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Volkswagen 17.260 EOD e 17.260 EOD V-Tronic

Volkswagen 17.260 EOD e 17.260 EOD V-Tronic
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Nomenclatura “17.260 EOD V-Tronic” diferencia da “17.260 EOD” pelo fato de ter câmbio automatizado.
Fabricação: 2008-11/12 – 17.260 EOD
2009-11/12 – 17.260 EOD V-Tronic
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Julho/2009)

Motor
Modelo: MWM 6.12 TCAE
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 260 cv (191 kW) @ 2500 rpm
Torque máximo: 900 Nm (92 mkgf) @ 1300 a 1900 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 7.114 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 105
Curso do pistão (mm): 137
Relação de compressão: 16,8:1
Compressor de ar: Knorr LK39
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 6S-1010 BO
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1
V-TRONIC
Modelo: ZF 6AS-1010 BO
Acionamento: Automatizada
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1

Embreagem
Modelo: ZF Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 395 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS 13 ou Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-158
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 5,86:1
Reduções opcionais: 5,38:1
6,57:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas, molas de borracha
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas com molas auxiliares parabólicas e, no 3º estágio, molas de borracha
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 219 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep (opcional)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Área de frenagem
Total: 5.445 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2860
Eixo traseiro: 2010
Total: 4870
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Peso bruto total combinado (PBTC): 26000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 17200
Pesos
Eixo dianteiro: 6200
Eixo traseiro: 11000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 20,2
Caixa de mudanças: 9,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0 (simples)
19,0 (duplo)
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 25,4 (sem aquecimento)
26,2 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento total: 10540
(C) Balanço dianteiro: 2040
(D) Balanço traseiro: 2550
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
(F) Bitola – eixo traseiro: 1835
(G) Largura no eixo dianteiro: 2404
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2435
(I) Ângulo de entrada: 13°
(J) Ângulo de saída: 19°
(K) Vão livre dianteiro: 244
(L) Vão livre traseiro: 240

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 119
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 31
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 112
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 33
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,57:1
Velocidade máxima (km/h): 102
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 43
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 38
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,94
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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