ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 16-180 CO

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 1993 até 1998
  • Baumúster: TAR
  • Nível de emissões de gases: Euro 0 / Proconve P-2
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Março/1993)

Para poder lançar o chassi de ônibus mais moderno e funcional do mercado, a Volkswagen pensou em uma coisa muito simples: fazer o produto que o cliente queria. Assim, dentro de um processo chamado Engenharia Simultânea, a Volkswagen desenvolveu o Volksbus, unindo sua tecnologia às sugestões dos clientes, dos encarroçadores e fornecedores.
Por isso, o Volksbus foi desenvolvido com uma série de itens que facilitam a vida do cliente. O chassi é de fácil encarroçamento. O banco do motorista tem regulagem de altura e deslocamento lateral, e o motor vem com capô especial, tratamento termoacústico de fábrica, isolando a temperatura e reduzindo o nível de ruído. Com tudo isso, o motorista ganha muito mais conforto, os passageiros segurança e o cliente rentabilidade.
E além de tudo, a Volkswagen também treinou técnicos e mecânicos para prestarem um atendimento contínuo, especializado e eficiente, através de sua Rede Autorizada, que conta com unidade móvel para atendimento nas garagens e oficinas do frotista, garantindo mais rapidez no serviço, não permitindo a parada do veículo por muito tempo. Para o ano de seu lançamento, o Volksbus ainda conta com uma garantia adicional de 12 meses para os principais componentes do trem de força.
Planos especiais de financiamento, consórcio e leasing estão à sua disposição através dos Concessionários Autorizados.
Volksbus. Um coletivo do tamanho da tecnologia Volkswagen.

  • Modelo: MWM 6.10 T (turboalimentado)
  • Nº de Cilindros6 em linha
  • Potência máxima – cv/rpm (Kw) NBR 5484: 184/2500 (135,0)
  • Torque máximo mkgf/rpm (Nm) NBR 5484: 62/1500 (608)

  • Caixa de mudanças: EATON FS-5106A
  • Nº de marchas: 6 à frente (sincronizadas), 1 à ré
  • Redução do eixo traseiro: 5,86:1 / 4,88:1 (Opcional)

  • Tipo: Monodisco a seco, com material de atrito cerâmico
  • Acionamento: hidráulico autoajustável / servo assistido a ar (Opcional)
  • Diâmetro do disco (mm): 356

  • Tipo: Hidráulica integral, progressiva

 Eixo Dianteiro 

  • Tipo: Em viga "I", em aço forjado com capacidade para 6 toneladas

 Eixo Traseiro 

  • Tipo: Carcaça estampada com capacidade de carga para 10,4 toneladas

  • Suspensão dianteira: Feixe de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e batentes de borracha com ação pneumática
  • Suspensão traseira: Feixe de molas semi-elípticas principais e parabólicas auxiliares, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e batentes de borracha com ação pneumática

  • Aros das rodas: 7,5'' x 20'' / 7,5'' x 22,5'' (Opcional)
  • Pneus: 10.00 x 20 PR16 / 10.00R x 20 PR16 (Opcional) / 11.00R x 22,5 PR16 (Opcional)

  • Tipo: Longarinas retas em aço de alta resistência e flexibilidade
  • Material: LNE 38
  • Módulo seccional (cm³): 218

 Freio de serviço 

  • Sistema: Duplo circuito a ar, tipo "S" came
  • Área efetiva de frenagem (cm²): 7904,6

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Por câmaras (2) de mola acumuladora

 Freio motor 

  • Tipo: Ativamento no painel, acionamento automático

 Peso a vazio 

  • Eixo dianteiro: 3030 / 3060
  • Eixo traseiro: 1815 / 1855
  • Total: 4845 / 4915

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 6000
  • Traseiro: 10400

 Peso bruto total (PBT) 

  • 16000

  • Capacidade do tanque de combustível: 215

  • (A) Distância entre-eixos: 5170 / 5940
  • (M) Círculo da base de viragem (m): 18,7 / 20,5

  • Redução do eixo traseiro5,86:1 / 4,88:1
  • Velocidade máxima (km/h): 82 / 98,5
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 35,3 / 29,2
  • Partida em rampa em PBT (%): 21,8 / 18,2

Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.

  • MOTOR – ?Já sai de fábrica com o capô do motor com tratamento termoacústico, que proporciona maior conforto ao motorista e passageiros através dos baixos níveis de ruído e calor.
  • BANCO DO MOTORISTA – instalado de fábrica. Ergonometricamente posicionado, conta com múltipla regulagem e deslocamento lateral. Conjugado a um painel de instrumentos moderno e de fácil leitura, aumenta o conforto e a segurança ao dirigir.
  • EIXOS – resistentes e adequados às necessidades de operação no transporte urbano de passageiros.
  • CHASSI – com duas distâncias entre eixos, oferece maiores opções de encarroçamento, não necessita de alongamentos e possibilita maior facilidade na montagem da carroçaria.
  • TRANSMISSÃO – caixa de mudanças de 6 marchas sincronizadas, senndo a primeira extra-reduzida, possibilita saídas eficientes nas mais diversas situações de tráfego. Escalonadas adequadamente para atender às exigências no trânsito urbano, proporcionam ainda engates suaves e precisos.
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA – excelente dirigibilidade e segurança no serviço urbano garantida por molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e batentes de borracha sanfonada de ação pneumática.
  • SUSPENSÃO TRASEIRA – maior estabilidade em curvas, proporcionada pelo conjunto composto por feixe de molas semi-elípticas principais e parabólicas auxiliares, amortecedores telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora e 4 batentes de borracha sanfonada de ação pneumática.
  • FREIOS – composto por 3 circuitos independentes a ar, dotados de cames em "S", freio-motor de atuação automática e freio de estacionamento acionado através de molas acumuladoras, que proporcionam segurança e eficiência nos constantes deslocamentos e paradas exigidos no transporte urbano de passageiros.
    Sistema de regulagem automático da folga das lonas de freio opcional.

Volkswagen 16-180 CO

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