 4,6 (SAE 80W90 API GL 3/4)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 9,1 (SAE 85W140 API GL5 EP)
Direção hidráulica: 1,7 (ATF Tipo A)
Sistema de arrefecimento: 14,5

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4500
Carroceria
(B) Comprimento total: 8085
8685
(N) Largura externa: 2260
(O) Altura externa: 2995
(P) Altura interna: 1954

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 104
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 26,3
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 19,0
17,93

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2500
RPM corte: 2550
RPM corte máx: 2600
RPM M L min: 700
RPM M L: 750
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,76
Altitudes acima de 350m: 1,26
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
85,4

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: VDO – BVDR
Tipo: Digital
Obs.: Registro Semanal – Opcional Diário

Função desabilitada

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