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Volare Série 4 – Attack 9 (162cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural |
Fabricação: | 2019-22/23 |
Identificador: | MMV: MARCOPOLO/VOLARE V9L Tipo do Produto: Attack 9 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Publicação da Volare (Junho/2019) e Manual do Proprietário (Junho/2019) |
ALTA DURABILIDADE E EXCELENTE CUSTO-BENEFÍCIO PARA O SEU DIA A DIA NAS RUAS
Com funcionalidade, robustez e ótimo rendimento, a linha Attack se destaca por simplificar com inteligência a tarefa de transportar pessoas nas cidades, em áreas de grande e pequeno fluxo.
FRETAMENTO
Qualidade superior, agilidade, economia e rentabilidade para serviços de fretamento.
URBANO
Totalmente voltado à acessibilidade, com baixo custo de manutenção, robustez e a melhor otimização de espaço para maior capacidade de passageiros, o modelo urbano é referência para o transporte de pessoas em grandes e pequenas cidades.
ESCOLAR
Sinônimo de bom investimento, o modelo escolar conta com carroceria e chassi integrados, o que facilita possíveis reparos e manutenções. Além disso, está totalmente adequado às normas de segurança e acessibilidade, oferecendo muito mais proteção para estudantes e motoristas.
TURISMO
Das poltronas cômodas ao bem-estar térmico, os veículos para o segmento de turismo trazem excelência em conforto e desempenho. Contam com amplos espaços internos, oferecem opcionais de decoração exclusiva e baixo custo de manutenção e consumo, proporcionando diferenciação e robustez para o seu negócio.
Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 600 Nm @ de 1300 a 1700 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.760 cm³ |
Relação de compressão: | 17,2:1 |
Sistema de arrefecimento: | Líquida |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Modelo: | Eaton FSO-4505 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,78:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,63:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 Ré – 5,26:1 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Servo assistido |
Diâmetro do disco: | 362 mm |
Modelo: | ZF Servocom 8090 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 110 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Dana 3,2T SIFCO CO 9874 |
Tipo: | Largo, reforçado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 13-113 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 4,30:1 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Interligada por mola parabólica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Interligada por mola semielíptica de duplo estágio |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC), com acionamento “S CAME” pneumático |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 9200 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 9200 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3200 |
Eixo traseiro: | 6000 |
Tanque de combustível: | 150 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 16 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 / 10,6 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 4,6 (SAE 80W90 API GL 3/4) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 9,0 (SAE 85W140 API GL5 EP) |
Direção hidráulica: | 1,7 (ATF Tipo A) |
Sistema de arrefecimento: | 14,5 |
(A) Distância entre-eixos: | 4800 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 8900 9150 |
(N) Largura externa: | 2320 |
(O) Altura externa: | 3125 (Com ar-condicionado de teto) 2890 / 2925 (Sem ar-condicionado de teto) |
(P) Altura interna: | 1900 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,30:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 27 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 113 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37,8 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 26,3 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 101 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 43,1 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 29,5 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,78:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 97 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 45,7 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 31,1 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
Ensaio 5 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 86 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 53,3 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 35,4 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 17,61 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2850 |
RPM corte: | 3330 |
RPM corte máx: | 3750 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,67 |
Altitudes acima de 350m: | 1,17 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
71,6 |
Tacógrafo | |
Modelo: | VDO – BVDR |
Tipo: | Digital |
New Attack: A série Attack teve renovação em 2021 para New Attack, permanecendo os mesmos dados técnicos, só alterando na Euro 6 (Proconve P-8) em 2023.