Página Inicial > Dados de chassis > VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus (Volksbus) > Volkswagen 17.260 EOD e 17.260 EOD V-Tronic
Volkswagen 17.260 EOD e 17.260 EOD V-Tronic
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Nomenclatura “17.260 EOD V-Tronic” diferencia da “17.260 EOD” pelo fato de ter câmbio automatizado. |
Fabricação: | 2008-11/12 – 17.260 EOD 2009-11/12 – 17.260 EOD V-Tronic |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Julho/2009) |
Motor
Modelo: | MWM 6.12 TCAE |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler |
Potência máxima: | 260 cv (191 kW) @ 2500 rpm |
Torque máximo: | 900 Nm (92 mkgf) @ 1300 a 1900 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 7.114 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 105 |
Curso do pistão (mm): | 137 |
Relação de compressão: | 16,8:1 |
Compressor de ar: | Knorr LK39 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF 6S-1010 BO |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,06:1 |
V-TRONIC | |
Modelo: | ZF 6AS-1010 BO |
Acionamento: | Automatizada |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,06:1 |
Embreagem
Modelo: | ZF Sachs |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Push type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica integral com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor MFS 13 ou Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 23-158 |
Tipo: | Eixo rígido em aço estampado |
Redução: | 5,86:1 |
Reduções opcionais: | 5,38:1 6,57:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas semielípticas, molas de borracha |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semielípticas com molas auxiliares parabólicas e, no 3º estágio, molas de borracha |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado |
Módulo seccional: | 219 cm³ |
Material empregado: | LNE 38 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep (opcional) |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem |
Área de frenagem | |
Total: | 5.445 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2860 |
Eixo traseiro: | 2010 |
Total: | 4870 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Peso bruto total combinado (PBTC): | 26000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 17200 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6200 |
Eixo traseiro: | 11000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 20,2 |
Caixa de mudanças: | 9,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 (simples) 19,0 (duplo) |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 25,4 (sem aquecimento) 26,2 (com aquecimento) |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento total: | 10540 |
(C) Balanço dianteiro: | 2040 |
(D) Balanço traseiro: | 2550 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2100 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1835 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2404 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2435 |
(I) Ângulo de entrada: | 13° |
(J) Ângulo de saída: | 19° |
(K) Vão livre dianteiro: | 244 |
(L) Vão livre traseiro: | 240 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 119 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 35 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 31 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 33 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,57:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 102 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 43 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 38 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2650 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2850 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 1,94 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |