ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 2008 até 2012
  • Baumúster: L82
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Agosto/2008)

  • Modelo: MWM 6.12 TCE / Euro III (Turbo e Intercooler)
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³)6 em linha / 7118
  • Diâmetro do pistão (mm)105
  • Curso do pistão (mm)137
  • Relação de compressão16,8:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585)225 (165) @ 2200
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 84,4 (830) @ 1200 – 1600
  • Sequência de injeção1-5-3-6-2-4
  • Sistema de injeçãoCommon Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK38
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: ZF 6AS 1010 BO
  • Acionamento: Automatizado
  • Nº de marchas: 6 à frente e 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão:
    1ª – 6,75:1
    2ª – 3,60:1
    3ª – 2,12:1
    4ª – 1,39:1
    5ª – 1,00:1
    6ª – 0,78:1
    ré – 6,06:1

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: Sachs
  • Acionamento: Pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 395

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8097
  • Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
  • Alternador: 80A – 28V

 Eixo Dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor MFS 12 / Sifco 13K

 Eixo Traseiro motriz 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: Meritor MS 23-158
  • Relação de redução – simples: 6,57:1 / 5,86:1 (Opcional) / 5,38:1 (Opcional)

  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópios de dupla ação, molas de borracha e barra estabilizadora
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas com molas auxiliares parabólicas; amortecedores telescópios e, no 3° estágio, molas de borracha; barra estabilizadora

  • Aros das rodas: 7,5'' x 22,5''
  • Pneus: 275/80R22,5

  • Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38
  • Módulo seccional (cm³): 219

 Freio de serviço 

  • Sistema: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + filtro coalescente
  • Área efetiva de frenagem (cm²): 5445

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
  • Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

 Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 2850 / 2860
  • Eixo traseiro: 1990 / 2010
  • Total: 4840 / 4870

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 6200
  • Traseiro: 11000
  • Total admissível: 17200

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 16000

 Peso bruto total combinado (PBTC) 

  • 26000

  • Tanque de combustível (plástico): 275,0
  • Cárter com filtro: 20,2
  • Caixa de mudanças: 9,2
  • Eixo traseiro simples / duplo: 21 / 19
  • Direção: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 25,0 – C/ Aquecimento: 25,8

  • (A) Distância entre-eixos: 5180 / 5950
  • (B) Comprimento total: 10540
  • (C) Balanço dianteiro: 2040
  • (D) Balanço traseiro: 3320 / 2550
  • (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 15° / 19°

 Relação de redução do eixo traseiro: 5,38:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 105
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 35
  • Partida em rampa em PBT (%): 32
  • Relação PBT / potência (kg/cv)71

 Relação de redução do eixo traseiro: 5,86:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 99
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 38
  • Partida em rampa em PBT (%): 35
  • Relação PBT / potência (kg/cv)71

 Relação de redução do eixo traseiro: 6,57:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 90
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 43
  • Partida em rampa em PBT (%): 40
  • Relação PBT / potência (kg/cv)71

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Função desabilitada

Menu