ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 17-240 OT

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 2001 até 2004
  • Baumúster: G82
  • Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo)

  • Modelo: MWM 6.10 TCA EURO II
  • Nº de Cilindros6
  • Diâmetro dos cilindros (mm)103
  • Curso dos êmbolos (mm)129
  • Cilindrada total (cm³)6450
  • Taxa de compressão18,0:1
  • Curso x diâmetro129 mm x 103 mm
  • Potência máx. líq. – cv / rpm240 / 2400
  • Torque máx. líq. – kgfm / rpm86 / 1600
  • Rotação máxima governada – rpm: 2400
  • Rotação de marcha lenta – rpm: 800
  • Sentido de rotação do motor (visto pela polia): horário
  • Folga das válvulas – admissão/escape (mm): 0,20 à 0,40

 Sistema de alimentação de combustível 

  • Tipo de injeçãodireta
  • Sequência de injeção1-5-3-6-2-4
  • Bomba injetora: Bosch P-7100, em linha

 Sistema de aspiração 

  • Tipoalimentado e pós-arrefecido
  • Turboalimentador – ModeloGarret TB-P4

 Sistema de arrefecimento – circulação forçada 

  • Válvula termostática – Abertura início / término80°C / 94°C
  • Acionamento de héliceembreagem viscosa

 Sistema de lubrificação – lubrificação forçada 

  • Bomba de óleode engrenagem
  • Filtro de óleotipo fluxo total
  • Pressão de óleo (motor aquecido): 4,5 bar (2400 rpm)

 Caixa de mudanças mecânica EATON FS-6406A 

  • Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
  • Relações de redução:
    1ª – 9,01:1
    2ª – 5,27:1
    3ª – 3,22:1
    4ª – 2,04:1
    5ª – 1,36:1
    6ª – 1,00:1
    ré – 8,63:1

 Caixa de mudanças automática Allison MT-643R 

  • Nº de marchas: 4 à frente, 1 à ré
  • Relações de redução:
    1ª – 3,58:1
    2ª – 2,09:1
    3ª – 1,39:1
    4ª – 1,00:1
    ré – 5,67:1

 Caixa de mudanças automática ZF 4HP-500 

  • Nº de marchas: 4 à frente, 1 à ré
  • Relações de redução:
    1ª – 3,43:1
    2ª – 2,01:1
    3ª – 1,42:1
    4ª – 1,00:1
    ré – 4,84:1

 Diferencial – com caixa de mudanças mecânica 

  • Modelo: ZF 8097
  • Relação de redução: 5,86:1 / 4,88:1 (Opcional)

 Diferencial – com caixa de mudanças automática 

  • Modelo: Meritor RS 23-155
  • Relação de redução: 5,86:1 / 6,57:1 (Opcional)
  • Capacidade técnica (kg): 11500

  • Modelo: Luk (monodisco a seco, pull type)
  • Diâmetro do disco (mm): 370
  • Acionamento: hidráulico

 Alternador 

  • Corrente máxima: 28V – 80A / 140A (Opcional)

 Motor de partida 

  • Tensão nominal: 24V

 Bateria 

  • Tensão nominal: 12V
  • Capacidade nominal: 134 Ah (cada)

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: Meritor FF 844
  • Capacidade técnica (kg): 6500
  • Câmber – L.D. / L.E.: 15' / 45'
  • Cáster: 2° a 2°30'
  • Convergência (mm): 1,5 a 2,5
  • Inclinação do pino mestre – L.D. / L.E.: 6°15' / 5°45'

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática com 2 bolsões pneumáticos; 2 lâminas de perfil parabólico; 4 amortecedores hidráulicos; 1 válvula niveladora de altura e barra estabilizadora de série

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática com 2 bolsões pneumáticos; 2 molas "Z" de perfil parabólico; 2 amortecedores hidráulicos; 2 válvulas niveladoras de altura e barra Penhard

  • Rodas (Aço/alumínio – opcional): 8,25 x 22,5''
  • Pneus radiais radiais – sem câmara ar: 295/80R x 22,5

  • Tipo: modular com drop
  • Material: LNE 38 e LNE 50
  • Espessura (mm): 8,0 e 9,5

 Compressor de ar 

  • Tipo: Knorr LK-39
  • Vazão máxima: 420 l/min
  • Pressão: 10 bar

 Freio de serviço 

  • Tipo: "S" came
  • Atuação: ar comprimido

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara com molas acumuladoras no eixo traseiro
  • Atuação: ar comprimido

 Tambores de freio (dimensões) – Dianteiros / traseiros 

  • Nominal (mm): 381,0
  • Máximo (mm): 384,0

 Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 1240
  • Eixo traseiro: 3880
  • Total: 5120

 Capacidade técnica por eixo 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 11500

 Peso bruto total (PBT) 

  • 18500

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 16000

  • Tanque de combustível (plástico): 275
  • Cárter – sem filtro / com filtro: 17,0 / 18,5
  • Caixa de câmbio: 8,5 (Eaton) / 30,0 (ZF)
  • Eixo traseiro: 15,0
  • Direção: 4,3
  • Sistema de arrefecimento – sem aquecimento: 21,5 (Eaton) / 31,3 (ZF)

  • (A) Distância entre-eixos: 6000
  • (B) Comprimento total: 11517 (fretamento) / 11797 (urbano)
  • (C) Balanço dianteiro: 2300 (fretamento) / 2580 (urbano)
  • (D) Balanço traseiro: 3217
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2085
  • (H) Largura máxima: 2484 (rodas alumínio) / 2471 (rodas aço)
  • (I) Ângulo de entrada: 13º
  • (J) Ângulo de saída: 
  • (M) Círculo de viragem (m): 18,7 / 20,5

 Relação de redução do eixo traseiro: 5,86:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 89
  • Capacidade de rampa com PBT (%): 48
  • Partida em rampa com PBT (%): 32

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,88:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 112
  • Capacidade de rampa com PBT (%): 40
  • Partida em rampa com PBT (%): 27

 Relação de redução do eixo traseiro: 6,57:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 80
  • Capacidade de rampa com PBT (%): 40
  • Partida em rampa com PBT (%): 21

Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.

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