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Volare Série 4 – Fly 10 (162cv)

Volare Série 4 - Fly 10 (162cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário e Escolar
Fabricação: 2019-22/23
Identificador: MMV: MARCOPOLO/VOLARE W-L
Tipo do Produto: Fly 10
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Publicação da Volare Linha Fly (Abril/2019) e Manual do Proprietário (Abril/2019)

Motor
Modelo: Cummins ISF 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 600 Nm @ de 1300 a 1700 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.760 cm³
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Líquida
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4505 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,78:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,63:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
Ré – 5,26:1
Opcional 1
Modelo: Allison LCT 2100
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,10:1
2ª – 1,81:1
3ª – 1,41:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,71:1
Ré – 4,49:1
Conversor de torque: 1,73:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico
Diâmetro do disco: 362 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8090
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: 16,6 a 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 150 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana 3,2T
Meritor MFS 08
Tipo: Viga tipo “I”
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 15-124
Dana S16-130
Redução: 4,30:1 (automática)
4,56:1 (manual)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Interligada por mola parabólica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Interligada por mola semielíptica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5 x 19.5
Pneumáticos: 285 / 70 R 19.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC), com acionamento “S CAME” pneumático
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 10000
Capacidade máxima de tração (CMT): 10000
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 6800

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 16
Óleo no cárter, máx./min.: 10,6 (SAE 15 W40 API CI-4)
Caixa de mudanças: Manual 4,6 (SAE 80W90 API GL 3/4)
Automática 14 (Castrol Transynd)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 9,0 (SAE 85W140 API GL5 EP)
Direção hidráulica: 1,7 (ATF Tipo A)
Sistema de arrefecimento: 14,5

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5000
5500
Carroceria
(B) Comprimento total: 9600
10145
(N) Largura externa: 2420
2360
(O) Altura externa: 3155 (Com ar-condicionado de teto)
2920 (Sem ar-condicionado de teto)
(P) Altura interna: 1970
1954

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1 (manual)
Velocidade máxima (km/h): 116
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 33,4
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 23,4
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1 (automática)
Velocidade máxima (km/h): 108
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34,5
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 24,8
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 3,91:1
Velocidade máxima (km/h): 135
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 28,0
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 19,9
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 129
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29,5
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 20,9
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2
Ensaio 5 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 108
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 36,2
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 25,1
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2
Ensaio 6 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 103
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38,5
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 26,5
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2850
RPM corte: 3340
RPM corte máx: 3750
RPM M L min: 700
RPM M L: 750
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,59
Altitudes acima de 350m: 1,09
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
83,9

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: VDO – BVDR
Tipo: Digital

Função desabilitada

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