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Volkswagen 17.230 S
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Chassi 17.230 com suspensão a ar |
Fabricação: | 2023-p. |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Março/2023) |
Motor
Modelo: | MAN D08 34 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 225 cv (166 kW) @ 2300 rpm |
Torque máximo: | 850 Nm @ 1300 a 1800 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.580 cm³ |
Compressor de ar: | Wabco 318 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF 6S-1010 BO |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,06:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | ZF 8AP 900B |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 8 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 4,89:1 2ª – 3,123:1 3ª – 2,033:1 4ª – 1,639:1 5ª – 1,254:1 6ª – 1,00:1 7ª – 0,84:1 8ª – 0,639:1 ré – 4,250:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Push type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 135 Ah 2x 12 V / 170 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MC 23-158 |
Tipo: | Eixo rígido com carcaça em aço estampado |
Redução: | 5,86:1 |
Reduções opcionais: | 5,38:1 6,57:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar |
Amortecedores: | Hidráulicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar |
Amortecedores: | Hidráulicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 (aço) |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, circuito duplo, independente. Reservatório de ar e unidade processadora de ar com filtro coalescente. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Sistema pneumático com molas acumuladoras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Freio motor de cabeçote |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD, ATC, HSA e ESC |
ABS 4S e 4M | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | EE=4450: 3020 EE=5200: 3050 EE=5950: 3080 |
Eixo traseiro: | EE=4450: 1040 EE=5200: 1070 EE=5950: 2000 |
Total: | EE=4450: 4060 EE=5200: 4120 EE=5950: 5080 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 17500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Total: | 16000 (urbano) 17000 (fretamento) |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 35 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 27,5 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 9,3 (manual) 17,2 (automática) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 23,0 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 4450 5200 5950 |
(B) Comprimento total: | 9292 10042 10792 |
(C) Balanço dianteiro: | 2290 |
(D) Balanço traseiro: | 2552 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2517 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2438 |
(I) Ângulo de entrada: | 12° |
(J) Ângulo de saída: | 15° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF 8AP 900B |
Redução do eixo traseiro: | 6,57:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 108 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 65 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 46 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF 8AP 900B |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 111 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 58 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 41 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF 6S-1010 BO |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 101 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 25 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF 6S-1010 BO |
Redução do eixo traseiro: | 6,57:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 92 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 42 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 28 |
Ensaio 5 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF 6S-1010 BO |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 33 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 23 |