ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 15.230 OT LE

Volkswagen 15.230 OT LE
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Obs.: Piso baixo
Fabricação: 2013-2016
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2014)

Motor
Modelo: MAN D08 34 230
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 225 cv (166 kW) @ 2400 rpm
Torque máximo: 850 Nm (87 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: EGR
Cilindrada total: 4.600 cm³
Compressor de ar: Wabco 352
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 6AS-1010 BO
Acionamento: Automatizada
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1

Embreagem
Modelo: ZF Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 395 mm

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 170 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-158
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Redução: 5,86:1
Reduções opcionais: 6,57:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 4 barras longitudinais, “Panhard”
Amortecedores: 2 hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta”, barra “Panhard”
Amortecedores: 2 hidráulicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5 (aço)
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e filtro coalescente
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake (e válvula borboleta no tubo de escapamento em 2013)
Freio Adicional
Tipo: EBD (Opcional)
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Opcional
Área de frenagem
Total: 5.445 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2030
Eixo traseiro: 3975
Total: 6005
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 15500
Pesos
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 10440
Total: 16940

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20
Óleo no cárter, máx./min.: 16,5
Caixa de mudanças: 9,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0
Direção hidráulica: 4,5
Sistema de arrefecimento: 24,0

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000 (para transporte, módulos ajustáveis de piso baixo)
(B) Comprimento total: 8100
(C) Balanço dianteiro: 2300
(D) Balanço traseiro: 2800
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2113
(F) Bitola – eixo traseiro: 2438
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2513
(I) Ângulo de entrada: 8,5°
(J) Ângulo de saída:

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 104
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,57:1
Velocidade máxima (km/h): 94
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 45
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 39

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 550
RPM M L: 650
RPM M L máx: 750
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,9
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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