ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 15.190 EOD 4×4

Volkswagen 15.190 EOD 4x4
Tipo: Ônibus
Segmento: Rural e Escolar
Obs.: Alto com eixo reforçado / off-road
Fabricação: 2011-11/12
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Sem data mencionada)

Motor
Modelo: MWM 4.12 TCE
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 185 cv (136 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 680 Nm (69,3 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.740 cm³
Compressor de ar: Knorr LK38
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSB-6206 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1

Embreagem
Modelo: Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Pull type
Diâmetro do disco: 380 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro Motriz
Modelo: Marmon-Herrington MT-11
Tipo: Eixo rígido motriz
Redução: 5,29:1
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-145 com bloqueio de diferencial
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 5,29:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas de dupla fase
Amortecedores: Específica para 4×4
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas de ação progressiva e molas auxiliares parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar, tambor com acionamento por “S CAME”
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula borboleta no tubo do escapamento. Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1423
Eixo traseiro: 1574
Total: 7797
Pesos
Eixo dianteiro: 5500
Eixo traseiro: 10000
Total: 15500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 9,3
Caixa de mudanças: 9,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 25,0

Dimensões (mm)
Dimensões

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (marcha alta 1:1)
Redução do eixo traseiro: 5,29:1
Velocidade máxima (km/h): asfalto: 88
terra: 25
neve: 82
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): asfalto: 33
terra: 23
neve: 32
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): asfalto: 25
terra: 16
neve: 24
Ensaio 2 (marcha baixa 2:1)
Redução do eixo traseiro: 5,29:1
Velocidade máxima (km/h): asfalto: 47
terra: 21
neve: 45
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): asfalto: 66
terra: 57
neve: 65
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): asfalto: 50
terra: 41
neve: 49
Caixa de Transferência
#1
Marca e modelo (acionamento por cabo): Marmon-Herrington MVG 750
Relações de redução: Alta 1:1 / Baixa 2:1

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,43
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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