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Volare Série 4 – VV8L 4×4 – ORE 1 (175cv) – Euro 6

Volare Série 4 - VV8L 4x4 - ORE 1 (175cv) - Euro 6
Tipo: Micro
Segmento: Escolar
Fabricação: 2023-p.
Identificador: MMV: MARCOPOLO/VOLARE V8L 4X4
Tipo do Produto: V8L – ORE 1
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 6 / Proconve P-8
Fonte dos dados: Manual Proprietário Volare VV8L 4×4 ORE 1-FNDE Fase 12-chassi MAN-Euro6 – 1ª edição (Agosto/2023)

Motor
Modelo: Cummins F 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 175 cv (129 kW) @ 2500 rpm
Torque máximo: 600 Nm @ de 1100 a 1800 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.800 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 102
Curso do pistão (mm): 115
Relação de compressão: 17:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Sistema de alimentação: Sem preparação para PTO
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton ESBO-6206 A (para versão urbana 10145/10,7 ton)
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,19:1
2ª – 3,39:1
3ª – 2,08:1
4ª – 1,33:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
Ré – 5,69:1

Embreagem
Modelo: Valeo
Tipo: Monodisco, revestimento orgânico
Acionamento: Hidráulico, Pull type
Diâmetro do disco: 362 mm

Direção
Modelo: Bosch 8014 Plus
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 16,6 a 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana M267 – eixo de tração
Tipo: Totalmente flutuante
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 284HD com no spin
Tipo: Eixo rígido
Redução: 4,10:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas Semi‑elípticas de ação progressiva
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Chassi modular com longarinas simples, com drop e de perfil “U” constante na plataforma de carga
Módulo seccional: 101 cm³
Material empregado: LNE 500

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras com acionamento por “S” came. Circuito duplo, independente.
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Freio borboleta. Eletropneumático, tecla no painel, comando no acelerador, pedal de embreagem e pedal de freio
Freio Adicional
Tipo: EBD, HSA, ATC
ABS 4S/4M
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Área de frenagem
Total: 2.806 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 3085
Eixo traseiro: 3290
Total: 6375
Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 5500
Total: 8700
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 8700
Capacidade máxima de tração (CMT): 8700

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 23
Óleo no cárter, máx./min.: 11,85 (com filtro)
11 (sem filtro)
Caixa de mudanças: 5,2
Carcaça do diferencial: 3,5 (dianteiro)
7,5 (traseiro)
Direção hidráulica: 2,0
Sistema de arrefecimento: 14
Caixa de Transferência: 6,4

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3900
(C) Balanço dianteiro: 1225
(D) Balanço traseiro: 1725
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1785
(F) Bitola – eixo traseiro: 1689
(G) Largura no eixo dianteiro: 2033
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2177
(I) Ângulo de entrada: 28°
(J) Ângulo de saída: 26° (vazio)
23° (carregado)
(K) Vão livre dianteiro: 201
(L) Vão livre traseiro: 189
Carroceria
(B) Comprimento total: 6850

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 108
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 48
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 39
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1 – Reduzida
Velocidade máxima (km/h): 57
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 96
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 79
Caixa de Transferência
#1
Marca e modelo (acionamento por cabo): Marmon Herrington MVG 750
Relações de redução: Normal 1,00
Reduzida 2,00:1

Função desabilitada

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