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Volkswagen 17.280 OT LE

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | LE = Low Entry, Piso Baixo |
Fabricação: | 2012-2015 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Junho/2013) |
Motor
Modelo: | MAN D08 36 280 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 277 cv (204 kW) @ 2300 rpm |
Torque máximo: | 1050 Nm (107 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | EGR |
Cilindrada total: | 6.871 cm³ |
Compressor de ar: | Wabco 318 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF 6HP 504C – Ecomat 4 |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 6ª – 0,59:1 ré – 4,84:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | ZF 6S-1010 BO |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,06:1 |
Opcional 2 | |
Modelo: | ZF 6AS-1010 BO |
Acionamento: | Automatizada |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,06:1 |
Embreagem
Modelo: | ZF Sachs |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Push type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 170 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 23-168 |
Tipo: | Eixo rígido com carcaça em aço estampado |
Redução: | 5,63:1 (mecânica e automatizada) 6,43:1 (automática) |
Reduções opcionais: | 5,38:1 (mecânica e automatizada) 6,43:1 (mecânica e automatizada) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar |
Amortecedores: | Hidráulicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard” |
Amortecedores: | 2 hidráulicos |
Outros | |
Sistema de ajoelhamento: | Standard |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 (aço) |
Aros das rodas – opcionais: | 9.00 x 22.5 (alumínio) |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e filtro coalescente |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake – e válvula borboleta no tubo de escapamento |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 916 |
Eixo traseiro: | 4232 |
Total: | 5148 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 18600 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 7100 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 27,5 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 9,2 (mecânica) 30,0 (automática) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 |
Direção hidráulica: | 4,5 |
Sistema de arrefecimento: | 27,0 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 3000 (módulos de piso baixo para transporte) |
(B) Comprimento total: | 8903 |
(C) Balanço dianteiro: | 2686 |
(D) Balanço traseiro: | 3217 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2095 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2470 |
(I) Ângulo de entrada: | 8° |
(J) Ângulo de saída: | 9° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série – caixa mecânica e automatizada) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,63:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 110 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 35 |
Ensaio 2 (Série – caixa automática) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,43:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 123 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 49 |
Ensaio 3 (Opcional – caixa mecânica e automatizada) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 114 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 34 |
Ensaio 4 (Opcional – caixa mecânica e automatizada) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,43:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 98 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 40 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2650 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2850 |
RPM M L min: | 500 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 700 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 1,22 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |