ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 17.240 OT

Volkswagen 17.240 OT
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Algumas unidades de 17.240 OT LE (piso baixo) foram comercializadas em 2002 e 2003 como projeto único sob medida, não existe informações oficiais ou ficha técnica desses modelos no sistema da VWCO.
Fabricação: 2001-2004 – 17.240 OT
2002-2003 – 17.240 OT LE
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo – sem data mencionada)

Motor
Modelo: MWM 6.10 L
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 240 cv @ 2400 rpm
Torque máximo: 86 mkgf @ 1600
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 6.450 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 103
Curso do pistão (mm): 129
Relação de compressão: 18,0:1
Compressor de ar: Knorr LK39
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Sistema de alimentação: Alimentado e pós-arrefecido
Turboalimentador – Modelo: Garret TB-P4
Sistema de lubrificação: Bomba de óleo: de engrenagem
Filtro de óleo: tipo fluxo total
Pressão de óleo (motor aquecido): 4,5 bar (2400 rpm)
Sistema de arrefecimento: Válvula termostática – Abertura início / término: 80°C / 94°C
Acionamento de hélice: embreagem viscosa
Bomba injetora
Modelo: Bosch P-7100
Tipo: Em linha
Sistema de Injeção: Direta
Compressor
Vazão: 420 l/min a 10 bar

Transmissão
Modelo: Eaton FS-6406 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1
Opcional 1
Modelo: Allison MT 643 R
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,58:1
2ª – 2,09:1
3ª – 1,39:1
4ª – 1,00:1
ré – 5,67:1
Opcional 2
Modelo: ZF 4HP-500
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
ré – 4,84:1

Embreagem
Modelo: Luk
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico, pull type
Diâmetro do disco: 370 mm

Direção
Modelo: ZF 8097 (caixa mecânica)

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Opcional: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor FF 844
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor RS 23-155
Redução: 5,86:1
Reduções opcionais: 4,88:1 (mecânica)
6,57:1 (automática)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões pneumáticos; 2 lâminas de perfil parabólico; 1 válvula niveladora de altura
Amortecedores: 4, hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões pneumáticos; 2 molas “Z” de perfil parabólico; 2 válvulas niveladoras de altura e barra Penhard
Amortecedores: 2, hidráulicos

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Modular com drop
Material empregado: LNE 38 e LNE 50
Longarinas
Espessura: 8,0 e 9,5

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S CAME”
Diâmetro do tambor: Nominal (mm): 381,0
Máximo (mm): 384,0
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara com molas acumuladoras no eixo traseiro. A ar comprimido

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1240
Eixo traseiro: 3880
Total: 5120
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 16000
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 18500
Pesos
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 18,5 (sem filtro)
17,0 (com filtro)
Caixa de mudanças: 8,5 (Eaton)
30,0 (ZF)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 15,0
Direção hidráulica: 4,3
Sistema de arrefecimento: 21,5 (Eaton)
31,3 (ZF)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6000
(B) Comprimento total: 11517 (fretamento)
11797 (urbano)
(C) Balanço dianteiro: 2300 (fretamento)
2580 (urbano)
(D) Balanço traseiro: 3217
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2085
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2484 (rodas alumínio)
2471 (rodas aço)
(I) Ângulo de entrada: 13°
(J) Ângulo de saída:
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 18,7
20,5

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 89
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 48
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 32
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 12,97
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 112
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 27
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 12,97
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,57:1
Velocidade máxima (km/h): 80
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 21
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 12,97

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 3040
RPM corte máx: 3120
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 2,08
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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