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Volkswagen 15.210 R (Rural) e 15.210 E (Escolar)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rural e Escolar |
Obs.: | Alto com eixo reforçado / off-road |
Fabricação: | 2023-p. |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Maio/2023) |
Motor
Modelo: | MAN D08 34 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 205 cv (151 kW) @ 2300 rpm |
Torque máximo: | 750 Nm @ 1200 – 1800 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.600 cm³ |
Compressor de ar: | Wabco 318 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSB-5406 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,01:1 2ª – 5,27:1 3ª – 3,22:1 4ª – 2,04:1 5ª – 1,36:1 6ª – 1,00:1 ré – 8,63:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Push type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 135 Ah 2x 12 V / 170 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MC 23-145 com Diff Lock (Rural) Meritor MC 19-145 com NoSpin (Escolar) |
Tipo: | Eixo rígido com carcaça em aço estampado |
Redução: | 4,88:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas semielípticas e de borracha (3° estágio), suspensão elevada |
Amortecedores: | Hidráulicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semielípticas, com auxiliares parabólicas e de borracha (3° estágio), suspensão elevada |
Amortecedores: | Hidráulicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 (aço) |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, circuito duplo, independente. Reservatório de ar e unidade processadora de ar com filtro coalescente. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Sistema pneumático com molas acumuladoras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Freio motor de cabeçote |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD, ATC, HSA e ESC |
ABS 4S e 4M | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2815 |
Eixo traseiro: | 2295 |
Total: | 5110 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Total: | 15300 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 5500 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 35 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 16,5 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 9,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 |
Direção hidráulica: | 2,5 |
Sistema de arrefecimento: | 23,0 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento total: | 10561 |
(C) Balanço dianteiro: | 1400 |
(D) Balanço traseiro: | 3211 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2514 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2453 |
(I) Ângulo de entrada: | 23,4° |
(J) Ângulo de saída: | 12° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,88:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 95 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 41 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 33 |