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Volare Série 4 – New Attack 8 4×4 Rural (157cv) – Euro 6

Volare Série 4 - New Attack 8 4x4 Rural (157cv) - Euro 6
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural
Fabricação: 2023-p.
Identificador: MMV: MARCOPOLO/VOLARE V8L 4X4
Tipo do Produto: New Attack 8 4×4
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 6 / Proconve P-8
Fonte dos dados: Publicação da Volare (Janeiro/2023); Manual do Proprietário Fly – Attack – Access – 1ª edição (Março/2023)

Versão STANDARD

A robustez e a versatilidade fazem do modelo Attack 8 Standard a escolha certa para transportar passageiros nos terrenos mais severos. São muitas vantagens:

  • Configurações personalizáveis;
  • Estruturas que garantem alta resistência e baixo custo de manutenção;
  • Ideal para áreas de turismo de aventura, escolas, obras e infraestrutura, entre outras;
  • Com tração 4X4, feita para trafegar em trajetos fora de estrada;
  • Carroceria com saia lateral mais alta;
  • Veículo adaptado com passa-balsa traseiro; Disponibilidade de opcionais, como retarder original (disponível somente para entre-eixo de 3.750 mm) e preparação para etilômetro.

Versão MINERADORA

Robusto e eficiente, o Attack 8 4×4 Mineradora apresenta uma estrutura de carroceria ainda mais reforçada do que a do Attack 8 4×4 Standard. Entenda abaixo porque o modelo é a melhor escolha para quem atua no segmento de mineração aberta e/ou fechada:

  • Apresenta isolamento térmico e proteção de estrutura diferenciada para esta aplicação;
  • As baterias e porta-estepe são elevados e protegidos;
  • Conta com para-choques reforçados e tomada de ar do motor elevada “tipo Snorkel”;
  • Possui estrutura reforçada como padrão, e como opcional a disponibilidade de R-66;
  • Chassi conta com proteção extra;
  • Opcional de ar-condicionado de teto, que garante melhor distribuição de ar e conforto térmico aos passageiros;
  • Disponibilidade de opcionais, como retarder original e preparação para etilômetro.

Motor
Modelo: Cummins F 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 157 cv (116 kW) @ 2500 rpm
Torque máximo: 550 Nm @ de 1100 a 1900 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.760 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 105
Curso do pistão (mm): 115
Relação de compressão: 17,2:1
Sistema de alimentação: Sobrealimentado por turbo de dois estágios
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton ESBO-6106 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,195:1
2ª – 3,391:1
3ª – 2,079:1
4ª – 1,333:1
5ª – 1,000:1
6ª – 0,775:1
Ré – 5,690:1
Opcional 1
Modelo: Allison LCT 2100
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,10:1
2ª – 1,81:1
3ª – 1,41:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,71:1
Ré – 4,49:1
Conversor de torque: 1,73:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Servo assistido
Diâmetro do disco: 362 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8095
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: 15,7 a 18,5:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 150 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah
Opcional: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana 267 (70) – eixo de tração
Tipo: Totalmente flutuante
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana M286 (com bloqueio)
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 4,10:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Interligado por mola semi-elíptica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Interligado por mola semi-elíptica de duplo estágio
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo
Pressão dos pneus: 100 Psi

Quadro do Chassis
Tipo: Escada

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor, assistido eletronicamente. “S CAM’’ pneumático. Regulador automatico de lonas de freio.
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletrônico com válvula ETV
Retarder
Tipo: Eletromagnético, no cardan (quando equipado)
Freio Adicional
Tipo: EBD, ATC/ASR
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 8700
Capacidade máxima de tração (CMT): 8700
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 5500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 110
150
80 (EE=3350)
Reservatório de ureia (Arla32): 25
Óleo no cárter, máx./min.: 11,0 (com filtro)
Caixa de mudanças: 5,3 (Manual)
14,0 (Automática)
Carcaça do diferencial: 3,2 (dianteiro)
4,0 (traseiro)
Direção hidráulica: 1,7
Sistema de arrefecimento: 16
Caixa de Transferência: 1,9

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: Standard: 3350 / 3750
Mineradora: 3750
Carroceria
(B) Comprimento total: Standard: 6785 / 7420
Mineradora: 7420
(N) Largura externa: 2200
(O) Altura externa: 3192 (Com ar-condicionado de teto)
2995 (Sem ar-condicionado de teto)
(P) Altura interna: 1900
Largura interna: 2130

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Pneus: 215 / 75 R 17.5 – Uso misto
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 115
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 36,8
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 25,4
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 18,0
Ensaio 2 (Opcional)
Pneus: 215 / 75 R 17.5 – Uso misto / Reduzido
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 73
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 50
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 42
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 18,0

Capacidade
  • Standard: até 21 passageiros + auxiliar + motorista
  • Mineradora: até 20 passageiros + motorista

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: VDO – BVDR
Tipo: Digital
Modelo: MTCO-1390
Tipo: Eletrônico
Caixa de Transferência
#1
Marca e modelo (acionamento por cabo): Agrale (Alavanca com cabo de trambulação)
Terminal (Flanges para Yoke): Série 1480
Relações de redução: Normal 4×2: 01:01
Normal 4×4: 01:01
Reduzida 4×4: 1,57:1

Função desabilitada

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