ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 15.210 S

Volkswagen 15.210 S
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Chassi 15.210 com suspensão a ar
Fabricação: 2023-p.
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 6 / Proconve P-8
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Março/2023)

Motor
Modelo: MAN D08 34
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 205 cv (151 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: 750 Nm @ 1200 – 1800 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 4.600 cm³
Compressor de ar: Wabco 318
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 6S-1010 BO
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1
Opcional 1
Modelo: ZF 8AP 900B
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 8 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 4,89:1
2ª – 3,123:1
3ª – 2,033:1
4ª – 1,639:1
5ª – 1,254:1
6ª – 1,00:1
7ª – 0,84:1
8ª – 0,639:1
ré – 4,250:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 395 mm

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah
Opcional: 2x 12 V / 135 Ah
2x 12 V / 170 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MC 23-158
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Redução: 5,86:1
Reduções opcionais: 5,38:1
6,57:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5 (aço)
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, circuito duplo, independente. Reservatório de ar e unidade processadora de ar com filtro coalescente.
Freio de Estacionamento
Tipo: Sistema pneumático com molas acumuladoras
Freio-Motor
Tipo: Freio motor de cabeçote
Freio Adicional
Tipo: EBD, ATC e HSA
ABS 4S e 4M
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: EE=4450: 2895
EE=5200: 2955
Eixo traseiro: EE=4450: 2035
EE=5200: 2095
Total: EE=4450: 4930
EE=5200: 5050
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 15500
Pesos
Eixo dianteiro: 5800
Eixo traseiro: 11000
Total: 16800

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Reservatório de ureia (Arla32): 35
Óleo no cárter, máx./min.: 16,5 (com filtro)
Caixa de mudanças: 9,3 (manual)
17,2 (automática)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 22,0
Direção hidráulica: 3,6
Sistema de arrefecimento: 24,0

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4450
5200
(B) Comprimento total: 9292
10042
(C) Balanço dianteiro: 2290
(D) Balanço traseiro: 2552
(G) Largura no eixo dianteiro: 2514
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2438
(I) Ângulo de entrada: 12°
(J) Ângulo de saída: 14°

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF 8AP 900B
Redução do eixo traseiro: 6,57:1
Velocidade máxima (km/h): 105
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 64
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 51
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF 6S-1010 BO
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 100
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 36
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 28
Ensaio 3 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF 6S-1010 BO
Redução do eixo traseiro: 6,57:1
Velocidade máxima (km/h): 91
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 32

Função desabilitada

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