ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: De 2008 até 2012
- Baumúster: B82
- Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Julho/2009)
- Modelo: MWM 6.12 TCAE / Euro III (Turbo e Intercooler)
- Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 6 em linha / 7114
- Diâmetro do pistão (mm): 105
- Curso do pistão (mm): 137
- Relação de compressão: 16,8:1
- Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 260 (191) @ 2500
- Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 92 (900) @ 1300 a 1900
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Sistema de injeção: Common Rail
- Compressor de ar: Knorr – LK39
- Norma de emissões: Conama Fase V
- Tensão nominal: 24V
- Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
- Alternador: 28V 80A
- Caixa de mudanças: ZF 6AS 1010 BO
- Acionamento: Automatizado
- N° de marchas: 6 à frente e 1 à ré
- Sistema de tração: 4×2
-
Relação de transmissão:
1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1
- Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Modelo: Sachs
- Acionamento: Pull type
- Diâmetro do disco (mm): 395
- Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
- Modelo: ZF 8097
- Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1
Eixo dianteiro
- Tipo: Viga "I" em aço forjado
- Modelo: Meritor MFS 13 / Sifco 13K
Eixo traseiro motriz
- Tipo: Eixo rígido em aço estampado
- Modelo: Meritor MS 23-158
- Relação de redução: 5,86:1 (std.) ou 6,57:1 (Opcional) ou 5,38:1 (Opcional)
- Suspensão dianteira: Molas semielipticas, amortecedores telescópicos de dupla ação, molas de borracha e barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Molas semielipticas com molas auxiliares parabólicas, amortecedores telescópicos e, no 3º estágio, molas de borracha; barra estabilizadora
- Aros das rodas: 7,5'' x 22,5''
- Pneus: 275/80R22,5
- Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
- Material: LNE 38
- Módulo seccional (cm³): 219
Freio de serviço
- Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep (Opcional)
- Área efetiva de frenagem (cm³): 5445
Freio de estacionamento
- Tipo: Câmara de molas acumuladoras
- Atuação: rodas traseiras
- Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
- Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Peso em ordem de marcha
- Eixo dianteiro: 2860
- Eixo traseiro: 2010
- Total: 4870
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 6200
- Traseiro: 11000
- Total admissível: 17200
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 16000
Peso bruto total combinado (PBTC)
- 26000
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.
- Tanque combustível em plástico: 275,0
- Cárter com filtro: 20,2
- Caixa de mudanças: 9,2
- Eixo traseiro: 21,0 / 19,0
- Direção: 3,5
- Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 25,4 – C/ Aquecimento: 26,2
- (A) Distância entre-eixos: 5950
- (B) Comprimento total: 10540
- (C) Balanço dianteiro: 2040
- (D) Balanço traseiro: 2550
- (E) Bitola do eixo dianteiro: 2100
- (F) Bitola do eixo traseiro: 1835
- (H) Largura: 2435
- (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 13°
- (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 19°
Relação de redução do eixo traseiro de 5,38:1
- Velocidade máxima (km/h): 119
- Capacidade de rampa em PBT (%): 35
- Partida em rampa em PBT (%): 31
- Relação PBT / potência (kg/cv): 62
Relação de redução do eixo traseiro de 5,86:1
- Velocidade máxima (km/h): 112
- Capacidade de rampa em PBT (%): 38
- Partida em rampa em PBT (%): 33
- Relação PBT / potência (kg/cv): 62
Relação de redução do eixo traseiro de 6,57:1
- Velocidade máxima (km/h): 102
- Capacidade de rampa em PBT (%): 43
- Partida em rampa em PBT (%): 38
- Relação PBT / potência (kg/cv): 62