ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano
- Fabricação: De 2006 até 2012
- Baumúster: 882
- Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Fevereiro/2007)
- Modelo: MWM 4.12 TCE / Euro III (Turbo e Intercooler)
- Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha / 4740
- Diâmetro do pistão (mm): 105
- Curso do pistão (mm): 137
- Relação de compressão: 16,9:1
- Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 185 (136) @ 2200
- Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 69,3 (680) @ 1200 a 1600
- Sequência de injeção: 1-3-4-2
- Sistema de injeção: Common Rail
- Compressor de ar: Knorr – LK38
- Norma de emissões: Conama Fase V
- Caixa de mudanças: EATON FSB 5406 A (mecânica)
- Acionamento: Alavanca no assoalho
- Nº de marchas: 6 à frente (sincronizadas), 1 à ré
- Sistema de tração: 4×2
-
Relação de transmissão
1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1
- Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Modelo: Sachs
- Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável, pull type
- Diâmetro do disco (mm): 380
- Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
- Modelo: ZF 8097
- Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1
- Tensão nominal: 24V
- Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
- Alternador: 80A – 28V
Eixo Dianteiro
- Tipo: Viga "I" em aço forjado
- Modelo: Meritor MF-844 ou Sifco 13K
Eixo Traseiro – Modelo Meritor RS 23-155
- Tipo: Eixo rígido em aço estampado
- Relação de redução – simples: 4,56:1 / 4,10:1 (Opcional) / 4,88:1 (Opcional)
Eixo Traseiro – Modelo Meritor RS 23-245
- Tipo: Eixo rígido em aço estampado
- Relação de redução – dupla: 4,10/5,59:1 (Opcional)
- Suspensão dianteira: Eixo rígido, semi-elípticas, amortecedores telescópios de dupla ação, molas de borracha e barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Eixo rígido motriz, molas semi-elípticas com molas auxiliares parabólicas, amortecedores telescópios e, no 3° estágio, molas de borracha, barra estabilizadora
- Aros das rodas: 7,5'' x 22,5''
- Pneus: 275/80R22,5
- Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
- Material: LNE 38
- Módulo seccional (cm³): 219
Freio de serviço
- Sistema: A ar, tambor com acionamento por "S" came
- Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep (Opcional)
- Área efetiva de frenagem (cm²): 4232
Freio de estacionamento
- Tipo: Câmara de molas acumuladoras
- Atuação: rodas traseiras
- Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
- Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Peso a vazio
- Eixo dianteiro: 2680
- Eixo traseiro: 2010
- Total: 4690
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 5500
- Traseiro: 10000
- Total admissível: 15500
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 15000
Peso bruto total combinado (PBTC)
- 22000
- Tanque de combustível (plástico): 275,0
- Cárter: 9,3
- Caixa de mudanças: 9,2
- Eixo traseiro simples / duplo: 21,0 / 19,0
- Direção: 3,5
- Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 25,0 – C/ Aquecimento: 25,8
- (A) Distância entre-eixos: 5180
- (B) Comprimento total: 10630
- (C) Balanço dianteiro: 2130
- (D) Balanço traseiro: 3320
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1835
- (H) Largura máxima: 2435
- (K) Vão livre dianteiro: 244
- (L) Vão livre traseiro: 240
Relação de redução do eixo traseiro: 4,56:1
- Velocidade máxima (km/h): 97
- Capacidade de rampa em PBT (%): 35
- Partida em rampa em PBT (%): 32
- Relação PBT / potência (kg/cv): 81,1
Relação de redução do eixo traseiro: 4,10:1
- Velocidade máxima (km/h): 104
- Capacidade de rampa em PBT (%): 31
- Partida em rampa em PBT (%): 28
- Relação PBT / potência (kg/cv): 81,1
Relação de redução do eixo traseiro: 4,88:1
- Velocidade máxima (km/h): 93
- Capacidade de rampa em PBT (%): 39
- Partida em rampa em PBT (%): 35
- Relação PBT / potência (kg/cv): 81,1
Relação de redução do eixo traseiro: 4,10/5,59:1
- Velocidade máxima (km/h): 104
- Capacidade de rampa em PBT (%): 43
- Partida em rampa em PBT (%): 39
- Relação PBT / potência (kg/cv): 81,1
Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.