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Volare Série 4 – Fly 10 (162cv)

| Tipo: | Micro |
| Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
| Fabricação: | 2019-22/23 |
| Identificador: | MMV: MARCOPOLO/VOLARE W-L Tipo do Produto: Fly 10 |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
| Fonte dos dados: | Publicação da Volare Linha Fly (Abril/2019) e Manual do Proprietário (Abril/2019) |
Motor
| Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
| Tipo: | 4 cilindros em linha |
| Potência máxima: | 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm |
| Torque máximo: | 600 Nm @ de 1300 a 1700 rpm |
| NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 3.760 cm³ |
| Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Elemento de papel |
| Sistema de arrefecimento: | Líquida |
| Bomba injetora | |
| Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
| Modelo: | Eaton FSO-4505 C |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 5,78:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,63:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 Ré – 5,26:1 |
| Opcional 1 | |
| Modelo: | Allison LCT 2100 |
| Acionamento: | Automática |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 3,10:1 2ª – 1,81:1 3ª – 1,41:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,71:1 Ré – 4,49:1 |
| Conversor de torque: | 1,73:1 |
Embreagem
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Acionamento: | Hidráulico |
| Diâmetro do disco: | 362 mm |
Direção
| Modelo: | ZF Servocom 8090 |
| Tipo: | Hidráulica |
| Relação de redução: | 16,6 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 150 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | Dana 3,2T Meritor MFS 08 |
| Tipo: | Viga tipo “I” |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Meritor MS 15-124 Dana S16-130 |
| Redução: | 4,30:1 (automática) 4,56:1 (manual) |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Interligada por mola parabólica |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Interligada por mola semielíptica |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 7.5 x 19.5 |
| Pneumáticos: | 285 / 70 R 19.5 |
| Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
| Tipo: | Escada |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC), com acionamento “S CAME” pneumático |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 10000 |
| Capacidade máxima de tração (CMT): | 10000 |
| Pesos | |
| Eixo dianteiro: | 3200 |
| Eixo traseiro: | 6800 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 150 |
| Reservatório de ureia (Arla32): | 16 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 10,6 (SAE 15 W40 API CI-4) |
| Caixa de mudanças: | Manual 4,6 (SAE 80W90 API GL 3/4) Automática 14 (Castrol Transynd) |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 9,0 (SAE 85W140 API GL5 EP) |
| Direção hidráulica: | 1,7 (ATF Tipo A) |
| Sistema de arrefecimento: | 14,5 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 5000 5500 |
| Carroceria | |
| (B) Comprimento total: | 9600 10145 |
| (N) Largura externa: | 2420 2360 |
| (O) Altura externa: | 3155 (Com ar-condicionado de teto) 2920 (Sem ar-condicionado de teto) |
| (P) Altura interna: | 1970 1954 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 (manual) |
| Velocidade máxima (km/h): | 116 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 33,4 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 23,4 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,2 |
| Ensaio 2 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,30:1 (automática) |
| Velocidade máxima (km/h): | 108 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 34,5 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 24,8 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,2 |
| Ensaio 3 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 3,91:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 135 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 28,0 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 19,9 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,2 |
| Ensaio 4 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 129 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29,5 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 20,9 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,2 |
| Ensaio 5 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,88:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 108 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36,2 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 25,1 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,2 |
| Ensaio 6 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 103 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38,5 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 26,5 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,2 |
Nível de Opacidade
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 2850 |
| RPM corte: | 3340 |
| RPM corte máx: | 3750 |
| RPM M L min: | 700 |
| RPM M L: | 750 |
| RPM M L máx: | 800 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes até 350m: | 0,59 |
| Altitudes acima de 350m: | 1,09 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
83,9 |
Área do Motorista
| Tacógrafo | |
| Modelo: | VDO – BVDR |
| Tipo: | Digital |
