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Volkswagen 17.260 EOT e 17.260 EOT V-Tronic

Volkswagen 17.260 EOT e 17.260 EOT V-Tronic
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Nomenclatura “17.260 EOT V-Tronic” diferencia da “17.260 EOT” pelo fato de ter câmbio automatizado. Algumas unidades de 17.260 EOT LE (piso baixo) foram comercializadas em 2007 até 2011 como projeto único sob medida, não existe informações oficiais ou ficha técnica desses modelos no sistema da VWCO.
Fabricação: 2004-11/12 – 17.260 EOT
2008-11/12 – 17.260 EOT V-Tronic
2007-11/12 – 17.260 EOT LE
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008 e Agosto/2008)

Motor
Modelo: MWM 6.12 TCE
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 260 cv (191 kW) @ 2500 rpm
Torque máximo: 900 Nm (92 mkgf) @ 1300 a 1900 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 7.114 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 105
Curso do pistão (mm): 137
Relação de compressão: 16,8:1
Compressor de ar: Knorr LK39
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FS-6406 B
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 8,03:1
2ª – 5,06:1
3ª – 3,09:1
4ª – 1,96:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
ré – 7,70:1
Opcional 1
Modelo: ZF 6HP 502C – Ecomat 2 Plus
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
ré – 4,84:1
V-TRONIC
Modelo: ZF 6AS-1010 BO
Acionamento: Automatizada
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1

Embreagem
Modelo: ZF Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Pull type
Diâmetro do disco: 395 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Opcional: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS 13 ou Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-158
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,10:1 (manual)
5,86:1 (automática)
6,57:1 (V-Tronic)
Reduções opcionais: 4,88:1 / 5,86:1 (manual)
6,57:1 (automática)
5,86:1 / 5,38:1 (V-Tronic)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura e 2 molas parabólicas
Amortecedores: 2, Hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard”
Amortecedores: 2, Hidráulicos

Rodas & Pneus
Aros das rodas: Urbano: 8.25 x 22.5 (aço)
Fretamento: 9.00 x 22.5 (alumínio)
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Urbano: Modular, tipo escada com “drops”
Fretamento: Buggy, composto por módulos
Módulo seccional: 251,5 cm³
Material empregado: LNE 38 e LNE 50

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Área de frenagem
Total: 5.444 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: Urbano: 1285
Fretamento: 800
Eixo traseiro: Urbano: 3870
Fretamento: 3840
Total: Urbano: 5155
Fretamento: 4640
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 18000
Pesos
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 18,0
Caixa de mudanças: 9,2 (mecânica)
30,0 (automática)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0
Direção hidráulica: 4,5
Sistema de arrefecimento: 25,0 (sem aquecimento)
26,6 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: Urbano: 6000
Fretamento: 3000 (entre-eixos para transporte, módulos acopláveis)
(B) Comprimento total: Urbano: 11797
Fretamento: 8517
(C) Balanço dianteiro: Urbano: 2580
Fretamento: 2300
(I) Ângulo de entrada: 13° / 15°
(J) Ângulo de saída:

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série – manual)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 105
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 25,8
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25
Ensaio 2 (Série – automático)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 17,5
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 38
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25
Ensaio 3 (Série – V-Tronic)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 120
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 36
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 32
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25
Ensaio 4 (Opcional – manual)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 99
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34,5
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 30,8
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25
Ensaio 5 (Opcional – manual)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 85
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 41,8
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 37
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25
Ensaio 6 (Opcional – automático)
Redução do eixo traseiro: 6,57:1
Velocidade máxima (km/h): 118
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 19,6
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 43
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25
Ensaio 7 (Opcional – V-Tronic)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 112
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 39
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25
Ensaio 8 (Opcional – V-Tronic)
Redução do eixo traseiro: 6,57:1
Velocidade máxima (km/h): 101
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 39
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,25

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 600
RPM M L: 700
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,94
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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