ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 17.230 EOD e 17.230 EOD V-Tronic

Volkswagen 17.230 EOD e 17.230 EOD V-Tronic
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Nomenclatura “17.230 EOD V-Tronic” diferencia da “17.230 EOD” pelo fato de ter câmbio automatizado.
Fabricação: 2006-11/12 – 17.230 EOD
2008-11/12 – 17.230 EOD V-Tronic
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008 e Agosto/2008)

Motor
Modelo: MWM 6.12 TCE
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 225 cv (165 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 830 Nm (84,4 mkgf) @ 1200 – 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 7.118 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 105
Curso do pistão (mm): 137
Relação de compressão: 16,9:1
Compressor de ar: Knorr LK38
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSB-6206 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1
A partir de 2007
Modelo: Eaton FSB-6406 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 8,03:1
2ª – 5,06:1
3ª – 3,09:1
4ª – 1,96:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
ré – 7,70:1
V-TRONIC
Modelo: ZF 6AS-1010 BO
Acionamento: Automatizada
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1

Embreagem
Modelo: ZF Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável, pull type
Diâmetro do disco: 395 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS 13 ou Sifco 13K
Meritor FF-844 (em 2007)
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-158
Meritor MS 23-155 (em 2007)
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,56:1
6,57:1 (V-Tronic)
Reduções opcionais: 4,10:1 / 4,88:1
4,10:1 / 5,59:1 (em 2007, dupla)
5,86:1 / 5,38:1 (V-Tronic)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas, molas de borracha
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas com molas auxiliares parabólicas e, no 3º estágio, molas de borracha
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 219 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep (Opcional)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula borboleta no tubo do escapamento. Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Área de frenagem
Total: 5.445 cm²
4.232 cm² (em 2007)

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2850
2860
Eixo traseiro: 1990
2010
Total: 4840
4870
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Peso bruto total combinado (PBTC): 26000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 17200
Pesos
Eixo dianteiro: 6200
Eixo traseiro: 11000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 20,2
Caixa de mudanças: 9,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0 (simples)
19,0 (duplo)
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 25,0 (sem aquecimento)
25,8 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5180
5950
(B) Comprimento total: 10540
(C) Balanço dianteiro: 2040
(D) Balanço traseiro: 3320
2550
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
(F) Bitola – eixo traseiro: 1835
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2435
(I) Ângulo de entrada: 13°
(J) Ângulo de saída: 15° / 19°

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 100
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 37
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 34
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 14,06
Ensaio 2 (Série – V-Tronic)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 105
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 32
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 14,06
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,57:1
Velocidade máxima (km/h): 90
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 43
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 40
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 14,06
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 109
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 33
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 31
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 14,06
Ensaio 5 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 94
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 39
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 36
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 14,06
Ensaio 6 (Opcional – V-Tronic)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 99
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 14,06

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,22
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Ônibus teste Volksbus 17.230 EOD V-tronic (ano 2008).

Função desabilitada

Menu