ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 17-260 EOD V-Tronic

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 2008 até 2012
  • Baumúster: B82
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Julho/2009)

  • Modelo: MWM 6.12 TCAE / Euro III (Turbo e Intercooler)
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 6 em linha / 7114
  • Diâmetro do pistão (mm): 105
  • Curso do pistão (mm): 137
  • Relação de compressão: 16,8:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 260 (191) @ 2500
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 92 (900) @ 1300 a 1900
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK39
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
  • Alternador: 28V 80A

  • Caixa de mudanças: ZF 6AS 1010 BO
  • Acionamento: Automatizado
  • N° de marchas: 6 à frente e 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão: 
    1ª – 6,75:1
    2ª – 3,60:1
    3ª – 2,13:1
    4ª – 1,39:1
    5ª – 1,00:1
    6ª – 0,78:1
    ré – 6,06:1

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: Sachs
  • Acionamento: Pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 395

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8097
  • Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor MFS 13 / Sifco 13K

 Eixo traseiro motriz 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: Meritor MS 23-158
  • Relação de redução: 5,86:1 (std.) ou 6,57:1 (Opcional) ou 5,38:1 (Opcional)

  • Suspensão dianteira: Molas semielipticas, amortecedores telescópicos de dupla ação, molas de borracha e barra estabilizadora
  • Suspensão traseira: Molas semielipticas com molas auxiliares parabólicas, amortecedores telescópicos e, no 3º estágio, molas de borracha; barra estabilizadora

  • Aros das rodas: 7,5'' x 22,5''
  • Pneus: 275/80R22,5

  • Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38
  • Módulo seccional (cm³): 219

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep (Opcional)
  • Área efetiva de frenagem (cm³): 5445

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
  • Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

 Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 2860
  • Eixo traseiro: 2010
  • Total: 4870

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 6200
  • Traseiro: 11000
  • Total admissível: 17200

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 16000

 Peso bruto total combinado (PBTC) 

  • 26000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque combustível em plástico: 275,0
  • Cárter com filtro: 20,2
  • Caixa de mudanças: 9,2
  • Eixo traseiro: 21,0 / 19,0
  • Direção: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 25,4 – C/ Aquecimento: 26,2

  • (A) Distância entre-eixos: 5950
  • (B) Comprimento total: 10540
  • (C) Balanço dianteiro: 2040
  • (D) Balanço traseiro: 2550
  • (E) Bitola do eixo dianteiro2100
  • (F) Bitola do eixo traseiro1835
  • (H) Largura2435
  • (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 13°
  • (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 19°

 Relação de redução do eixo traseiro de 5,38:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 119
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 35
  • Partida em rampa em PBT (%): 31
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 62

 Relação de redução do eixo traseiro de 5,86:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 112
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 38
  • Partida em rampa em PBT (%): 33
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 62

 Relação de redução do eixo traseiro de 6,57:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 102
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 43
  • Partida em rampa em PBT (%): 38
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 62

Função desabilitada

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