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Volare Série 4 – Fly 6 (152cv)

| Tipo: | Micro |
| Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
| Fabricação: | 2019-22/23 |
| Identificador: | MMV: MARCOPOLO/VOLARE CINCO Tipo do Produto: Fly 6 |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
| Fonte dos dados: | Publicação da Volare (Junho/2019) e Manual do Proprietário (Abril/2019) |
Motor
| Modelo: | Cummins ISF 2.8 L |
| Tipo: | 4 cilindros em linha, Aftercooler |
| Potência máxima: | 152 cv (110 kW) @ 2900 rpm |
| Torque máximo: | 360 Nm (36,7 mkgf) @ de 1500 a 2900 rpm |
| NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 2.800 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 94 |
| Curso do pistão (mm): | 100 |
| Relação de compressão: | 16,5:1 |
| Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Em papel, com reforço metálico |
| Bomba injetora | |
| Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
| Modelo: | WLY 6TS40 |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 6,143:1 2ª – 3,361:1 3ª – 2,105:1 4ª – 1,341:1 5ª – 1,000:1 6ª – 0,786:1 Ré – 5,571:1 |
Embreagem
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Acionamento: | Hidráulico |
| Diâmetro do disco: | 300 mm |
Direção
| Modelo: | ZF Servocom 8090 |
| Tipo: | Hidráulica |
| Círculo de viragem: | Guia a guia: 17,7 m Parede a parede: 18,3 m |
| Relação de redução: | 16,6 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 110 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 70 Ah |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | Dana 2,4T |
| Tipo: | Viga tipo “I” |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Dana 4,0T |
| Tipo: | Totalmente flutuante |
| Redução: | 4,11:1 |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Interligada por mola parabólica |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Molas parabólicas semielípticas de duplo estágio e batente de Cellasto |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 5 ½ x 16 |
| Pneumáticos: | 205 / 75 R 16 |
| Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
| Tipo: | Escada |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Disco na dianteira e tambor na traseira, assistido eletronicamente (ABS/EBD), com acionamento hidráulico servo assistido |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Alavanca com acionamento mecânico por cabo e atuação nas rodas traseiras |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 1030 |
| Eixo traseiro: | 710 |
| Total: | 1740 |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 6300 6000 |
| Peso bruto total combinado (PBTC): | 6000 |
| Peso bruto total combinado (PBTC): | 6300 6000 |
| Pesos | |
| Eixo dianteiro: | 2300 2000 |
| Eixo traseiro: | 4000 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 100 |
| Reservatório de ureia (Arla32): | 16 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 5,5 (SAE 15W40 API CH-4) |
| Caixa de mudanças: | 4,0 (SAE 80W90 API GL 4) |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,5 (SAE 85W140 API GL5 EP) |
| Direção hidráulica: | 1,7 (ATF Tipo A) |
| Acionamento da embreagem: | 14,5 (sem calefação) |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 4610 |
| (C) Balanço dianteiro: | 900 |
| (D) Balanço traseiro: | 850 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1647 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1580 |
| (G) Largura no eixo dianteiro: | 1916 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2042 |
| (K) Vão livre dianteiro: | 195 |
| (L) Vão livre traseiro: | 180 |
| Carroceria | |
| (B) Comprimento total: | 7920 6360 |
| (N) Largura externa: | 2075 |
| (O) Altura externa: | 2950 (Com ar-condicionado de teto) 2735 (Sem ar-condicionado de teto) |
| (P) Altura interna: | 1785 1910 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,11:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 131 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 41,5 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 25 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 24,12 15,2 |
Nível de Opacidade
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 2700 |
| RPM corte: | 3200 |
| RPM corte máx: | 3600 |
| RPM M L min: | 700 |
| RPM M L: | 750 |
| RPM M L máx: | 800 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes até 350m: | 0,55 |
| Altitudes acima de 350m: | 1,09 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
80,4 |
Área do Motorista
| Tacógrafo | |
| Modelo: | BVDR-3215 |
| Tipo: | Digital |
