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Volare Série 4 – Attack 8 4×4 (152cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural |
Fabricação: | 2019-22/23 |
Identificador: | MMV: MARCOPOLO/VOLARE V8L 4X4 Tipo do Produto: Attack 8 4×4 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Manual do Proprietário (Junho/2019) |
Motor
Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 152 cv (111,8 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 450 Nm @ de 1100 a 1900 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.760 cm³ |
Relação de compressão: | 17,2:1 |
Sistema de arrefecimento: | Líquida |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSO-4505 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,78:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,63:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 Ré – 5,26:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Servo assistido |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8095 |
Tipo: | Hidráulica |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 110 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 134 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Dana 267 (70) |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana M286 com bloqueio de diferencial |
Redução: | 4,10:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Interligada por mola semielíptica de duplo estágio |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Interligada por mola semielíptica de duplo estágio |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 16 |
Pneumáticos: | 7.50 x 16 CT 52-12 PR (direcional) 7.50 x 16 AS 22 (trativo) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC), com acionamento “S CAME” pneumático |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 7500 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 7500 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3000 |
Eixo traseiro: | 4500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 16 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 / 10,6 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 4,6 (SAE 80W90 API GL 3/4) |
Carcaça do diferencial: | Eixo dianteiro: 4,0 (SAE 85W140 API GL5 EP) Eixo Traseiro: 3,8 (SAE 85W140 API GL5 EP) |
Direção hidráulica: | 1,7 (ATF Tipo A) |
Sistema de arrefecimento: | 14,5 |
Caixa de Transferência: | 1,9 (Sintético SAE 75W90 API GL 4 ou 5W50 ou 20W50) |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3350 3750 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 6785 7420 |
(N) Largura externa: | 2200 |
(O) Altura externa: | 2950 |
(P) Altura interna: | 1900 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Atlas 2 Speed / Magna 2 Speed) | |
Redução do eixo traseiro: | Reduzido 2:1 – 6,33:1 (4×4) Normal – 4,10:1 (4×2) |
Velocidade máxima (km/h): | 63 119 (limitado a 70) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 56 35,9 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 48,6 23,7 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 20,27 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2850 |
RPM corte: | 3330 |
RPM corte máx: | 3750 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,67 |
Altitudes acima de 350m: | 1,17 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
83,0 |
Área do Motorista
Tacógrafo | |
Modelo: | VDO – BVDR |
Tipo: | Digital |
Caixa de Transferência
#1 | |
Marca e modelo (acionamento por cabo): | ATLAS 2 SPEED |
Terminal (Flanges para Yoke): | Série 1480 |
Relações de redução: | Normal 4×2 – 1:1 Normal 4×4 – 1:1 Reduzida 4×4 – 2:1 ou 3:1 |
#2 | |
Marca e modelo (acionamento por cabo): | MAGNA 2 SPEED |
Terminal (Flanges para Yoke): | Série 1480 |
Relações de redução: | Normal 4×2 – 1:1 Normal 4×4 – 1:1 Reduzida 4×4 – 2,7:1 |
New Attack: A série Attack teve renovação em 2021 para New Attack, permanecendo os mesmos dados técnicos, só alterando na Euro 6 (Proconve P-8) em 2023.