ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 15-180 EOD

  • Uso: Ônibus urbano
  • Fabricação: De 2004 até 2008
  • Baumúster: 682
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Conama P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Janeiro/2006)

  • Modelo: MWM 4.12 TCE – Turbo e Intercooler
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³)4 em linha / 4745
  • Relação de compressão16,8:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 180 (132,4) @ 2200
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585)61,0 (600) @ 1600 a 1900
  • Sequencia de injeção1-3-4-2
  • Sistema de injeçãoCommon Rail
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: EATON FSO-6406-A
  • Nº de marchas: 6 marchas à frente (sincronizadas), 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão:
    1ª – 7,05:1
    2ª – 4,13:1
    3ª – 2,52:1
    4ª – 1,60:1
    5ª – 1,00:1
    6ª – 0,78:1
    ré – 6,75:1

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: Luk
  • Diâmetro do disco (mm): 365

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8097

  • Tensão nominal: 24 V
  • Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
  • Alternador: 80 A – 28 V

 Eixo Dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor FF-844 ou Sifco 13K

 Eixo Traseiro 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: Meritor RS 23-155
  • Relação de redução – simples: 5,86:1

  • Suspensão dianteira: Eixo rígido, molas semi-elípticas, amortecedores telescópios / barra estabilizadora de série
  • Suspensão traseira: Eixo rígido motriz, molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e, no 3° estágio, molas de borracha, barra estabilizadora de série

 

  • Aros das rodas: 7,5'' x 22,5''
  • Pneus: 275/80R22,5

  • Tipo: Escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38

 Freio de serviço 

  • Sistema: Ar, "S" came, tambor com acionamento por "S" came (dianteiro e traseiro)
  • Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar
  • Área efetiva de frenagem (cm²): 5445

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de mola acumuladora
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
  • Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

 Peso a vazio 

  • Eixo dianteiro: 3030
  • Eixo traseiro: 1840
  • Total: 4870

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 5000
  • Traseiro: 10000
  • Total admissível: 15000

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 15000

  • Tanque de combustível (plástico): 275
  • Cárter: máx: 8,0 – min: 6,0 (sem filtro de óleo)
  • Caixa de mudanças: 8,5
  • Eixo traseiro: 18,0 (dupla)
  • Direção: 3,7
  • Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 25,0 – C/ Aquecimento: 25,8

  • (A) Distância entre-eixos: 5180
  • (B) Comprimento total: 10640
  • (C) Balanço dianteiro: 2130
  • (D) Balanço traseiro: 3330
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 2455
  • (I) Ângulo de entrada: 11°
  • (J) Ângulo de saída: 10°
  • (K) Vão livre dianteiro: 244
  • (L) Vão livre traseiro: 240

  • Relação de redução do eixo traseiro: 5,86:1
  • Velocidade máxima (km/h): 98
  • Capacidade de rampa (%): 31
  • Partida em rampa (%): 23
  • Relação PBT / potência (kg/cv)83,3

Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.

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