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Volkswagen 16.210 CO – Euro 2
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1998-2000 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo) |
Motor
Modelo: | MWM 6.10 TCA |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 206 cv (151,5 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 657 Nm (67 mkgf) @ 1900 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 6.450 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 103 |
Curso do pistão (mm): | 129 |
Relação de compressão: | 16,3:1 |
Consumo específico: | 145 g/cv.h (197 g/g/kW.h) @ 1700 rpm |
Compressor de ar: | Knorr – Monolítico |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagem |
Filtro de óleo – tipo: | Fluxo total |
Sistema de arrefecimento: | Turboalimentado, pós arrefecido do tipo “ar – ar” |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch A |
Tipo: | Em linha |
Sistema de Injeção: | Direta |
Transmissão
Modelo: | Eaton FS-5106 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,01:1 2ª – 5,27:1 3ª – 3,22:1 4ª – 2,04:1 5ª – 1,36:1 6ª – 1,00:1 ré – 8,63:1 |
Embreagem
Modelo: | Sachs / Luk |
Tipo: | Monodisco orgânico |
Acionamento: | Hidráulico, auto-ajustável, com servo-assistência a ar |
Diâmetro do disco: | 365 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica integral |
Círculo de viragem: | 18,7 (EE=5180) 20,5 (EE=5950) |
Relação de redução: | 20,1:1 (centro) a 23,8:1 (extremos) |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW / 24 V |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Rockwell 13K |
Tipo: | Eixo rígido |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Rockwell Braseixos RS 23-155 Rockwell Braseixos RS 23-240 |
Tipo: | Eixo rígido |
Redução: | 5,86:1 (simples) 4,88:1 (duplo) |
Reduções opcionais: | 4,88:1 (simples) 6,65:1 (duplo) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas semielípticas, com molas de borracha |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas, 2° estágio – molas trapezoidais; 3º estágio – molas de borracha |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 x 20 |
Aros das rodas – opcionais: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 PR 16 |
Pneumáticos – opcionais: | 10.00 R x 20 PR 16 (com câmara) 275 / 80 R 22.5 PR 16 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Perfil constante, escada, aparafusado e rebitado |
Módulo seccional: | 218,6 cm³ |
Material empregado: | LNE 38 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar comprimido, “S CAME” |
Diâmetro do tambor: | 15” x 6” (dianteiro) / 15” x 7” (traseiro) |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras (“Spring Brake”). Acionamento por válvula moduladora, por alavanca no painel. Atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, tecla no painel e comando acoplado ao acelerador/pedal da embreagem |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 3030 (EE=5180) 3060 (EE=5950) |
Eixo traseiro: | 1840 (EE=5180) 1880 (EE=5950) |
Total: | 4870 (EE=5180) 4940 (EE=5950) |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 11155 (EE=5180) 11085 (EE=5950) |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10400 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 17,0 (sem filtro) 20,2 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 8,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 (RS-155) 18,0 (RS-240) |
Direção hidráulica: | 3,6 |
Sistema de arrefecimento: | 25,0 (sem aquecimento) 26,2 (com aquecimento) |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5180 5950 |
(B) Comprimento total: | 10540 |
(C) Balanço dianteiro: | 2040 |
(D) Balanço traseiro: | 3320 2550 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2088 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1835 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2455 |
(K) Vão livre dianteiro: | 245 |
(L) Vão livre traseiro: | 240 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 18,7 20,5 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série – redução simples) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,88:1 (simples) |
Velocidade máxima (km/h): | 102 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 32 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 24 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 12,88 |
Ensaio 2 (Série – redução dupla) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 (duplo) |
Velocidade máxima (km/h): | 85 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 39 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 28 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 12,88 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,65:1 (duplo) |
Velocidade máxima (km/h): | 102 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 45 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 32 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 12,88 |
Nível de Opacidade
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,06 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Área do Motorista
- Equipado de fábrica com capô do motor devidamente isolado com material termoacústico.
- Banco do motorista com sistema de múltiplas regulagens e suspensão, proporcionando conforto e facilidade de acesso do motorista.