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Volkswagen 15.190 OD e 15.190 OD V-Tronic

Volkswagen 15.190 OD e 15.190 OD V-Tronic
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Nomenclatura “15.190 OD V-Tronic” diferencia da “15.190 OD” pelo fato de ter câmbio automatizado. A partir de 2017 a nomenclatura deixa de existir e o câmbio automatizado passa a ser um opcional do chassi normal.
Fabricação: 2012-22/23 – 15.190 OD
2015-2017 – 15.190 OD V-Tronic
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Março/2012, Abril/2014, Agosto/2014 e Abril/2021); Instruções de Operação (Outubro/2022)

Motor
Modelo: MAN D08 34 190 – LOF01
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 186 cv (137 kW) @ 2400 rpm
Torque máximo: 700 Nm (71 mkgf) @ 1100 – 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585; SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: EGR
Cilindrada total: 4.600 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 108
Curso do pistão (mm): 125
Relação de compressão: 16,5:1
Compressor de ar: Wabco 238 – Monocilíndrico
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 6S-1010 BO
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1
V-TRONIC
Modelo: ZF 6AS-1010 BO
Acionamento: Automatizada
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1

Embreagem
Modelo: ZF Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 395 mm

Direção
Modelo: Bosch 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Opcional: 2x 12 V / 170 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 13K (Opcional Meritor MFS-13)
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-158
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Redução: 5,86:1
Reduções opcionais: 5,38:1
6,57:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas com molas auxiliares parabólicas e, no 3º estágio, molas de borracha
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5 (aço)
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 219 cm³
Material empregado: LNE 380

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar, filtro coalescente
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake
Freio Adicional
Tipo: EBD
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série a partir de 2014
Área de frenagem
Total: 5.445 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2785
2818 (V-Tronic)
Eixo traseiro: 2375
1945 (V-Tronic)
Total: 5160
4763 (V-Tronic)
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 15000
Pesos
Eixo dianteiro: 5500
Eixo traseiro: 10000
Total: 15500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 16,5 (com filtro)
15,0 (sem filtro)
Caixa de mudanças: 9,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0
18,0
Direção hidráulica: 2,0
Sistema de arrefecimento: 24,0

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5180
4300
(B) Comprimento total: 10765
10540
8825
(C) Balanço dianteiro: 2265
2040
(D) Balanço traseiro: 3320
2260
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
(F) Bitola – eixo traseiro: 1835
(G) Largura no eixo dianteiro: 2404
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2435
(I) Ângulo de entrada: 14,5°
(J) Ângulo de saída: 12,5° (para comprimento total 10765)
(K) Vão livre dianteiro: 244
(L) Vão livre traseiro: 240

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 103
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 30
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 110
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 31
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 28
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,57:1
Velocidade máxima (km/h): 93
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 34

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 600
RPM M L: 700
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,22
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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