ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 15.210 R (Rural) e 15.210 E (Escolar)

Volkswagen 15.210 R (Rural) e 15.210 E (Escolar)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rural e Escolar
Obs.: Alto com eixo reforçado / off-road
Fabricação: 2023-p.
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 6 / Proconve P-8
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Maio/2023)

Motor
Modelo: MAN D08 34
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 205 cv (151 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: 750 Nm @ 1200 – 1800 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 4.600 cm³
Compressor de ar: Wabco 318
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSB-5406 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 395 mm

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah
Opcional: 2x 12 V / 135 Ah
2x 12 V / 170 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MC 23-145 com Diff Lock (Rural)
Meritor MC 19-145 com NoSpin (Escolar)
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Redução: 4,88:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas e de borracha (3° estágio), suspensão elevada
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas, com auxiliares parabólicas e de borracha (3° estágio), suspensão elevada
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5 (aço)
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, circuito duplo, independente. Reservatório de ar e unidade processadora de ar com filtro coalescente.
Freio de Estacionamento
Tipo: Sistema pneumático com molas acumuladoras
Freio-Motor
Tipo: Freio motor de cabeçote
Freio Adicional
Tipo: EBD, ATC, HSA e ESC
ABS 4S e 4M
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2815
Eixo traseiro: 2295
Total: 5110
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 15300
Pesos
Eixo dianteiro: 5500
Eixo traseiro: 10000
Total: 15500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Reservatório de ureia (Arla32): 35
Óleo no cárter, máx./min.: 16,5 (com filtro)
Caixa de mudanças: 9,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 23,0

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento total: 10561
(C) Balanço dianteiro: 1400
(D) Balanço traseiro: 3211
(G) Largura no eixo dianteiro: 2514
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2453
(I) Ângulo de entrada: 23,4°
(J) Ângulo de saída: 12°

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 95
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 41
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 33

Função desabilitada

Menu