ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: De 1998 até 2000
- Baumúster: 2TJ
- Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo)
- Modelo: MWM 6.10 TCA EURO II
- Nº de Cilindros: 6 verticais, em linha
- Ciclo de funcionamento: 4 tempos
- Diâmetro dos cilindros (mm): 103
- Curso dos êmbolos (mm): 129
- Cilindrada total (cm³): 6450
- Relação de compressão: 16,3:1
- Potência líq. máx – cv / kw / rpm (NBR 5484): 206 / 151,5 / 2600
- Torque líq. máx. – kgfm / Nm / rpm (NBR 5484): 67 / 657 / 1900
- Rotação máxima governada – rpm: 2600
- Rotação de marcha lenta – rpm: 750 a 800
- Sentido de rotação do motor (visto de frente): horário
- Folga das válvulas (motor frio) – admissão/escape (mm): 0,4
- Consumo específico mínimo: 145 g/cv.h (197 g/g/kW.h) @ 1700 rpm
Sistema de alimentação
- Tipo de injeção: direta
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Ponto de injeção estático: 10° APMS
- Combustível: diesel
- Bomba injetora: Bosch A, em linha
Sistema de aspiração
- Tipo: turboalimentado, pós arrefecido do tipo "ar – ar"
- Turbocompressor – Modelo: Garret APL 970-0001
- Turbocompressor – Pressão: 0,96 a 1,06 bar (13,92 a 15,46 psi)
Sistema de arrefecimento
- Tipo: direta
- Válvula termostática – Abertura início / término: 80°C / 90°C
- Válvula termostática – Acionamento de hélice: embreagem viscosa
- Capacidade do sistema (litros) – com aquecedor / sem aquecedor: 26,6 / 25,0
Sistema de lubrificação
- Tipo: circulação forçada
- Bomba de óleo: engrenagem
- Filtro de óleo: fluxo total
- Pressão de óleo (motor quente): 55,5 bar / 2200 rpm
- Caixa de mudanças: EATON FS-5106A
- Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
-
Relações de redução:
1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1 - Árvore de transmissão: Albarus 1610
Diferencial – Redução simples
- Modelo: Rockwell Braseixos RS 23-155
- Relação de redução: 5,86:1 / 4,88:1 (Opcional)
Diferencial – Redução dupla (Opcional)
- Modelo: Rockwell Braseixos RS 23-240
- Relação de redução: 4,88:1 / 6,65:1
- Modelo: Sachs / Luk
- Tipo: monodisco orgânico
- Diâmetro do disco (mm): 365
- Acionamento: hidráulico, auto-ajustável, com servo-assistência a ar
- Tipo: hidráulica integral
- Modelo: ZF 8097
- Relação de redução: 20,1:1 (centro) a 23,8:1 (extremos)
- Nº de giros, de batente a batente: 18,7 (EE = 5180) / 20,5 (EE = 5950)
- Bomba de óleo: ZF 7685
Alternador
- Modelo: Bosch
- Corrente máxima: 75A
- Tensão nominal: 28V
Motor de partida
- Modelo: Bosch
- Potência: 4 kW
- Tensão nominal: 24V
Bateria
- Quantidade: 1
- Tensão nominal: 12V
- Capacidade nominal: 135 Ah
Eixo Dianteiro
- Modelo: Rockwell 13K
- Inclinação do pino mestre – L.D. / L.E.: 6°15' / 5°45'
- Cáster – com carga / sem carga: 1°30' ± 0°30' / 1°30' ± 0°30'
- Câmber (sem carga) – L.D. / L.E.: 0°15' ± 0°30' / 0°45' ± 0°30'
- Convergência: 2,0 ± 0,5 mm (encarroçado)
- Ângulo de giro: 45'± 0°30' (EE = 5180) / 48'± 0°30' (EE = 5950)
Suspensão Dianteira
- Tipo: eixo rígido
- Molas principais: semi-elípticas
- Mola auxiliar: de borracha
- Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: normal de série
Suspensão Traseira
- Tipo: eixo rígido motriz
