ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: De 2001 até 2004
- Baumúster: G82
- Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo)
- Modelo: MWM 6.10 TCA EURO II
- Nº de Cilindros: 6
- Diâmetro dos cilindros (mm): 103
- Curso dos êmbolos (mm): 129
- Cilindrada total (cm³): 6450
- Taxa de compressão: 18,0:1
- Curso x diâmetro: 129 mm x 103 mm
- Potência máx. líq. – cv / rpm: 240 / 2400
- Torque máx. líq. – kgfm / rpm: 86 / 1600
- Rotação máxima governada – rpm: 2400
- Rotação de marcha lenta – rpm: 800
- Sentido de rotação do motor (visto pela polia): horário
- Folga das válvulas – admissão/escape (mm): 0,20 à 0,40
Sistema de alimentação de combustível
- Tipo de injeção: direta
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Bomba injetora: Bosch P-7100, em linha
Sistema de aspiração
- Tipo: alimentado e pós-arrefecido
- Turboalimentador – Modelo: Garret TB-P4
Sistema de arrefecimento – circulação forçada
- Válvula termostática – Abertura início / término: 80°C / 94°C
- Acionamento de hélice: embreagem viscosa
Sistema de lubrificação – lubrificação forçada
- Bomba de óleo: de engrenagem
- Filtro de óleo: tipo fluxo total
- Pressão de óleo (motor aquecido): 4,5 bar (2400 rpm)
Caixa de mudanças mecânica EATON FS-6406A
- Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
-
Relações de redução:
1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1
Caixa de mudanças automática Allison MT-643R
- Nº de marchas: 4 à frente, 1 à ré
-
Relações de redução:
1ª – 3,58:1
2ª – 2,09:1
3ª – 1,39:1
4ª – 1,00:1
ré – 5,67:1
Caixa de mudanças automática ZF 4HP-500
- Nº de marchas: 4 à frente, 1 à ré
-
Relações de redução:
1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
ré – 4,84:1
Diferencial – com caixa de mudanças mecânica
- Modelo: ZF 8097
- Relação de redução: 5,86:1 / 4,88:1 (Opcional)
Diferencial – com caixa de mudanças automática
- Modelo: Meritor RS 23-155
- Relação de redução: 5,86:1 / 6,57:1 (Opcional)
- Capacidade técnica (kg): 11500
- Modelo: Luk (monodisco a seco, pull type)
- Diâmetro do disco (mm): 370
- Acionamento: hidráulico
Alternador
- Corrente máxima: 28V – 80A / 140A (Opcional)
Motor de partida
- Tensão nominal: 24V
Bateria
- Tensão nominal: 12V
- Capacidade nominal: 134 Ah (cada)
Eixo Dianteiro
- Modelo: Meritor FF 844
- Capacidade técnica (kg): 6500
- Câmber – L.D. / L.E.: 15' / 45'
- Cáster: 2° a 2°30'
- Convergência (mm): 1,5 a 2,5
- Inclinação do pino mestre – L.D. / L.E.: 6°15' / 5°45'
Suspensão Dianteira
- Tipo: pneumática com 2 bolsões pneumáticos; 2 lâminas de perfil parabólico; 4 amortecedores hidráulicos; 1 válvula niveladora de altura e barra estabilizadora de série
Suspensão Traseira
- Tipo: pneumática com 2 bolsões pneumáticos; 2 molas "Z" de perfil parabólico; 2 amortecedores hidráulicos; 2 válvulas niveladoras de altura e barra Penhard
- Rodas (Aço/alumínio – opcional): 8,25 x 22,5''
- Pneus radiais radiais – sem câmara ar: 295/80R x 22,5
- Tipo: modular com drop
- Material: LNE 38 e LNE 50
- Espessura (mm): 8,0 e 9,5
Compressor de ar
- Tipo: Knorr LK-39
- Vazão máxima: 420 l/min
- Pressão: 10 bar
Freio de serviço
- Tipo: "S" came
- Atuação: ar comprimido
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara com molas acumuladoras no eixo traseiro
- Atuação: ar comprimido
Tambores de freio (dimensões) – Dianteiros / traseiros
- Nominal (mm): 381,0
- Máximo (mm): 384,0
Peso em ordem de marcha
- Eixo dianteiro: 1240
- Eixo traseiro: 3880
- Total: 5120
Capacidade técnica por eixo
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo traseiro: 11500
Peso bruto total (PBT)
- 18500
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 16000
- Tanque de combustível (plástico): 275
- Cárter – sem filtro / com filtro: 17,0 / 18,5
- Caixa de câmbio: 8,5 (Eaton) / 30,0 (ZF)
- Eixo traseiro: 15,0
- Direção: 4,3
- Sistema de arrefecimento – sem aquecimento: 21,5 (Eaton) / 31,3 (ZF)
- (A) Distância entre-eixos: 6000
- (B) Comprimento total: 11517 (fretamento) / 11797 (urbano)
- (C) Balanço dianteiro: 2300 (fretamento) / 2580 (urbano)
- (D) Balanço traseiro: 3217
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2085
- (H) Largura máxima: 2484 (rodas alumínio) / 2471 (rodas aço)
- (I) Ângulo de entrada: 13º
- (J) Ângulo de saída: 9º
- (M) Círculo de viragem (m): 18,7 / 20,5
Relação de redução do eixo traseiro: 5,86:1
- Velocidade máxima (km/h): 89
- Capacidade de rampa com PBT (%): 48
- Partida em rampa com PBT (%): 32
Relação de redução do eixo traseiro: 4,88:1
- Velocidade máxima (km/h): 112
- Capacidade de rampa com PBT (%): 40
- Partida em rampa com PBT (%): 27
Relação de redução do eixo traseiro: 6,57:1
- Velocidade máxima (km/h): 80
- Capacidade de rampa com PBT (%): 40
- Partida em rampa com PBT (%): 21
Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.