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Volare Série 4 – Attack 9 (162cv)

Volare Série 4 - Attack 9 (162cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural
Fabricação: 2019-22/23
Identificador: MMV: MARCOPOLO/VOLARE V9L
Tipo do Produto: Attack 9
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Publicação da Volare (Junho/2019) e Manual do Proprietário (Junho/2019)

ALTA DURABILIDADE E EXCELENTE CUSTO-BENEFÍCIO PARA O SEU DIA A DIA NAS RUAS

Com funcionalidade, robustez e ótimo rendimento, a linha Attack se destaca por simplificar com inteligência a tarefa de transportar pessoas nas cidades, em áreas de grande e pequeno fluxo.

FRETAMENTO

Qualidade superior, agilidade, economia e rentabilidade para serviços de fretamento.

URBANO

Totalmente voltado à acessibilidade, com baixo custo de manutenção, robustez e a melhor otimização de espaço para maior capacidade de passageiros, o modelo urbano é referência para o transporte de pessoas em grandes e pequenas cidades.

ESCOLAR

Sinônimo de bom investimento, o modelo escolar conta com carroceria e chassi integrados, o que facilita possíveis reparos e manutenções. Além disso, está totalmente adequado às normas de segurança e acessibilidade, oferecendo muito mais proteção para estudantes e motoristas.

TURISMO

Das poltronas cômodas ao bem-estar térmico, os veículos para o segmento de turismo trazem excelência em conforto e desempenho. Contam com amplos espaços internos, oferecem opcionais de decoração exclusiva e baixo custo de manutenção e consumo, proporcionando diferenciação e robustez para o seu negócio.

Motor
Modelo: Cummins ISF 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 600 Nm @ de 1300 a 1700 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.760 cm³
Relação de compressão: 17,2:1
Sistema de arrefecimento: Líquida
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4505 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,78:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,63:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
Ré – 5,26:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Servo assistido
Diâmetro do disco: 362 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8090
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 110 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana 3,2T
SIFCO CO 9874
Tipo: Largo, reforçado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 13-113
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 4,30:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Interligada por mola parabólica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Interligada por mola semielíptica de duplo estágio
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC), com acionamento “S CAME” pneumático
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 9200
Capacidade máxima de tração (CMT): 9200
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 6000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 16
Óleo no cárter, máx./min.: 9,0 / 10,6 (com filtro)
Caixa de mudanças: 4,6 (SAE 80W90 API GL 3/4)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 9,0 (SAE 85W140 API GL5 EP)
Direção hidráulica: 1,7 (ATF Tipo A)
Sistema de arrefecimento: 14,5

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4800
Carroceria
(B) Comprimento total: 8900
9150
(N) Largura externa: 2320
(O) Altura externa: 3125 (Com ar-condicionado de teto)
2890 / 2925 (Sem ar-condicionado de teto)
(P) Altura interna: 1900

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 27
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 17,61
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 113
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 37,8
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 26,3
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 17,61
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 101
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 43,1
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 29,5
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 17,61
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,78:1
Velocidade máxima (km/h): 97
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 45,7
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 31,1
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 17,61
Ensaio 5 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 86
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 53,3
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35,4
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 17,61

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2850
RPM corte: 3330
RPM corte máx: 3750
RPM M L min: 700
RPM M L: 750
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,67
Altitudes acima de 350m: 1,17
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
71,6

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: VDO – BVDR
Tipo: Digital

New Attack: A série Attack teve renovação em 2021 para New Attack, permanecendo os mesmos dados técnicos, só alterando na Euro 6 (Proconve P-8) em 2023.

Volare Série 4 - New Attack 9

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