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Volkswagen 15.190 ODR e 15.190 ODR Plus
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural |
Obs.: | Alto com eixo reforçado / off-road. Principal diferença entre 15.190 OD e 15.190 OD Plus são botões no painel de instrumentos, a ficha técnica é a mesma. |
Fabricação: | 2014-22/23 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Julho/2021 e Agosto/2021) |
Motor
Modelo: | MAN D08 34 190 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 186 cv (137 kW) @ 2400 rpm |
Torque máximo: | 700 Nm (71 mkgf) @ 1100 – 1600 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | EGR |
Cilindrada total: | 4.600 cm³ |
Compressor de ar: | Wabco 352 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF 6S-1010 BO |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,06:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Eaton FS-5406 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,01:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 5,27:1 3ª – 3,22:1 4ª – 2,04:1 5ª – 1,36:1 6ª – 1,00:1 ré – 8,63:1 |
Embreagem
Modelo: | ZF Sachs |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Push type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 170 Ah 2x 12 V / 100 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 19-145 Meritor MS 23-145 (Diff Lock ou No Spin) |
Tipo: | Eixo rígido com carcaça em aço estampado |
Redução: | 6,43:1 (ZF) |
Reduções opcionais: | 4,88:1 (Eaton) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas trapezoidais semielípticas de ação progressiva e molas de borracha. Suspensão elevada (Jungle Bus). |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas trapezoidais semielípticas de ação progressiva e, no 3º estágio, molas de borracha. Suspensão elevada (Jungle Bus). |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 (aço) |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (uso misto) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar, filtro coalescente |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake (EVB) |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | EE=5180: 2746 EE=5950: 2800 |
Eixo traseiro: | EE=5180: 1929 EE=5950: 1900 |
Total: | EE=5180: 4675 EE=5950: 4700 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Total: | ODR (2013): 14200 ODR Plus: 15000 ODR (2014): 15000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | ODR (2013): 9200 ODR Plus: 10000 ODR (2014): 10000 |
Total: | ODR (2013): 14200 ODR Plus: 15000 ODR (2014): 15000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 210 (Opcional) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 16,5 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 9,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 |
Direção hidráulica: | 2,0 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 24,0 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5180 5950 |
(B) Comprimento total: | 8915 |
(C) Balanço dianteiro: | 1435 |
(D) Balanço traseiro: | 2300 1530 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2100 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1825 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2404 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2424 |
(I) Ângulo de entrada: | 29° |
(J) Ângulo de saída: | 32° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF 6S-1010 BO |
Redução do eixo traseiro: | 6,43:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 97 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 31 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | Eaton FS-5406 A |
Redução do eixo traseiro: | 4,88:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 98 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 31 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2750 |
RPM corte: | 2850 |
RPM corte máx: | 2950 |
RPM M L min: | 600 |
RPM M L: | 700 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,9 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |