ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: De 2012 até 2014
- Baumúster: 582
- Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
- Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Fevereiro/2013)
- Fabricante / Modelo: MAN D0836 280
- Nº de Cilindros / Cilindrada (l): 6 / 6,871
- Potência líq. máx – cv (kW) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 277 (204) @ 2300
- Torque líq. máx. Nm (kgf.m) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 1050 (107) @ 1100 – 1700
- Sistema de injeção: Common Rail
- Compressor de ar: Wabco 318
- Sistema de tratamento de gases: EGR
- Norma de emissões: Proconve Fase P-7 (Euro 5)
- Fabricante / Modelo: ZF 6AS 1010 BO
- Tipo / Acionamento: Mecânica / Automatizada
- Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
- Sistema de tração: 4×2
-
Relação de transmissão:
1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 3,60:1
3ª – 2,12:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,87:1
ré – 6,06:1
- Fabricante / Tipo: Sachs / Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Acionamento: Push type
- Diâmetro do disco (mm): 395
- Tensão nominal: 24V
- Bateria: 2 x (12V – 135Ah) (urbano) / 2 x (12V – 170Ah) (fretamento)
- Alternador: 28V – 80A (urbano) / 2 x 28V – 80A (fretamento)
Eixo Dianteiro
- Fabricante / Modelo: Meritor MFS-13 ou Sifco 13K
- Tipo: Viga "I" aço forjado
Eixo Traseiro motriz
- Fabricante / Modelo: Meritor MS 23-168
- Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
- Relação de redução: 5,63:1 / 5,38:1 (Opcional) / 6,43:1 (Opcional)
- Suspensão dianteira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas parabólicas e barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas tensoras Z "zeta" e barra "Panhard"
- Tipo (Aros das rodas): Aço (8.25'' x 22.5'') ou Alumínio (9.00'' x 22.5'')
- Pneus: 295/80R22,5
Freio de serviço
- Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Características: S-came, duplo, independente, reservatório triplo de ar, filtro coalescente
Freio de estacionamento
- Tipo: Câmara de molas acumuladoras
- Atuação: Rodas traseiras
- Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake
Peso em ordem de marcha (entre-eixos 6000)
- Eixo dianteiro: 1401
- Eixo traseiro: 4262
- Total: 5663
Peso em ordem de marcha (entre-eixos 3000)
- Eixo dianteiro: 916
- Eixo traseiro: 4232
- Total: 5148
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 6500
- Traseiro: 11500
- Total: 18000
Peso bruto total (PBT) – técnico
- 18000
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 16000
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.
- Tanque de combustível em plástico: 275,0 (urbano) / 20,0 (fretamento)
- Cárter com filtro: 30,5 / 25,0
- Caixa de mudanças: 9,2
- Eixo traseiro: 21,0
- Direção: 2,4
- Sistema de arrefecimento: 27,0 (urbano) / 29,0 (fretamento)
- (A) Distância entre-eixos: 6000 / 3000 (módulos para transporte)
- (B) Comprimento total: 11797 / 8517
- (C) Balanço dianteiro: 2580 / 2300
- (D) Balanço traseiro: 3217
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2085
- (F) Bitola – eixo traseiro: 2384
- (H) Largura: 2471
- (I) Ângulo de entrada: 15°
- (I) Ângulo de saída: 8,5°
Relação de redução do eixo traseiro: 5,63:1
- Velocidade máxima (km/h): 110
- Capacidade de rampa em PBT (%): 44
- Partida em rampa em PBT (%): 35
Relação de redução do eixo traseiro: 5,38:1
- Velocidade máxima (km/h): 114
- Capacidade de rampa em PBT (%): 42
- Partida em rampa em PBT (%): 34
Relação de redução do eixo traseiro: 6,43:1
- Velocidade máxima (km/h): 98
- Capacidade de rampa em PBT (%): 51
- Partida em rampa em PBT (%): 40