ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 15.180 EOD

Volkswagen 15.180 EOD
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2004-2008
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Janeiro/2006)

Motor
Modelo: MWM 4.12 TCE
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 180 cv (132,4 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 600 Nm (61,0 mkgf) @ 1600 a 1900 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.745 cm³
Relação de compressão: 16,8:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-6406 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,05:1
2ª – 4,13:1
3ª – 2,52:1
4ª – 1,60:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,75:1

Embreagem
Modelo: Luk
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Diâmetro do disco: 365 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor FF-844
Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor RS 23-155
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 5,86:1 (simples)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas e, no 3° estágio, molas de borracha
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor com acionamento por “S CAME” (dianteiro e traseiro) com circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Área de frenagem
Total: 5.445 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 3030
Eixo traseiro: 1840
Total: 4870
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 15000
Pesos
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 8,0 (com filtro)
6,0 (sem filtro)
Caixa de mudanças: 8,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 18,0
Direção hidráulica: 3,7
Sistema de arrefecimento: 25,0 (sem aquecimento)
25,8 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5180
(B) Comprimento total: 10640
(C) Balanço dianteiro: 2130
(D) Balanço traseiro: 3330
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
(F) Bitola – eixo traseiro: 2455
(I) Ângulo de entrada: 11°
(J) Ângulo de saída: 10°
(K) Vão livre dianteiro: 244
(L) Vão livre traseiro: 240

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 98
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 31
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 23

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,94
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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