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Volkswagen 17.240 OT
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Algumas unidades de 17.240 OT LE (piso baixo) foram comercializadas em 2002 e 2003 como projeto único sob medida, não existe informações oficiais ou ficha técnica desses modelos no sistema da VWCO. |
Fabricação: | 2001-2004 – 17.240 OT 2002-2003 – 17.240 OT LE |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo – sem data mencionada) |
Motor
Modelo: | MWM 6.10 L |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 240 cv @ 2400 rpm |
Torque máximo: | 86 mkgf @ 1600 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 6.450 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 103 |
Curso do pistão (mm): | 129 |
Relação de compressão: | 18,0:1 |
Compressor de ar: | Knorr LK39 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Sistema de alimentação: | Alimentado e pós-arrefecido Turboalimentador – Modelo: Garret TB-P4 |
Sistema de lubrificação: | Bomba de óleo: de engrenagem Filtro de óleo: tipo fluxo total Pressão de óleo (motor aquecido): 4,5 bar (2400 rpm) |
Sistema de arrefecimento: | Válvula termostática – Abertura início / término: 80°C / 94°C Acionamento de hélice: embreagem viscosa |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch P-7100 |
Tipo: | Em linha |
Sistema de Injeção: | Direta |
Compressor | |
Vazão: | 420 l/min a 10 bar |
Transmissão
Modelo: | Eaton FS-6406 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,01:1 2ª – 5,27:1 3ª – 3,22:1 4ª – 2,04:1 5ª – 1,36:1 6ª – 1,00:1 ré – 8,63:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Allison MT 643 R |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,58:1 2ª – 2,09:1 3ª – 1,39:1 4ª – 1,00:1 ré – 5,67:1 |
Opcional 2 | |
Modelo: | ZF 4HP-500 |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 ré – 4,84:1 |
Embreagem
Modelo: | Luk |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico, pull type |
Diâmetro do disco: | 370 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8097 (caixa mecânica) |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Opcional: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor FF 844 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor RS 23-155 |
Redução: | 5,86:1 |
Reduções opcionais: | 4,88:1 (mecânica) 6,57:1 (automática) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões pneumáticos; 2 lâminas de perfil parabólico; 1 válvula niveladora de altura |
Amortecedores: | 4, hidráulicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões pneumáticos; 2 molas “Z” de perfil parabólico; 2 válvulas niveladoras de altura e barra Penhard |
Amortecedores: | 2, hidráulicos |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Modular com drop |
Material empregado: | LNE 38 e LNE 50 |
Longarinas | |
Espessura: | 8,0 e 9,5 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S CAME” |
Diâmetro do tambor: | Nominal (mm): 381,0 Máximo (mm): 384,0 |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara com molas acumuladoras no eixo traseiro. A ar comprimido |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1240 |
Eixo traseiro: | 3880 |
Total: | 5120 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Total: | 16000 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 18500 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 18,5 (sem filtro) 17,0 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 8,5 (Eaton) 30,0 (ZF) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 15,0 |
Direção hidráulica: | 4,3 |
Sistema de arrefecimento: | 21,5 (Eaton) 31,3 (ZF) |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 6000 |
(B) Comprimento total: | 11517 (fretamento) 11797 (urbano) |
(C) Balanço dianteiro: | 2300 (fretamento) 2580 (urbano) |
(D) Balanço traseiro: | 3217 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2085 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2484 (rodas alumínio) 2471 (rodas aço) |
(I) Ângulo de entrada: | 13° |
(J) Ângulo de saída: | 9° |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 18,7 20,5 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 89 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 48 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 32 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 12,97 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,88:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 27 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 12,97 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,57:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 80 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 21 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 12,97 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 3040 |
RPM corte máx: | 3120 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 2,08 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |