ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus urbano especial para o programa Caminho da Escola.
  • Fabricação: A partir de 2013
  • Baumúster: Sem registro
  • Nível de emisões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Fevereiro/2013)
  • Modelo: ORE 2 – Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio

Programa Caminho da Escola

Criado em 2007, o programa Caminho da Escola tem por objetivo renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da z na rural das redes estaduais e municipais.
O programa consiste na aquisição de veículos zero-quilômetro, padronizados para o transporte escolar, a preços reduzidos, e o aumento da transparência nessas aquisições. Existem três maneiras para estados e municípios participarem
do programa:
 • Financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece uma linha de crédito especial;
• Convênio firmado com o FNDE;
• Com recursos próprios, bastando aderir ao Registro de Preços realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE);
Os veículos possuem especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

Volksbus 15.190 ODR – O melhor custo-benefício

Desenvolvido específicicamente para o programa Caminho da Escola, o Volksbus modelo 15.190 ODR é um veículo completo, fornecido exclusivamente pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, com encarroçamento da Marcopolo.
Esse modelo apresenta características especiais, como: equipamentos de acessibilidade, porta larga, vidros temperados verdes, dispositivos passa-balsa, duas lixeiras, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar, bloqueio do diferencial, chassi mais alto e balanço dianteiro e traseiro reduzidos.
O Volksbus 15.190 ODR está equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros, com dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores, gerando maior durabilidade do conjunto), sistema de injeção Common Rail (otimiza o consumo de combustível com menor custo de manutenção) e tecnologia EGR (dispensa o uso de ARLA 32), a fim de oferecer excelente desempenho.

 ORE 2 – Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio 

  • Médio porte, para até 48 alunos sentados.
  • Utiliza chassi com suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo acesso a lugares acidentados.
  • Indicado para o uso em estradas de terra, em condições severas de piso e relevo.
  • Dispositivo de bloqueio do diferencial (facilita a transposição de atoleiros).
  • ORE 2 – Sem elevador. Preço R$ 227.780,00* 48 lugares + Motorista
  • ORE 2 – Com elevador. Preço R$ 237.780,00* 42 lugares + 1 Box para Cadeirante + Motorista

(*): Valores válidos para adesão a ata de registro de preços do pregão Nº50/2012. Preços válidos apenas para o Programa Caminho da Escola.

  • Fabricante / Modelo: MAN D0834 190 Euro 5
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (l)4 / 4,6
  • Potência máx – cv @ rpm: 186 @ 2400
  • Torque máx. Nm @ rpm700 @ 1100 – 1600
  • Sistema de tratamento de gases: EGR (dispensa o uso de ARLA 32)
  • Norma de emissões: Proconve Fase P-7 (Euro 5)

  • Fabricante / Modelo: ZF 6S 1010 BO

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Diâmetro do disco (mm): 395

 Eixo Dianteiro 

  • Fabricante / Modelo: Sifco 13K

 Eixo Traseiro motriz 

  • Fabricante / Modelo: Meritor MS 23-145 / com bloqueio do diferencial

  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, S-came, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 5000
  • Traseiro: 9200

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 14200

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

 Dimensões com carroceria Marcopolo Senior Midi 

  • Distância entre-eixos: 5180
  • Balanço dianteiro: 1475
  • Balanço traseiro: 2495
  • Comprimento total: 9150
  • Largura: 2500
  • Altura: 3055
  • Ângulo de entrada e saída: 28° / 21°

  • Inibidor de saída em segunda marcha – protege e garante maior durabilidade do conjunto.
  • Cockpit de balanços reduzidos – melhor ergonomia para o motorista, facilitando a dirigibilidade e melhorando os ângulos de entrada.
  • Tomada elétrica e tomada de ar – facilita as operações de reboques em situações de emergência.
  • Suspensão jungle bus – altura do veículo elevada, adequada para operações fora-de-estrada.
  • Eixo traseiro com bloqueio do diferencial – facilita a transposição de atoleiros e trajetos de difícil acesso.
  • Pneu misto 22,5 x 7,5'' – adequado para aplicações em terra e asfalto.

Adesão com recursos do BNDES

  1. Aprovar lei autorizativa na Assembleia ou Câmara Legislativa com o valor que o município/ Estado pretende destinar para a compra do(s) veículo(s).
  2. Reunir e atualizar toda a documentação mencionada no Capítulo 4 do Manual de Instruções de Pleitos (MIP), publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
  3. O município deve se cadastrar no SIGARP, na página do FNDE, no endereço www.fnde.gov.br/sigarpweb
  4. Levar a documentação ao agente financeiro (qualquer banco credenciado pelo BNDES).
  5. De posse de toda a documentação, o agente financeiro avalia a capacidade de endividamento do município e faz o pedido de liberação do limite de crédito BNDES.
  6. Com o aval do BNDES, o agente financeiro envia toda a documentação à Secretaria do Tesouro Nacional (pela Resolução do FNDE n° 7 de 2010, os agentes financeiros estão impedidos de mandar documentação incompleta à STN, que devolverá sem analisar o pleito, caso algum documento esteja faltando).
  7. Após conceder a autorização para o financiamento, a STN comunica o município e envia uma carta de crédito ao agente financeiro.
  8. FNDE autoriza a adesão com a anuência da empresa fornecedora.
  9. O município assina contrato de empréstimo com o agente financeiro, que autoriza a empresa fornecedora a faturar, fabricar e entregar o(s) veículo(s).
  10. No ato do recebimento do ônibus, vistoriado pelo Inmetro, o município assina o comprovante da entrega. A empresa fornecedora recebe o pagamento após solicitação do agente financeiro para liberação de recursos do BNDES.

Adesão com recursos próprios

  1. O município/Estado se cadastra no SIGARP, pedindo a adesão à ata de registro de preços do pregão eletrônico do Caminho da Escola via site: www.fnde.gov.br/sigarpweb
  2. FNDE autoriza a adesão com anuência da empresa fornecedora, via site;
  3. O município firma contrato de compra e venda com a empresa.

Para mais informações, entre em contato com:
• Concessionária Volkswagen Caminhões e Ônibus mais próxima de sua região;
• Nossos Consultores Comerciais por região;
• Nos endereços eletrônicos: www.man-la.comwww.fnde.gov.br

Todo o processo de adesão se dará pelo SIGARP

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Passo-a-passo:
• A prefeitura entra no site: www.fnde.gov.br/sigarpweb e solicita acesso;
• Quando a prefeitura receber o login e senha, acessar novamente no site: www.fnde.gov.br/sigarpweb e clicar em “INÍCIO”, “ADESÃO”, “SOLICITAR”, escolher o ônibus e finalizar;
• Aguarda resposta por escrito do FNDE;
• Assina o contrato com a MAN Latin America.

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