ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 16.180 CO

Volkswagen 16.180 CO
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1993-1998
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 0 / Proconve P-2
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Março/1993)

Para poder lançar o chassi de ônibus mais moderno e funcional do mercado, a Volkswagen pensou em uma coisa muito simples: fazer o produto que o cliente queria. Assim, dentro de um processo chamado Engenharia Simultânea, a Volkswagen desenvolveu o Volksbus, unindo sua tecnologia às sugestões dos clientes, dos encarroçadores e fornecedores.

Por isso, o Volksbus foi desenvolvido com uma série de itens que facilitam a vida do cliente. O chassi é de fácil encarroçamento. O banco do motorista tem regulagem de altura e deslocamento lateral, e o motor vem com capô especial, tratamento termoacústico de fábrica, isolando a temperatura e reduzindo o nível de ruído. Com tudo isso, o motorista ganha muito mais conforto, os passageiros segurança e o cliente rentabilidade.

E além de tudo, a Volkswagen também treinou técnicos e mecânicos para prestarem um atendimento contínuo, especializado e eficiente, através de sua Rede Autorizada, que conta com unidade móvel para atendimento nas garagens e oficinas do frotista, garantindo mais rapidez no serviço, não permitindo a parada do veículo por muito tempo. Para o ano de seu lançamento, o Volksbus ainda conta com uma garantia adicional de 12 meses para os principais componentes do trem de força.

Planos especiais de financiamento, consórcio e leasing estão à sua disposição através dos Concessionários Autorizados.
Volksbus. Um coletivo do tamanho da tecnologia Volkswagen.

Motor
Modelo: MWM 6.10 T
Tipo: 6 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 184 cv (135 kW) @ 2500 rpm
Torque máximo: 608 Nm (62 mkgf) @ 1500 rpm
NBR – Medição: NBR 5484
Combustível: Diesel

Transmissão
Modelo: Eaton FS-5106 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1

Embreagem
Modelo: Sachs (até 1996)
Luk (a partir de 1996)
Tipo: Monodisco a seco, com material de atrito cerâmico
Acionamento: Hidráulico autoajustável / servo assistido a ar (Opcional)
Diâmetro do disco: 350 mm (até 1996)
365 mm (a partir de 1996)

Direção
Tipo: Hidráulica integral, progressiva

Eixos
Eixo Dianteiro
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Carcaça estampada
Redução: 5,86:1
Reduções opcionais: 4,88:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas e batentes de borracha com ação pneumática
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas principais e parabólicas auxiliares e batentes de borracha com ação pneumática
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 20
Aros das rodas – opcionais: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 10.00 x 20 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 10.00 R x 20 PR 16
11.00 R x 22.5 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Longarinas retas em aço de alta resistência e flexibilidade
Módulo seccional: 218 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Duplo circuito a ar, tipo “S CAME”
Freio de Estacionamento
Tipo: Por câmaras (2) de mola acumuladora
Freio-Motor
Tipo: Ativamento no painel, acionamento automático
Área de frenagem
Total: 7.904,6 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 3030
3060
Eixo traseiro: 1815
1855
Total: 4845
4915
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10400

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 215 (aço, até 1996)
275 (plástico, a partir de 1996)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5170
5940
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 18,7
20,5

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 82
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35,3
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 21,8
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 11,5
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 98,5
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29,2
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 18,2
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 11,5

Principais Características

MOTOR – Já sai de fábrica com o capô do motor com tratamento termoacústico, que proporciona maior conforto ao motorista e passageiros através dos baixos níveis de ruído e calor.

BANCO DO MOTORISTA – instalado de fábrica. Ergonometricamente posicionado, conta com múltipla regulagem e deslocamento lateral. Conjugado a um painel de instrumentos moderno e de fácil leitura, aumenta o conforto e a segurança ao dirigir.

EIXOS – resistentes e adequados às necessidades de operação no transporte urbano de passageiros.

CHASSI – com duas distâncias entre eixos, oferece maiores opções de encarroçamento, não necessita de alongamentos e possibilita maior facilidade na montagem da carroçaria.

TRANSMISSÃO – caixa de mudanças de 6 marchas sincronizadas, senndo a primeira extra-reduzida, possibilita saídas eficientes nas mais diversas situações de tráfego. Escalonadas adequadamente para atender às exigências no trânsito urbano, proporcionam ainda engates suaves e precisos.

SUSPENSÃO DIANTEIRA – excelente dirigibilidade e segurança no serviço urbano garantida por molas semielípticas, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e batentes de borracha sanfonada de ação pneumática.

SUSPENSÃO TRASEIRA – maior estabilidade em curvas, proporcionada pelo conjunto composto por feixe de molas semielípticas principais e parabólicas auxiliares, amortecedores telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora e 4 batentes de borracha sanfonada de ação pneumática.

FREIOS – composto por 3 circuitos independentes a ar, dotados de cames em “”S””, freio-motor de atuação automática e freio de estacionamento acionado através de molas acumuladoras, que proporcionam segurança e eficiência nos constantes deslocamentos e paradas exigidos no transporte urbano de passageiros.

Sistema de regulagem automático da folga das lonas de freio opcional.

Imagens
Volkswagen 16.180 CO

Função desabilitada

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