ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 10.160 OD

Volkswagen 10.160 OD
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2020-22/23
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Janeiro/2020 e Dezembro/2021)

Motor
Modelo: Cummins ISF 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 600 Nm (61 mkgf) @ 1300 a 1700 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 3.800 cm³
Compressor de ar: Knorr 225
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF S5-420
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,72:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1

Embreagem
Modelo: Valeo
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 330 mm

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 7K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 15-124
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Redução: 4,30:1
Reduções opcionais: 4,56:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas de ação progressiva
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas de ação progressiva com molas auxiliares parabólicas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.75 x 17.5 (aço)
Pneumáticos: 235 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, filtro coalescente
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras
Freio-Motor
Tipo: Válvula borboleta no tubo do escapamento
Freio Adicional
Tipo: EBD
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: EE=4300: 1835
EE=4500: 1890
EE=4800: 1740
EE=5000: 1745
Eixo traseiro: EE=4300: 1158
EE=4500: 1103
EE=4800: 1253
EE=5000: 1248
Total: 2993
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 10000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 10000
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 6800

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 23
Óleo no cárter, máx./min.: 13,0 (com filtro)
Caixa de mudanças: 3,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 6,8
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 21

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4300
4500
4800
5000
(B) Comprimento total: 7444
(C) Balanço dianteiro: 1094
(D) Balanço traseiro: 2050
1850
1550
1350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1894
(F) Bitola – eixo traseiro: 1670
(G) Largura no eixo dianteiro: 2145
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2159
(I) Ângulo de entrada: 19°
(J) Ângulo de saída: 13°

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1
Velocidade máxima (km/h): 115
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 43
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 31
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 109
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 42
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 31

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2747
RPM corte: 2847
RPM corte máx: 2947
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,7
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu