ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 16.210 CO

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 1998 até 2000
  • Baumúster: 2TJ
  • Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo)

  • Modelo: MWM 6.10 TCA EURO II
  • Nº de Cilindros6 verticais, em linha
  • Ciclo de funcionamento4 tempos
  • Diâmetro dos cilindros (mm)103
  • Curso dos êmbolos (mm)129
  • Cilindrada total (cm³)6450
  • Relação de compressão16,3:1
  • Potência líq. máx – cv / kw / rpm (NBR 5484)206 / 151,5 / 2600
  • Torque líq. máx. – kgfm / Nm / rpm (NBR 5484)67 / 657 / 1900
  • Rotação máxima governada – rpm: 2600
  • Rotação de marcha lenta – rpm: 750 a 800
  • Sentido de rotação do motor (visto de frente): horário
  • Folga das válvulas (motor frio) – admissão/escape (mm): 0,4
  • Consumo específico mínimo145 g/cv.h (197 g/g/kW.h) @ 1700 rpm

 Sistema de alimentação 

  • Tipo de injeçãodireta
  • Sequência de injeção1-5-3-6-2-4
  • Ponto de injeção estático10° APMS
  • Combustível: diesel
  • Bomba injetora: Bosch A, em linha

 Sistema de aspiração 

  • Tipoturboalimentado, pós arrefecido do tipo "ar – ar"
  • Turbocompressor – ModeloGarret APL 970-0001
  • Turbocompressor – Pressão0,96 a 1,06 bar (13,92 a 15,46 psi)

 Sistema de arrefecimento 

  • Tipodireta
  • Válvula termostática – Abertura início / término80°C / 90°C
  • Válvula termostática – Acionamento de héliceembreagem viscosa
  • Capacidade do sistema (litros) – com aquecedor / sem aquecedor: 26,6 / 25,0

 Sistema de lubrificação 

  • Tipocirculação forçada
  • Bomba de óleoengrenagem
  • Filtro de óleofluxo total
  • Pressão de óleo (motor quente): 55,5 bar / 2200 rpm

  • Caixa de mudanças: EATON FS-5106A
  • Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
  • Relações de redução:
    1ª – 9,01:1
    2ª – 5,27:1
    3ª – 3,22:1
    4ª – 2,04:1
    5ª – 1,36:1
    6ª – 1,00:1
    ré – 8,63:1
  • Árvore de transmissão: Albarus 1610

 Diferencial – Redução simples 

  • Modelo: Rockwell Braseixos RS 23-155
  • Relação de redução: 5,86:1 / 4,88:1 (Opcional)

 Diferencial – Redução dupla (Opcional) 

  • Modelo: Rockwell Braseixos RS 23-240
  • Relação de redução: 4,88:1 / 6,65:1

  • Modelo: Sachs / Luk
  • Tipo: monodisco orgânico
  • Diâmetro do disco (mm): 365
  • Acionamento: hidráulico, auto-ajustável, com servo-assistência a ar

  • Tipo: hidráulica integral
  • Modelo: ZF 8097
  • Relação de redução: 20,1:1 (centro) a 23,8:1 (extremos)
  • Nº de giros, de batente a batente: 18,7 (EE = 5180) / 20,5 (EE = 5950)
  • Bomba de óleo: ZF 7685

 Alternador 

  • Modelo: Bosch
  • Corrente máxima: 75A
  • Tensão nominal: 28V

 Motor de partida 

  • Modelo: Bosch
  • Potência: 4 kW
  • Tensão nominal: 24V

 Bateria 

  • Quantidade: 1
  • Tensão nominal: 12V
  • Capacidade nominal: 135 Ah

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: Rockwell 13K
  • Inclinação do pino mestre – L.D. / L.E.: 6°15' / 5°45'
  • Cáster – com carga / sem carga: 1°30' ± 0°30' / 1°30' ± 0°30'
  • Câmber (sem carga) – L.D. / L.E.: 0°15' ± 0°30' / 0°45' ± 0°30'
  • Convergência: 2,0 ± 0,5 mm (encarroçado)
  • Ângulo de giro: 45'± 0°30' (EE = 5180) / 48'± 0°30' (EE = 5950)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: eixo rígido
  • Molas principais: semi-elípticas
  • Mola auxiliar: de borracha
  • Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: normal de série

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: eixo rígido motriz
  • Molas principais: feixe de molas semi-elípticas
  • Molas auxiliares: 2° estágio – molas trapezoidais; 3º estágio – molas de borracha
  • Amortecedores: hidráulicos telescópicos
  • Barra estabilizadora: normal de série

  • Tipos das rodas: disco estampado
  • Aros das rodas: 7,50'' x 20 / 7,50'' x 22,5''
  • Dimensões das rodas: 20'' x 7,5'' / 22,5'' x 7,5'' (Opcional)
  • Dimensões dos pneus: 10,00 x 20 16 PR
  • Dimensões dos pneus – radiais com câmara (Opcional): 10,00R x 20 16 PR
  • Dimensões dos pneus – radiais sem câmara (Opcional): 275 / 80 R22,5 16 PR

 Compressor de ar 

  • Tipo: Knorr – Monolítico

 Freio de serviço 

  • Tipo: "S" came
  • Atuação: ar comprimido

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmaras de molas acumuladoras ("Spring Brake")
  • Acionamento: válvula moduladora, por alavanca no painel
  • Atuação: rodas traseiras

 Freio motor 

  • Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando acoplado ao acelerador/pedal da embreagem

 Tambores de freio (dimensões) 

  • Dianteiros: 15'' x 6''
  • Traseiros: 15'' x 7''

  • Tipo: perfil constante, escada, aparafusado e rebitado
  • Material: LNE-38
  • Módulo seccional (cm³): 218,6

  • Equipado de fábrica com capô do motor devidamente isolado com material termoacústico.
  • Banco do motorista com sistema de múltiplas regulagens e suspensão, proporcionando conforto e facilidade de acesso do motorista.

 Peso com entre-eixos de 5180 mm – Peso a vazio sem carroçaria 

  • Eixo dianteiro: 3030
  • Eixo traseiro: 1840
  • Total: 4870
  • Capacidade de carga + carroçaria: 11155

 Peso com entre-eixos de 5950 mm – Peso a vazio sem carroçaria 

  • Eixo dianteiro: 3060
  • Eixo traseiro: 1880
  • Total: 4940
  • Capacidade de carga + carroçaria: 11085

 Peso bruto total (PBT) 

  • 16000

 Peso máximo permitido no eixo dianteiro 

  • 6000

 Peso máximo permitido no eixo dianteiro 

  • 10400

  • Tanque de combustível (plástico): 275
  • Cárter – sem filtro / com filtro: 17,0 / 20,2
  • Caixa de mudanças: 8,5
  • Eixo traseiro – RS-155 / RS-240: 21,0 / 18,0
  • Direção: 3,6
  • Sistema de arrefecimento – sem aquecimento / com aquecimento: 25,0 / 26,2

  • (A) Distância entre-eixos: 5180 / 5950
  • (B) Comprimento total: 10540
  • (C) Balanço dianteiro: 2040
  • (D) Balanço traseiro: 3320 / 2550
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2088
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1835
  • (H) Largura máxima: 2455
  • (K) Vão livre dianteiro: 245
  • (L) Vão livre traseiro: 240
  • (M) Círculo de viragem (m): 18,7 / 20,5

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,88:1 

  • Velocidade máxima no PBT (km/h): 102
  • Capacidade de subida de rampa a torque máximo, em primeira marcha no PBT (%): 32
  • Capacidade de partida em rampa no PBT (%): 24
  • Relação PBT/potêcia (kg/cv): 77,7

 Relação de redução do eixo traseiro: 5,86:1 

  • Velocidade máxima no PBT (km/h): 85
  • Capacidade de subida de rampa a torque máximo, em primeira marcha no PBT (%): 39
  • Capacidade de partida em rampa no PBT (%): 28

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,88:1/6,65:1 

  • Velocidade máxima no PBT (km/h): 102
  • Capacidade de subida de rampa a torque máximo, em primeira marcha no PBT (%): 45
  • Capacidade de partida em rampa no PBT (%): 32

Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,06

Função desabilitada

Menu