ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 17-260 EOT V-Tronic

  • Uso: Ônibus urbano, intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: De 2008 até 2012
  • Baumúster: B82
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Agosto/2008)

  • Modelo: MWM 6.12 TCE / Euro III (Turbo e Intercooler)
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 6 em linha / 7114
  • Diâmetro do pistão (mm): 105
  • Curso do pistão (mm): 137
  • Relação de compressão: 16,8:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 260 (191) @ 2500
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 92 (900) @ 1300 a 1900
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK39
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: ZF 6AS 1010 BO
  • Acionamento: Automatizado
  • N° de marchas: 6 à frente e 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão:
    1ª – 6,75:1
    2ª – 3,60:1
    3ª – 2,12:1
    4ª – 1,39:1
    5ª – 1,00:1
    6ª – 0,78:1
    ré – 6,06:1

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
  • Alternador: 20V 80A / 20V 140A

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: Sachs
  • Acionamento: Pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 395

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8097
  • Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor MFS 12 / Sifco 13K

 Eixo traseiro motriz 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: Meritor MS 23-158
  • Relação de redução: 6,57:1 (std.) ou 5,86:1 (Opcional) ou 5,38:1 (Opcional)

  • Suspensão dianteira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas parabólicas e barra estabilizadora
  • Suspensão traseira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas tensoras Z "zeta" e barra "Panhard"

 VERSÃO URBANO 

  • Aros das rodas: 8,25'' x 22,5'' (Aço)
  • Pneus: 295/80R22,5

 VERSÃO FRETAMENTO 

  • Aros das rodas: 9,0'' x 22,5'' (Alumínio)
  • Pneus: 295/80R22,5

 VERSÃO URBANO 

  • Tipo: Modular, tipo escada com "drops"
  • Material: LNE 38 / LNE 50
  • Módulo seccional (cm³): 251,5

 VERSÃO FRETAMENTO 

  • Tipo: Buggy, composto por módulos
  • Material: LNE 38 / LNE 50
  • Módulo seccional (cm³): 251,5

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + filtro coalescente
  • Área efetiva de frenagem (cm³): 5444

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
  • Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

 VERSÃO URBANO – Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 1285
  • Eixo traseiro: 3870
  • Total: 5155

 VERSÃO FRETAMENTO – Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 800
  • Eixo traseiro: 3840
  • Total: 4640

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 6500
  • Traseiro: 11500
  • Total admissível: 18000

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque combustível em plástico: 275,0
  • Cárter com filtro: 18,0
  • Eixo traseiro simples / duplo: 21,0
  • Direção: 4,5
  • Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 25,0 – C/ Aquecimento: 26,6

 VERSÃO URBANO 

  • (A) Distância entre-eixos: 6000
  • (B) Comprimento total: 11797
  • (C) Balanço dianteiro: 2580
  • (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 13°
  • (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 

 VERSÃO FRETAMENTO 

  • (A) Distância entre-eixos: 3000 (entre-eixos para transporte, módulos acopláveis)
  • (B) Comprimento total: 8517
  • (C) Balanço dianteiro: 2300
  • (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 15°
  • (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 

  • Relação de redução do eixo traseiro: 5,38:1 / 5,86:1 / 6,57:1
  • Velocidade máxima (km/h): 120 / 112 / 101
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 36 / 39 / 39
  • Partida em rampa em PBT (%): 32 / 35 / 35
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 61

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Função desabilitada

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