ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: De 1993 até 1998
- Baumúster: TAR
- Nível de emissões de gases: Euro 0 / Proconve P-2
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Março/1993)
Para poder lançar o chassi de ônibus mais moderno e funcional do mercado, a Volkswagen pensou em uma coisa muito simples: fazer o produto que o cliente queria. Assim, dentro de um processo chamado Engenharia Simultânea, a Volkswagen desenvolveu o Volksbus, unindo sua tecnologia às sugestões dos clientes, dos encarroçadores e fornecedores.
Por isso, o Volksbus foi desenvolvido com uma série de itens que facilitam a vida do cliente. O chassi é de fácil encarroçamento. O banco do motorista tem regulagem de altura e deslocamento lateral, e o motor vem com capô especial, tratamento termoacústico de fábrica, isolando a temperatura e reduzindo o nível de ruído. Com tudo isso, o motorista ganha muito mais conforto, os passageiros segurança e o cliente rentabilidade.
E além de tudo, a Volkswagen também treinou técnicos e mecânicos para prestarem um atendimento contínuo, especializado e eficiente, através de sua Rede Autorizada, que conta com unidade móvel para atendimento nas garagens e oficinas do frotista, garantindo mais rapidez no serviço, não permitindo a parada do veículo por muito tempo. Para o ano de seu lançamento, o Volksbus ainda conta com uma garantia adicional de 12 meses para os principais componentes do trem de força.
Planos especiais de financiamento, consórcio e leasing estão à sua disposição através dos Concessionários Autorizados.
Volksbus. Um coletivo do tamanho da tecnologia Volkswagen.
- Modelo: MWM 6.10 T (turboalimentado)
- Nº de Cilindros: 6 em linha
- Potência máxima – cv/rpm (Kw) NBR 5484: 184/2500 (135,0)
- Torque máximo mkgf/rpm (Nm) NBR 5484: 62/1500 (608)
- Caixa de mudanças: EATON FS-5106A
- Nº de marchas: 6 à frente (sincronizadas), 1 à ré
- Redução do eixo traseiro: 5,86:1 / 4,88:1 (Opcional)
- Tipo: Monodisco a seco, com material de atrito cerâmico
- Acionamento: hidráulico autoajustável / servo assistido a ar (Opcional)
- Diâmetro do disco (mm): 356
- Tipo: Hidráulica integral, progressiva
Eixo Dianteiro
- Tipo: Em viga "I", em aço forjado com capacidade para 6 toneladas
Eixo Traseiro
- Tipo: Carcaça estampada com capacidade de carga para 10,4 toneladas
- Suspensão dianteira: Feixe de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e batentes de borracha com ação pneumática
- Suspensão traseira: Feixe de molas semi-elípticas principais e parabólicas auxiliares, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e batentes de borracha com ação pneumática
- Aros das rodas: 7,5'' x 20'' / 7,5'' x 22,5'' (Opcional)
- Pneus: 10.00 x 20 PR16 / 10.00R x 20 PR16 (Opcional) / 11.00R x 22,5 PR16 (Opcional)
- Tipo: Longarinas retas em aço de alta resistência e flexibilidade
- Material: LNE 38
- Módulo seccional (cm³): 218
Freio de serviço
- Sistema: Duplo circuito a ar, tipo "S" came
- Área efetiva de frenagem (cm²): 7904,6
Freio de estacionamento
- Tipo: Por câmaras (2) de mola acumuladora
Freio motor
- Tipo: Ativamento no painel, acionamento automático
Peso a vazio
- Eixo dianteiro: 3030 / 3060
- Eixo traseiro: 1815 / 1855
- Total: 4845 / 4915
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 6000
- Traseiro: 10400
Peso bruto total (PBT)
- 16000
- Capacidade do tanque de combustível: 215
- (A) Distância entre-eixos: 5170 / 5940
- (M) Círculo da base de viragem (m): 18,7 / 20,5
- Redução do eixo traseiro: 5,86:1 / 4,88:1
- Velocidade máxima (km/h): 82 / 98,5
- Capacidade de rampa em PBT (%): 35,3 / 29,2
- Partida em rampa em PBT (%): 21,8 / 18,2
Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.
- MOTOR – ?Já sai de fábrica com o capô do motor com tratamento termoacústico, que proporciona maior conforto ao motorista e passageiros através dos baixos níveis de ruído e calor.
- BANCO DO MOTORISTA – instalado de fábrica. Ergonometricamente posicionado, conta com múltipla regulagem e deslocamento lateral. Conjugado a um painel de instrumentos moderno e de fácil leitura, aumenta o conforto e a segurança ao dirigir.
- EIXOS – resistentes e adequados às necessidades de operação no transporte urbano de passageiros.
- CHASSI – com duas distâncias entre eixos, oferece maiores opções de encarroçamento, não necessita de alongamentos e possibilita maior facilidade na montagem da carroçaria.
- TRANSMISSÃO – caixa de mudanças de 6 marchas sincronizadas, senndo a primeira extra-reduzida, possibilita saídas eficientes nas mais diversas situações de tráfego. Escalonadas adequadamente para atender às exigências no trânsito urbano, proporcionam ainda engates suaves e precisos.
- SUSPENSÃO DIANTEIRA – excelente dirigibilidade e segurança no serviço urbano garantida por molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e batentes de borracha sanfonada de ação pneumática.
- SUSPENSÃO TRASEIRA – maior estabilidade em curvas, proporcionada pelo conjunto composto por feixe de molas semi-elípticas principais e parabólicas auxiliares, amortecedores telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora e 4 batentes de borracha sanfonada de ação pneumática.
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FREIOS – composto por 3 circuitos independentes a ar, dotados de cames em "S", freio-motor de atuação automática e freio de estacionamento acionado através de molas acumuladoras, que proporcionam segurança e eficiência nos constantes deslocamentos e paradas exigidos no transporte urbano de passageiros.
Sistema de regulagem automático da folga das lonas de freio opcional.