ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano especial para o programa Caminhos na Escola (modelo alto / Rally), em seguida substituído pelo projeto "Caminhos da Escola" em encarroçamento especial.
- Fabricação: 2013
- Baumúster: Sem registro
- Nível de emisões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
- Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Junho/2013)
- Fabricante / Modelo: MAN D0834 190
- Nº de Cilindros / Cilindrada (l): 4 / 4,6
- Potência líq. máx – cv (kW) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 186 (137) @ 2400
- Torque líq. máx. Nm (kgf.m) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 700 (71) @ 1100 – 1600
- Sistema de injeção: Common Rail
- Compressor de ar: Wabco 352
- Sistema de tratamento de gases: EGR
- Norma de emissões: Proconve Fase P-7 (Euro 5)
- Fabricante / Modelo: ZF 6S 1010 BO
- Tipo / Acionamento: Mecânica / Cabo
- Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
- Sistema de tração: 4×2
-
Relação de transmissão:
1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1
- Fabricante / Tipo: Sachs / Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Acionamento: Push type
- Diâmetro do disco (mm): 395
- Tensão nominal: 24V
- Bateria: 2 x (12V – 135Ah) / 2x (12V – 170Ah) (Opcional)
- Alternador: 28V – 80A
Eixo Dianteiro
- Fabricante / Modelo: Sifco 13K
- Tipo: Viga "I" aço forjado
Eixo Traseiro motriz
- Fabricante / Modelo: Meritor MS 23-145 – Diff Lock
- Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
- Relação de redução: 6,43:1
- Suspensão dianteira: Jungle Bus – Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação, molas de borracha e barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Jungle Bus – Molas semi-elípticas com molas auxiliares parabólicas; amortecedores telescópios e, no 3º estágio, molas de borracha; barra estabilizadora
- Tipo (Aros das rodas): Aço (7.5'' x 22.5'')
- Pneus: 275/80R22.5 (uso misto)
Freio de serviço
- Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras / ABS (Opcional)
- Características: S-came, duplo, independente, reservatório triplo de ar, filtro coalescente
Freio de estacionamento
- Tipo: Câmara de molas acumuladoras
- Atuação: Rodas traseiras
- Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake – e válvula borboleta no tubo de escapamento
Peso em ordem de marcha (EE5180)
- Eixo dianteiro: 2746
- Eixo traseiro: 1929
- Total: 4675
Peso em ordem de marcha (EE5950)
- Eixo dianteiro: 2800
- Eixo traseiro: 1900
- Total: 4700
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 5000
- Traseiro: 9200 (ODR) / 10000 (ODR Plus)
Peso bruto total (PBT) – técnico
- 15.190 ODR: 14200
- 15.190 ODR Plus: 15000
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 15.190 ODR: 14200
- 15.190 ODR Plus: 15000
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.
- Tanque de combustível em plástico: 150,0
- Cárter com filtro: 16,5
- Caixa de mudanças: 9,2
- Eixo traseiro: 21,0
- Direção: 3,5
- Sistema de arrefecimento: 24,0
- (A) Distância entre-eixos: 5180 / 5950
- (B) Comprimento total: 8915
- (C) Balanço dianteiro: 1435
- (D) Balanço traseiro: 2300 / 1530
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1825
- (H) Largura: 2424
- (I) Ângulo de entrada: 29°
- (J) Ângulo de saída: 32°
Relação de redução do eixo traseiro: 6,43:1 – 15.190 ODR
- Velocidade máxima (km/h): 97
- Capacidade de rampa em PBT (%): 40
- Partida em rampa em PBT (%): 33
Relação de redução do eixo traseiro: 6,43:1 – 15.190 ODR Plus
- Velocidade máxima (km/h): 97
- Capacidade de rampa em PBT (%): 38
- Partida em rampa em PBT (%): 31