ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano
- Fabricação: De 2004 até 2008
- Baumúster: 682
- Nível de emissões de gases: Euro 3 / Conama P-5
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Janeiro/2006)
- Modelo: MWM 4.12 TCE – Turbo e Intercooler
- Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha / 4745
- Relação de compressão: 16,8:1
- Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 180 (132,4) @ 2200
- Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 61,0 (600) @ 1600 a 1900
- Sequencia de injeção: 1-3-4-2
- Sistema de injeção: Common Rail
- Norma de emissões: Conama Fase V
- Caixa de mudanças: EATON FSO-6406-A
- Nº de marchas: 6 marchas à frente (sincronizadas), 1 à ré
- Sistema de tração: 4×2
-
Relação de transmissão:
1ª – 7,05:1
2ª – 4,13:1
3ª – 2,52:1
4ª – 1,60:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,75:1
- Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Modelo: Luk
- Diâmetro do disco (mm): 365
- Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
- Modelo: ZF 8097
- Tensão nominal: 24 V
- Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
- Alternador: 80 A – 28 V
Eixo Dianteiro
- Tipo: Viga "I" em aço forjado
- Modelo: Meritor FF-844 ou Sifco 13K
Eixo Traseiro
- Tipo: Eixo rígido em aço estampado
- Modelo: Meritor RS 23-155
- Relação de redução – simples: 5,86:1
- Suspensão dianteira: Eixo rígido, molas semi-elípticas, amortecedores telescópios / barra estabilizadora de série
- Suspensão traseira: Eixo rígido motriz, molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e, no 3° estágio, molas de borracha, barra estabilizadora de série
- Aros das rodas: 7,5'' x 22,5''
- Pneus: 275/80R22,5
- Tipo: Escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
- Material: LNE 38
Freio de serviço
- Sistema: Ar, "S" came, tambor com acionamento por "S" came (dianteiro e traseiro)
- Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar
- Área efetiva de frenagem (cm²): 5445
Freio de estacionamento
- Tipo: Câmara de mola acumuladora
- Atuação: rodas traseiras
- Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
- Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Peso a vazio
- Eixo dianteiro: 3030
- Eixo traseiro: 1840
- Total: 4870
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 5000
- Traseiro: 10000
- Total admissível: 15000
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 15000
- Tanque de combustível (plástico): 275
- Cárter: máx: 8,0 – min: 6,0 (sem filtro de óleo)
- Caixa de mudanças: 8,5
- Eixo traseiro: 18,0 (dupla)
- Direção: 3,7
- Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 25,0 – C/ Aquecimento: 25,8
- (A) Distância entre-eixos: 5180
- (B) Comprimento total: 10640
- (C) Balanço dianteiro: 2130
- (D) Balanço traseiro: 3330
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
- (F) Bitola – eixo traseiro: 2455
- (I) Ângulo de entrada: 11°
- (J) Ângulo de saída: 10°
- (K) Vão livre dianteiro: 244
- (L) Vão livre traseiro: 240
- Relação de redução do eixo traseiro: 5,86:1
- Velocidade máxima (km/h): 98
- Capacidade de rampa (%): 31
- Partida em rampa (%): 23
- Relação PBT / potência (kg/cv): 83,3
Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.