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Volkswagen 16.210 CO – Euro 2

Volkswagen 16.210 CO - Euro 2
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1998-2000
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo)

Motor
Modelo: MWM 6.10 TCA
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 206 cv (151,5 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 657 Nm (67 mkgf) @ 1900 rpm
NBR – Medição: NBR 5484
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 6.450 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 103
Curso do pistão (mm): 129
Relação de compressão: 16,3:1
Consumo específico: 145 g/cv.h (197 g/g/kW.h) @ 1700 rpm
Compressor de ar: Knorr – Monolítico
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: Engrenagem
Filtro de óleo – tipo: Fluxo total
Sistema de arrefecimento: Turboalimentado, pós arrefecido do tipo “ar – ar”
Bomba injetora
Modelo: Bosch A
Tipo: Em linha
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: Eaton FS-5106 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1

Embreagem
Modelo: Sachs / Luk
Tipo: Monodisco orgânico
Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável, com servo-assistência a ar
Diâmetro do disco: 365 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica integral
Círculo de viragem: 18,7 (EE=5180)
20,5 (EE=5950)
Relação de redução: 20,1:1 (centro) a 23,8:1 (extremos)

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Rockwell 13K
Tipo: Eixo rígido
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Rockwell Braseixos RS 23-155
Rockwell Braseixos RS 23-240
Tipo: Eixo rígido
Redução: 5,86:1 (simples)
4,88:1 (duplo)
Reduções opcionais: 4,88:1 (simples)
6,65:1 (duplo)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas, com molas de borracha
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas, 2° estágio – molas trapezoidais; 3º estágio – molas de borracha
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 20
Aros das rodas – opcionais: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 10.00 x 20 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 10.00 R x 20 PR 16 (com câmara)
275 / 80 R 22.5 PR 16 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Perfil constante, escada, aparafusado e rebitado
Módulo seccional: 218,6 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar comprimido, “S CAME”
Diâmetro do tambor: 15” x 6” (dianteiro) / 15” x 7” (traseiro)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras (“Spring Brake”). Acionamento por válvula moduladora, por alavanca no painel. Atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, tecla no painel e comando acoplado ao acelerador/pedal da embreagem

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 3030 (EE=5180)
3060 (EE=5950)
Eixo traseiro: 1840 (EE=5180)
1880 (EE=5950)
Total: 4870 (EE=5180)
4940 (EE=5950)
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 11155 (EE=5180)
11085 (EE=5950)
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10400

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 17,0 (sem filtro)
20,2 (com filtro)
Caixa de mudanças: 8,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0 (RS-155)
18,0 (RS-240)
Direção hidráulica: 3,6
Sistema de arrefecimento: 25,0 (sem aquecimento)
26,2 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5180
5950
(B) Comprimento total: 10540
(C) Balanço dianteiro: 2040
(D) Balanço traseiro: 3320
2550
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2088
(F) Bitola – eixo traseiro: 1835
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2455
(K) Vão livre dianteiro: 245
(L) Vão livre traseiro: 240
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 18,7
20,5

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série – redução simples)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1 (simples)
Velocidade máxima (km/h): 102
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 32
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 24
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 12,88
Ensaio 2 (Série – redução dupla)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1 (duplo)
Velocidade máxima (km/h): 85
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 39
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 28
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 12,88
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,65:1 (duplo)
Velocidade máxima (km/h): 102
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 45
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 32
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 12,88

Nível de Opacidade
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,06
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Área do Motorista
  • Equipado de fábrica com capô do motor devidamente isolado com material termoacústico.
  • Banco do motorista com sistema de múltiplas regulagens e suspensão, proporcionando conforto e facilidade de acesso do motorista.

Função desabilitada

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