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Volare Série 4 – VV8L 4×4 – ORE 1 (175cv) – Euro 6
Tipo: | Micro |
Segmento: | Escolar |
Fabricação: | 2023-p. |
Identificador: | MMV: MARCOPOLO/VOLARE V8L 4X4 Tipo do Produto: V8L – ORE 1 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
Fonte dos dados: | Manual Proprietário Volare VV8L 4×4 ORE 1-FNDE Fase 12-chassi MAN-Euro6 – 1ª edição (Agosto/2023) |
Motor
Modelo: | Cummins F 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 175 cv (129 kW) @ 2500 rpm |
Torque máximo: | 600 Nm @ de 1100 a 1800 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.800 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 102 |
Curso do pistão (mm): | 115 |
Relação de compressão: | 17:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Sistema de alimentação: | Sem preparação para PTO |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton ESBO-6206 A (para versão urbana 10145/10,7 ton) |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,19:1 2ª – 3,39:1 3ª – 2,08:1 4ª – 1,33:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 Ré – 5,69:1 |
Embreagem
Modelo: | Valeo |
Tipo: | Monodisco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Hidráulico, Pull type |
Diâmetro do disco: | 362 mm |
Direção
Modelo: | Bosch 8014 Plus |
Tipo: | Hidráulica integral com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 16,6 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Dana M267 – eixo de tração |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana 284HD com no spin |
Tipo: | Eixo rígido |
Redução: | 4,10:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas Semi‑elípticas de ação progressiva |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Chassi modular com longarinas simples, com drop e de perfil “U” constante na plataforma de carga |
Módulo seccional: | 101 cm³ |
Material empregado: | LNE 500 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras com acionamento por “S” came. Circuito duplo, independente. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Freio borboleta. Eletropneumático, tecla no painel, comando no acelerador, pedal de embreagem e pedal de freio |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD, HSA, ATC |
ABS 4S/4M | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Área de frenagem | |
Total: | 2.806 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 3085 |
Eixo traseiro: | 3290 |
Total: | 6375 |
Carga máxima por eixo | |
Eixo dianteiro: | 3200 |
Eixo traseiro: | 5500 |
Total: | 8700 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 8700 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 8700 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 23 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 11,85 (com filtro) 11 (sem filtro) |
Caixa de mudanças: | 5,2 |
Carcaça do diferencial: | 3,5 (dianteiro) 7,5 (traseiro) |
Direção hidráulica: | 2,0 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |
Caixa de Transferência: | 6,4 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3900 |
(C) Balanço dianteiro: | 1225 |
(D) Balanço traseiro: | 1725 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1785 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1689 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2033 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2177 |
(I) Ângulo de entrada: | 28° |
(J) Ângulo de saída: | 26° (vazio) 23° (carregado) |
(K) Vão livre dianteiro: | 201 |
(L) Vão livre traseiro: | 189 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 6850 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 108 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 48 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 39 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 – Reduzida |
Velocidade máxima (km/h): | 57 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 96 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 79 |
Caixa de Transferência
#1 | |
Marca e modelo (acionamento por cabo): | Marmon Herrington MVG 750 |
Relações de redução: | Normal 1,00 Reduzida 2,00:1 |