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Volare Série 4 – Attack 8 4×4 (152cv)

Volare Série 4 - Attack 8 4x4 (152cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural
Fabricação: 2019-22/23
Identificador: MMV: MARCOPOLO/VOLARE V8L 4X4
Tipo do Produto: Attack 8 4×4
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Manual do Proprietário (Junho/2019)

Motor
Modelo: Cummins ISF 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 152 cv (111,8 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 450 Nm @ de 1100 a 1900 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.760 cm³
Relação de compressão: 17,2:1
Sistema de arrefecimento: Líquida
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4505 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,78:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,63:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
Ré – 5,26:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Servo assistido

Direção
Modelo: ZF Servocom 8095
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 110 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 134 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana 267 (70)
Tipo: Totalmente flutuante
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana M286 com bloqueio de diferencial
Redução: 4,10:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Interligada por mola semielíptica de duplo estágio
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Interligada por mola semielíptica de duplo estágio
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 16
Pneumáticos: 7.50 x 16 CT 52-12 PR (direcional)
7.50 x 16 AS 22 (trativo)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC), com acionamento “S CAME” pneumático
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 7500
Capacidade máxima de tração (CMT): 7500
Pesos
Eixo dianteiro: 3000
Eixo traseiro: 4500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 16
Óleo no cárter, máx./min.: 9,0 / 10,6 (com filtro)
Caixa de mudanças: 4,6 (SAE 80W90 API GL 3/4)
Carcaça do diferencial: Eixo dianteiro: 4,0 (SAE 85W140 API GL5 EP)
Eixo Traseiro: 3,8 (SAE 85W140 API GL5 EP)
Direção hidráulica: 1,7 (ATF Tipo A)
Sistema de arrefecimento: 14,5
Caixa de Transferência: 1,9 (Sintético SAE 75W90 API GL 4 ou 5W50 ou 20W50)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3350
3750
Carroceria
(B) Comprimento total: 6785
7420
(N) Largura externa: 2200
(O) Altura externa: 2950
(P) Altura interna: 1900

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Atlas 2 Speed / Magna 2 Speed)
Redução do eixo traseiro: Reduzido 2:1 – 6,33:1 (4×4)
Normal – 4,10:1 (4×2)
Velocidade máxima (km/h): 63
119 (limitado a 70)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 56
35,9
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 48,6
23,7
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 20,27

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2850
RPM corte: 3330
RPM corte máx: 3750
RPM M L min: 700
RPM M L: 750
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,67
Altitudes acima de 350m: 1,17
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
83,0

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: VDO – BVDR
Tipo: Digital
Caixa de Transferência
#1
Marca e modelo (acionamento por cabo): ATLAS 2 SPEED
Terminal (Flanges para Yoke): Série 1480
Relações de redução: Normal 4×2 – 1:1
Normal 4×4 – 1:1
Reduzida 4×4 – 2:1 ou 3:1
#2
Marca e modelo (acionamento por cabo): MAGNA 2 SPEED
Terminal (Flanges para Yoke): Série 1480
Relações de redução: Normal 4×2 – 1:1
Normal 4×4 – 1:1
Reduzida 4×4 – 2,7:1

New Attack: A série Attack teve renovação em 2021 para New Attack, permanecendo os mesmos dados técnicos, só alterando na Euro 6 (Proconve P-8) em 2023.

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