ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 17.280 OT LE

Volkswagen 17.280 OT LE
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Obs.: LE = Low Entry, Piso Baixo
Fabricação: 2012-2015
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Junho/2013)

Motor
Modelo: MAN D08 36 280
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 277 cv (204 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: 1050 Nm (107 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: EGR
Cilindrada total: 6.871 cm³
Compressor de ar: Wabco 318
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 6HP 504C – Ecomat 4
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
ré – 4,84:1
Opcional 1
Modelo: ZF 6S-1010 BO
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1
Opcional 2
Modelo: ZF 6AS-1010 BO
Acionamento: Automatizada
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1

Embreagem
Modelo: ZF Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 395 mm

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Opcional: 2x 12 V / 170 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-168
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Redução: 5,63:1 (mecânica e automatizada)
6,43:1 (automática)
Reduções opcionais: 5,38:1 (mecânica e automatizada)
6,43:1 (mecânica e automatizada)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar
Amortecedores: Hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard”
Amortecedores: 2 hidráulicos
Outros
Sistema de ajoelhamento: Standard

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5 (aço)
Aros das rodas – opcionais: 9.00 x 22.5 (alumínio)
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e filtro coalescente
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake – e válvula borboleta no tubo de escapamento

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 916
Eixo traseiro: 4232
Total: 5148
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 18600
Pesos
Eixo dianteiro: 7100
Eixo traseiro: 11500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 27,5 (com filtro)
Caixa de mudanças: 9,2 (mecânica)
30,0 (automática)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0
Direção hidráulica: 4,5
Sistema de arrefecimento: 27,0

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000 (módulos de piso baixo para transporte)
(B) Comprimento total: 8903
(C) Balanço dianteiro: 2686
(D) Balanço traseiro: 3217
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2095
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2470
(I) Ângulo de entrada:
(J) Ângulo de saída:

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série – caixa mecânica e automatizada)
Redução do eixo traseiro: 5,63:1
Velocidade máxima (km/h): 110
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35
Ensaio 2 (Série – caixa automática)
Redução do eixo traseiro: 6,43:1
Velocidade máxima (km/h): 123
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 49
Ensaio 3 (Opcional – caixa mecânica e automatizada)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 114
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 34
Ensaio 4 (Opcional – caixa mecânica e automatizada)
Redução do eixo traseiro: 6,43:1
Velocidade máxima (km/h): 98
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 40

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 500
RPM M L: 600
RPM M L máx: 700
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,22
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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