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Volkswagen 17.260 EOT e 17.260 EOT V-Tronic

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Nomenclatura “17.260 EOT V-Tronic” diferencia da “17.260 EOT” pelo fato de ter câmbio automatizado. Algumas unidades de 17.260 EOT LE (piso baixo) foram comercializadas em 2007 até 2011 como projeto único sob medida, não existe informações oficiais ou ficha técnica desses modelos no sistema da VWCO. |
Fabricação: | 2004-11/12 – 17.260 EOT 2008-11/12 – 17.260 EOT V-Tronic 2007-11/12 – 17.260 EOT LE |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008 e Agosto/2008) |
Motor
Modelo: | MWM 6.12 TCE |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler |
Potência máxima: | 260 cv (191 kW) @ 2500 rpm |
Torque máximo: | 900 Nm (92 mkgf) @ 1300 a 1900 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 7.114 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 105 |
Curso do pistão (mm): | 137 |
Relação de compressão: | 16,8:1 |
Compressor de ar: | Knorr LK39 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FS-6406 B |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 8,03:1 2ª – 5,06:1 3ª – 3,09:1 4ª – 1,96:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 ré – 7,70:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | ZF 6HP 502C – Ecomat 2 Plus |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 6ª – 0,59:1 ré – 4,84:1 |
V-TRONIC | |
Modelo: | ZF 6AS-1010 BO |
Acionamento: | Automatizada |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,06:1 |
Embreagem
Modelo: | ZF Sachs |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Pull type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica integral com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Opcional: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor MFS 13 ou Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 23-158 |
Tipo: | Eixo rígido em aço estampado |
Redução: | 4,10:1 (manual) 5,86:1 (automática) 6,57:1 (V-Tronic) |
Reduções opcionais: | 4,88:1 / 5,86:1 (manual) 6,57:1 (automática) 5,86:1 / 5,38:1 (V-Tronic) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura e 2 molas parabólicas |
Amortecedores: | 2, Hidráulicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard” |
Amortecedores: | 2, Hidráulicos |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | Urbano: 8.25 x 22.5 (aço) Fretamento: 9.00 x 22.5 (alumínio) |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Urbano: Modular, tipo escada com “drops” Fretamento: Buggy, composto por módulos |
Módulo seccional: | 251,5 cm³ |
Material empregado: | LNE 38 e LNE 50 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem |
Área de frenagem | |
Total: | 5.444 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | Urbano: 1285 Fretamento: 800 |
Eixo traseiro: | Urbano: 3870 Fretamento: 3840 |
Total: | Urbano: 5155 Fretamento: 4640 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 18000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 18,0 |
Caixa de mudanças: | 9,2 (mecânica) 30,0 (automática) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 |
Direção hidráulica: | 4,5 |
Sistema de arrefecimento: | 25,0 (sem aquecimento) 26,6 (com aquecimento) |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | Urbano: 6000 Fretamento: 3000 (entre-eixos para transporte, módulos acopláveis) |
(B) Comprimento total: | Urbano: 11797 Fretamento: 8517 |
(C) Balanço dianteiro: | Urbano: 2580 Fretamento: 2300 |
(I) Ângulo de entrada: | 13° / 15° |
(J) Ângulo de saída: | 9° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série – manual) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 105 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 25,8 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Ensaio 2 (Série – automático) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 17,5 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 38 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Ensaio 3 (Série – V-Tronic) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 120 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 32 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Ensaio 4 (Opcional – manual) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,88:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 99 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 34,5 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 30,8 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Ensaio 5 (Opcional – manual) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 85 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 41,8 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 37 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Ensaio 6 (Opcional – automático) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,57:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 118 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 19,6 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 43 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Ensaio 7 (Opcional – V-Tronic) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 39 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 35 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Ensaio 8 (Opcional – V-Tronic) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,57:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 101 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 39 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 35 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 16,25 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2650 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2850 |
RPM M L min: | 600 |
RPM M L: | 700 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 1,94 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |