ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 15-190 EOD

  • Uso: Ônibus urbano
  • Fabricação: De 2006 até 2012
  • Baumúster: 882
  • Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Fevereiro/2007)

  • Modelo: MWM 4.12 TCE / Euro III (Turbo e Intercooler)
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³)4 em linha / 4740
  • Diâmetro do pistão (mm)105
  • Curso do pistão (mm)137
  • Relação de compressão16,9:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 185 (136) @ 2200
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 69,3 (680) @ 1200 a 1600
  • Sequência de injeção1-3-4-2
  • Sistema de injeçãoCommon Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK38
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: EATON FSB 5406 A (mecânica)
  • Acionamento: Alavanca no assoalho
  • Nº de marchas: 6 à frente (sincronizadas), 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão
    1ª – 9,01:1
    2ª – 5,27:1
    3ª – 3,22:1
    4ª – 2,04:1
    5ª – 1,36:1
    6ª – 1,00:1
    ré – 8,63:1

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: Sachs
  • Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável, pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 380

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8097
  • Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
  • Alternador: 80A – 28V

 Eixo Dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor MF-844 ou Sifco 13K

 Eixo Traseiro – Modelo Meritor RS 23-155 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Relação de redução – simples: 4,56:1 / 4,10:1 (Opcional) / 4,88:1 (Opcional)

 Eixo Traseiro – Modelo Meritor RS 23-245 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Relação de redução – dupla: 4,10/5,59:1 (Opcional)

  • Suspensão dianteira: Eixo rígido, semi-elípticas, amortecedores telescópios de dupla ação, molas de borracha e barra estabilizadora
  • Suspensão traseira: Eixo rígido motriz, molas semi-elípticas com molas auxiliares parabólicas, amortecedores telescópios e, no 3° estágio, molas de borracha, barra estabilizadora

  • Aros das rodas: 7,5'' x 22,5''
  • Pneus: 275/80R22,5

  • Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38
  • Módulo seccional (cm³): 219

 Freio de serviço 

  • Sistema: A ar, tambor com acionamento por "S" came
  • Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep (Opcional)
  • Área efetiva de frenagem (cm²): 4232

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
  • Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

 Peso a vazio 

  • Eixo dianteiro: 2680
  • Eixo traseiro: 2010
  • Total: 4690

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 5500
  • Traseiro: 10000
  • Total admissível: 15500

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 15000

 Peso bruto total combinado (PBTC) 

  • 22000

  • Tanque de combustível (plástico): 275,0
  • Cárter: 9,3
  • Caixa de mudanças: 9,2
  • Eixo traseiro simples / duplo: 21,0 / 19,0
  • Direção: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 25,0 – C/ Aquecimento: 25,8

  • (A) Distância entre-eixos: 5180
  • (B) Comprimento total: 10630
  • (C) Balanço dianteiro: 2130
  • (D) Balanço traseiro: 3320
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1835
  • (H) Largura máxima: 2435
  • (K) Vão livre dianteiro: 244
  • (L) Vão livre traseiro: 240

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,56:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 97
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 35
  • Partida em rampa em PBT (%): 32
  • Relação PBT / potência (kg/cv)81,1

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,10:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 104
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 31
  • Partida em rampa em PBT (%): 28
  • Relação PBT / potência (kg/cv)81,1

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,88:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 93
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 39
  • Partida em rampa em PBT (%): 35
  • Relação PBT / potência (kg/cv)81,1

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,10/5,59:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 104
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 43
  • Partida em rampa em PBT (%): 39
  • Relação PBT / potência (kg/cv)81,1

Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.

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