Página Inicial > Dados de chassis > VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus (Volksbus) > Volkswagen 10.160 ODR
Volkswagen 10.160 ODR
Tipo: | Micro |
Segmento: | Rural e Escolar |
Fabricação: | 2020-22/23 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Junho/2021) |
Motor
Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 600 Nm (61 mkgf) @ 1300 a 1700 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 3.800 cm³ |
Compressor de ar: | Knorr 225 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF S5-420 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 ré – 5,24:1 |
Embreagem
Modelo: | Valeo |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Push type |
Diâmetro do disco: | 330 mm |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 7K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 15-124 Diff Lock / No Spin |
Tipo: | Eixo tubular com carcaça fundida |
Redução: | 4,56:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas trapezoidais semielípticas de ação progressiva. Suspensão elevada. |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas trapezoidais semielípticas de ação progressiva. Suspensão elevada. |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.75 x 17.5 (aço) |
Pneumáticos: | 235 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, filtro coalescente |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Válvula borboleta no tubo do escapamento |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1740 |
Eixo traseiro: | 1233 |
Total: | 2973 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 10000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Total: | 10000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3200 |
Eixo traseiro: | 6800 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 23 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 13,0 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 3,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,0 |
Direção hidráulica: | 2,5 |
Sistema de arrefecimento: | 21 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 4800 |
(B) Comprimento total: | 7076 |
(C) Balanço dianteiro: | 1079 |
(D) Balanço traseiro: | 1197 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2159 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2223 |
(I) Ângulo de entrada: | 25,6° |
(J) Ângulo de saída: | 26,2° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 109 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 42 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 31 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2747 |
RPM corte: | 2847 |
RPM corte máx: | 2947 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,7 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |