ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano, intermunicipal e rodoviário
- Fabricação: De 2008 até 2012
- Baumúster: B82
- Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Agosto/2008)
- Modelo: MWM 6.12 TCE / Euro III (Turbo e Intercooler)
- Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 6 em linha / 7114
- Diâmetro do pistão (mm): 105
- Curso do pistão (mm): 137
- Relação de compressão: 16,8:1
- Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 260 (191) @ 2500
- Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 92 (900) @ 1300 a 1900
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Sistema de injeção: Common Rail
- Compressor de ar: Knorr – LK39
- Norma de emissões: Conama Fase V
- Caixa de mudanças: ZF 6AS 1010 BO
- Acionamento: Automatizado
- N° de marchas: 6 à frente e 1 à ré
- Sistema de tração: 4×2
-
Relação de transmissão:
1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,12:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1
- Tensão nominal: 24V
- Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
- Alternador: 20V 80A / 20V 140A
- Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Modelo: Sachs
- Acionamento: Pull type
- Diâmetro do disco (mm): 395
- Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
- Modelo: ZF 8097
- Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1
Eixo dianteiro
- Tipo: Viga "I" em aço forjado
- Modelo: Meritor MFS 12 / Sifco 13K
Eixo traseiro motriz
- Tipo: Eixo rígido em aço estampado
- Modelo: Meritor MS 23-158
- Relação de redução: 6,57:1 (std.) ou 5,86:1 (Opcional) ou 5,38:1 (Opcional)
- Suspensão dianteira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas parabólicas e barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas tensoras Z "zeta" e barra "Panhard"
VERSÃO URBANO
- Aros das rodas: 8,25'' x 22,5'' (Aço)
- Pneus: 295/80R22,5
VERSÃO FRETAMENTO
- Aros das rodas: 9,0'' x 22,5'' (Alumínio)
- Pneus: 295/80R22,5
VERSÃO URBANO
- Tipo: Modular, tipo escada com "drops"
- Material: LNE 38 / LNE 50
- Módulo seccional (cm³): 251,5
VERSÃO FRETAMENTO
- Tipo: Buggy, composto por módulos
- Material: LNE 38 / LNE 50
- Módulo seccional (cm³): 251,5
Freio de serviço
- Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + filtro coalescente
- Área efetiva de frenagem (cm³): 5444
Freio de estacionamento
- Tipo: Câmara de molas acumuladoras
- Atuação: rodas traseiras
- Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
- Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
VERSÃO URBANO – Peso em ordem de marcha
- Eixo dianteiro: 1285
- Eixo traseiro: 3870
- Total: 5155
VERSÃO FRETAMENTO – Peso em ordem de marcha
- Eixo dianteiro: 800
- Eixo traseiro: 3840
- Total: 4640
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 6500
- Traseiro: 11500
- Total admissível: 18000
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 16000
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.
- Tanque combustível em plástico: 275,0
- Cárter com filtro: 18,0
- Eixo traseiro simples / duplo: 21,0
- Direção: 4,5
- Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 25,0 – C/ Aquecimento: 26,6
VERSÃO URBANO
- (A) Distância entre-eixos: 6000
- (B) Comprimento total: 11797
- (C) Balanço dianteiro: 2580
- (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 13°
- (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 9°
VERSÃO FRETAMENTO
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (entre-eixos para transporte, módulos acopláveis)
- (B) Comprimento total: 8517
- (C) Balanço dianteiro: 2300
- (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 15°
- (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 9°
- Relação de redução do eixo traseiro: 5,38:1 / 5,86:1 / 6,57:1
- Velocidade máxima (km/h): 120 / 112 / 101
- Capacidade de rampa em PBT (%): 36 / 39 / 39
- Partida em rampa em PBT (%): 32 / 35 / 35
- Relação PBT / potência (kg/cv): 61
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.