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Volkswagen 15.190 EOD 4×4

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rural e Escolar |
Obs.: | Alto com eixo reforçado / off-road |
Fabricação: | 2011-11/12 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Sem data mencionada) |
Motor
Modelo: | MWM 4.12 TCE |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler |
Potência máxima: | 185 cv (136 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 680 Nm (69,3 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.740 cm³ |
Compressor de ar: | Knorr LK38 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSB-6206 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,01:1 2ª – 5,27:1 3ª – 3,22:1 4ª – 2,04:1 5ª – 1,36:1 6ª – 1,00:1 ré – 8,63:1 |
Embreagem
Modelo: | Sachs |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Pull type |
Diâmetro do disco: | 380 mm |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8097 |
Tipo: | Hidráulica integral com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro Motriz | |
Modelo: | Marmon-Herrington MT-11 |
Tipo: | Eixo rígido motriz |
Redução: | 5,29:1 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 23-145 com bloqueio de diferencial |
Tipo: | Eixo rígido em aço estampado |
Redução: | 5,29:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas semielípticas de dupla fase |
Amortecedores: | Específica para 4×4 |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semielípticas de ação progressiva e molas auxiliares parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar, tambor com acionamento por “S CAME” |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Válvula borboleta no tubo do escapamento. Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1423 |
Eixo traseiro: | 1574 |
Total: | 7797 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 5500 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,3 |
Caixa de mudanças: | 9,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 25,0 |
Dimensões (mm)

Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (marcha alta 1:1) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,29:1 |
Velocidade máxima (km/h): | asfalto: 88 terra: 25 neve: 82 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | asfalto: 33 terra: 23 neve: 32 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | asfalto: 25 terra: 16 neve: 24 |
Ensaio 2 (marcha baixa 2:1) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,29:1 |
Velocidade máxima (km/h): | asfalto: 47 terra: 21 neve: 45 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | asfalto: 66 terra: 57 neve: 65 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | asfalto: 50 terra: 41 neve: 49 |
Caixa de Transferência
#1 | |
Marca e modelo (acionamento por cabo): | Marmon-Herrington MVG 750 |
Relações de redução: | Alta 1:1 / Baixa 2:1 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2650 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2850 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 1,43 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |