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Volkswagen 15.190 EOD

Volkswagen 15.190 EOD
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2006-11/12
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Fevereiro/2007)

Motor
Modelo: MWM 4.12 TCE
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 185 cv (136 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 680 Nm (69,3 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.740 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 105
Curso do pistão (mm): 137
Relação de compressão: 16,9:1
Compressor de ar: Knorr LK38
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSB-5406 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1

Embreagem
Modelo: Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável, pull type
Diâmetro do disco: 380 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MF-844
Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor RS 23-155
Meritor RS 23-245
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,56:1 (simples com Meritor RS 23-155)
Reduções opcionais: 4,10:1 (simples com Meritor RS 23-155)
4,10:1 (dupla com Meritor RS 23-245)
4,88:1 (simples com Meritor RS 23-155)
5,59:1 (dupla com Meritor RS 23-245)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas, molas de borracha
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas com molas auxiliares parabólicas e, no 3° estágio, molas de borracha
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 219 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar, tambor com acionamento por “S CAME” com circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep (Opcional)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula borboleta no tubo do escapamento. Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Área de frenagem
Total: 4.232 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2680
Eixo traseiro: 2010
Total: 4690
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 15000
Peso bruto total
Peso bruto total combinado (PBTC): 22000
Pesos
Eixo dianteiro: 5500
Eixo traseiro: 10000
Total: 15500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 9,3
Caixa de mudanças: 9,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0 (simples)
19,0 (duplo)
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 25,0 (sem aquecimento)
25,8 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5180
(B) Comprimento total: 10630
(C) Balanço dianteiro: 2130
(D) Balanço traseiro: 3320
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
(F) Bitola – eixo traseiro: 1835
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2435
(K) Vão livre dianteiro: 244
(L) Vão livre traseiro: 240

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 97
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 32
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 104
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 31
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 28
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 93
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 39
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,59:1
Velocidade máxima (km/h): 104
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 43
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 39

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,43
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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