- Molas principais: feixe de molas semi-elípticas
- Molas auxiliares: 2° estágio – molas trapezoidais; 3º estágio – molas de borracha
- Amortecedores: hidráulicos telescópicos
- Barra estabilizadora: normal de série
- Tipos das rodas: disco estampado
- Aros das rodas: 7,50'' x 20 / 7,50'' x 22,5''
- Dimensões das rodas: 20'' x 7,5'' / 22,5'' x 7,5'' (Opcional)
- Dimensões dos pneus: 10,00 x 20 16 PR
- Dimensões dos pneus – radiais com câmara (Opcional): 10,00R x 20 16 PR
- Dimensões dos pneus – radiais sem câmara (Opcional): 275 / 80 R22,5 16 PR
Compressor de ar
- Tipo: Knorr – Monolítico
Freio de serviço
- Tipo: "S" came
- Atuação: ar comprimido
Freio de estacionamento
- Tipo: câmaras de molas acumuladoras ("Spring Brake")
- Acionamento: válvula moduladora, por alavanca no painel
- Atuação: rodas traseiras
Freio motor
- Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando acoplado ao acelerador/pedal da embreagem
Tambores de freio (dimensões)
- Dianteiros: 15'' x 6''
- Traseiros: 15'' x 7''
- Tipo: perfil constante, escada, aparafusado e rebitado
- Material: LNE-38
- Módulo seccional (cm³): 218,6
- Equipado de fábrica com capô do motor devidamente isolado com material termoacústico.
- Banco do motorista com sistema de múltiplas regulagens e suspensão, proporcionando conforto e facilidade de acesso do motorista.
Peso com entre-eixos de 5180 mm – Peso a vazio sem carroçaria
- Eixo dianteiro: 3030
- Eixo traseiro: 1840
- Total: 4870
- Capacidade de carga + carroçaria: 11155
Peso com entre-eixos de 5950 mm – Peso a vazio sem carroçaria
- Eixo dianteiro: 3060
- Eixo traseiro: 1880
- Total: 4940
- Capacidade de carga + carroçaria: 11085
Peso bruto total (PBT)
- 16000
Peso máximo permitido no eixo dianteiro
- 6000
Peso máximo permitido no eixo dianteiro
- 10400
- Tanque de combustível (plástico): 275
- Cárter – sem filtro / com filtro: 17,0 / 20,2
- Caixa de mudanças: 8,5
- Eixo traseiro – RS-155 / RS-240: 21,0 / 18,0
- Direção: 3,6
- Sistema de arrefecimento – sem aquecimento / com aquecimento: 25,0 / 26,2
- (A) Distância entre-eixos: 5180 / 5950
- (B) Comprimento total: 10540
- (C) Balanço dianteiro: 2040
- (D) Balanço traseiro: 3320 / 2550
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2088
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1835
- (H) Largura máxima: 2455
- (K) Vão livre dianteiro: 245
- (L) Vão livre traseiro: 240
- (M) Círculo de viragem (m): 18,7 / 20,5
Relação de redução do eixo traseiro: 4,88:1
- Velocidade máxima no PBT (km/h): 102
- Capacidade de subida de rampa a torque máximo, em primeira marcha no PBT (%): 32
- Capacidade de partida em rampa no PBT (%): 24
- Relação PBT/potêcia (kg/cv): 77,7
Relação de redução do eixo traseiro: 5,86:1
- Velocidade máxima no PBT (km/h): 85
- Capacidade de subida de rampa a torque máximo, em primeira marcha no PBT (%): 39
- Capacidade de partida em rampa no PBT (%): 28
Relação de redução do eixo traseiro: 4,88:1/6,65:1
- Velocidade máxima no PBT (km/h): 102
- Capacidade de subida de rampa a torque máximo, em primeira marcha no PBT (%): 45
- Capacidade de partida em rampa no PBT (%): 32
Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,06