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Volkswagen 17.230 OD e 17.230 OD V-Tronic
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Nomenclatura “17.230 OD V-Tronic” diferencia da “17.230 OD” pelo fato de ter câmbio automatizado. |
Fabricação: | 2012-22/23 – 17.230 OD 2019-22/23 – 17.230 OD V-Tronic |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Fevereiro/2013, Abril/2014 e Maio/2021); Instruções de Operação (Outubro/2022) |
Motor
Modelo: | MAN D08 34 230 – LOF02 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 226 cv (166 kW) @ 2400 rpm |
Torque máximo: | 850 Nm (87 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585; SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | EGR |
Cilindrada total: | 4.580 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 108 |
Curso do pistão (mm): | 125 |
Relação de compressão: | 16,5:1 |
Compressor de ar: | Wabco 238 – Monocilíndrico |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF 6S-1010 BO |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,06:1 |
V-TRONIC | |
Modelo: | ZF 6AS-1010 BO |
Acionamento: | Automatizada |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,06:1 |
Embreagem
Modelo: | ZF Sachs |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Push type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Direção
Modelo: | Bosch 8097 |
Tipo: | Hidráulica integral com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 135 Ah (Opcional em 2014) |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 23-158 |
Tipo: | Eixo rígido com carcaça em aço estampado |
Redução: | 5,86:1 |
Reduções opcionais: | 5,38:1 6,57:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas semielípticas e molas de borracha |
Amortecedores: | Dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semielípticas com molas auxiliares parabólicas e, no 3º estágio, molas de borracha |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 (aço) |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado |
Módulo seccional: | 219 cm³ |
Material empregado: | LNE 380 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e filtro coalescente |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake (EVB) |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série a partir de 2014 |
Área de frenagem | |
Total: | 5.232,92 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2882 |
Eixo traseiro: | 1938 (1928 em 2013 no EE=5180) |
Total: | 4820 (4810 em 2013 no EE=5180) |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 17300 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Total: | 16000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6300 |
Eixo traseiro: | 11000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 16,5 (com filtro) 15,0 (sem filtro) |
Caixa de mudanças: | 9,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 18,0 |
Direção hidráulica: | 2,0 |
Sistema de arrefecimento: | 24,0 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5950 (opcional 5180 em 2014) |
(B) Comprimento total: | 10765 |
(C) Balanço dianteiro: | 2265 |
(D) Balanço traseiro: | 3320 2550 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2100 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1835 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2404 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2435 |
(I) Ângulo de entrada: | 14,5° |
(J) Ângulo de saída: | 12,5° / 16,5° |
(K) Vão livre dianteiro: | 244 |
(L) Vão livre traseiro: | 240 |
Altura externa: | 2296 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 105 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 39 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 35 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 32 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,57:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 95 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 44 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 40 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2650 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2850 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 1,22 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |