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Volkswagen 16.180 CO
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1993-1998 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 0 / Proconve P-2 |
Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Março/1993) |
Para poder lançar o chassi de ônibus mais moderno e funcional do mercado, a Volkswagen pensou em uma coisa muito simples: fazer o produto que o cliente queria. Assim, dentro de um processo chamado Engenharia Simultânea, a Volkswagen desenvolveu o Volksbus, unindo sua tecnologia às sugestões dos clientes, dos encarroçadores e fornecedores.
Por isso, o Volksbus foi desenvolvido com uma série de itens que facilitam a vida do cliente. O chassi é de fácil encarroçamento. O banco do motorista tem regulagem de altura e deslocamento lateral, e o motor vem com capô especial, tratamento termoacústico de fábrica, isolando a temperatura e reduzindo o nível de ruído. Com tudo isso, o motorista ganha muito mais conforto, os passageiros segurança e o cliente rentabilidade.
E além de tudo, a Volkswagen também treinou técnicos e mecânicos para prestarem um atendimento contínuo, especializado e eficiente, através de sua Rede Autorizada, que conta com unidade móvel para atendimento nas garagens e oficinas do frotista, garantindo mais rapidez no serviço, não permitindo a parada do veículo por muito tempo. Para o ano de seu lançamento, o Volksbus ainda conta com uma garantia adicional de 12 meses para os principais componentes do trem de força.
Planos especiais de financiamento, consórcio e leasing estão à sua disposição através dos Concessionários Autorizados.
Volksbus. Um coletivo do tamanho da tecnologia Volkswagen.
Modelo: | MWM 6.10 T |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | 184 cv (135 kW) @ 2500 rpm |
Torque máximo: | 608 Nm (62 mkgf) @ 1500 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 |
Combustível: | Diesel |
Modelo: | Eaton FS-5106 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,01:1 2ª – 5,27:1 3ª – 3,22:1 4ª – 2,04:1 5ª – 1,36:1 6ª – 1,00:1 ré – 8,63:1 |
Modelo: | Sachs (até 1996) Luk (a partir de 1996) |
Tipo: | Monodisco a seco, com material de atrito cerâmico |
Acionamento: | Hidráulico autoajustável / servo assistido a ar (Opcional) |
Diâmetro do disco: | 350 mm (até 1996) 365 mm (a partir de 1996) |
Tipo: | Hidráulica integral, progressiva |
Eixo Dianteiro | |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Tipo: | Carcaça estampada |
Redução: | 5,86:1 |
Reduções opcionais: | 4,88:1 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas e batentes de borracha com ação pneumática |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas principais e parabólicas auxiliares e batentes de borracha com ação pneumática |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 20 |
Aros das rodas – opcionais: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 PR 16 |
Pneumáticos – opcionais: | 10.00 R x 20 PR 16 11.00 R x 22.5 PR 16 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Longarinas retas em aço de alta resistência e flexibilidade |
Módulo seccional: | 218 cm³ |
Material empregado: | LNE 38 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Duplo circuito a ar, tipo “S CAME” |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Por câmaras (2) de mola acumuladora |
Freio-Motor | |
Tipo: | Ativamento no painel, acionamento automático |
Área de frenagem | |
Total: | 7.904,6 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 3030 3060 |
Eixo traseiro: | 1815 1855 |
Total: | 4845 4915 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10400 |
Tanque de combustível: | 215 (aço, até 1996) 275 (plástico, a partir de 1996) |
(A) Distância entre-eixos: | 5170 5940 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 18,7 20,5 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 82 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 35,3 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 21,8 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 11,5 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,88:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 98,5 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29,2 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 18,2 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 11,5 |
MOTOR – Já sai de fábrica com o capô do motor com tratamento termoacústico, que proporciona maior conforto ao motorista e passageiros através dos baixos níveis de ruído e calor.
BANCO DO MOTORISTA – instalado de fábrica. Ergonometricamente posicionado, conta com múltipla regulagem e deslocamento lateral. Conjugado a um painel de instrumentos moderno e de fácil leitura, aumenta o conforto e a segurança ao dirigir.
EIXOS – resistentes e adequados às necessidades de operação no transporte urbano de passageiros.
CHASSI – com duas distâncias entre eixos, oferece maiores opções de encarroçamento, não necessita de alongamentos e possibilita maior facilidade na montagem da carroçaria.
TRANSMISSÃO – caixa de mudanças de 6 marchas sincronizadas, senndo a primeira extra-reduzida, possibilita saídas eficientes nas mais diversas situações de tráfego. Escalonadas adequadamente para atender às exigências no trânsito urbano, proporcionam ainda engates suaves e precisos.
SUSPENSÃO DIANTEIRA – excelente dirigibilidade e segurança no serviço urbano garantida por molas semielípticas, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e batentes de borracha sanfonada de ação pneumática.
SUSPENSÃO TRASEIRA – maior estabilidade em curvas, proporcionada pelo conjunto composto por feixe de molas semielípticas principais e parabólicas auxiliares, amortecedores telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora e 4 batentes de borracha sanfonada de ação pneumática.
FREIOS – composto por 3 circuitos independentes a ar, dotados de cames em “”S””, freio-motor de atuação automática e freio de estacionamento acionado através de molas acumuladoras, que proporcionam segurança e eficiência nos constantes deslocamentos e paradas exigidos no transporte urbano de passageiros.
Sistema de regulagem automático da folga das lonas de freio opcional.