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Volare Série 4 – New Attack 9 (175cv) – Euro 6

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural |
Fabricação: | 2023-p. |
Identificador: | MMV: MARCOPOLO/VOLARE V9L Tipo do Produto: New Attack 9 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
Fonte dos dados: | Publicação da Volare (Janeiro/2023); Manual do Proprietário Fly – Attack – Access – 1ª edição (Março/2023) |
Motor
Modelo: | Cummins F 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 175 cv (129 kW) @ 2500 rpm |
Torque máximo: | 600 Nm @ de 1100 a 1800 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.760 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 105 |
Curso do pistão (mm): | 115 |
Relação de compressão: | 17,2:1 |
Sistema de alimentação: | Sobrealimentado por turbo de dois estágios |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton ESBO-6106 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,195:1 2ª – 3,391:1 3ª – 2,079:1 4ª – 1,333:1 5ª – 1,000:1 6ª – 0,775:1 Ré – 5,690:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Allison LCT 2100 |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,10:1 2ª – 1,81:1 3ª – 1,41:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,71:1 Ré – 4,49:1 |
Conversor de torque: | 1,73:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Servo assistido |
Diâmetro do disco: | 362 mm |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8090 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | 16,6 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 150 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Dana 3,2T |
Tipo: | Viga tipo “I” |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 13-113 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 4,30:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Interligada por mola parabólica |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Interligada por mola semielíptica de duplo estágio |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Pressão dos pneus: | 100 Psi |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Tambor, assistido eletronicamente. “S CAM’’ pneumático. Regulador automatico de lonas de freio. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletrônico com válvula ETV |
Retarder | |
Tipo: | Eletromagnético, no cardan (quando equipado) |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD, ATC/ASR |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 9200 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 9200 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3200 |
Eixo traseiro: | 6000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 25 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 11,0 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 5,3 (Manual) 14,0 (Automática) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 9,0 |
Direção hidráulica: | 1,7 |
Sistema de arrefecimento: | 16 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 4800 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | máx 9470 |
(N) Largura externa: | 2320 |
(O) Altura externa: | 3125 (Com ar-condicionado de teto) 2925 (Sem ar-condicionado de teto) |
(P) Altura interna: | 1900 |
Largura interna: | 2250 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,30:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 44 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 29,8 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 19,02 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 41,5 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 28,3 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 19,02 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 101 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 47,4 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 31,8 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 19,02 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,78:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 96 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 50,4 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 33,5 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 19,02 |
Ensaio 5 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 85 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 59,1 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 38,3 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 19,02 |
Área do Motorista
Tacógrafo | |
Modelo: | VDO – BVDR |
Tipo: | Digital |