ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: A partir de 2012
  • Baumúster: 582
  • Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2014)

  • Fabricante / Modelo: MAN D0836 280
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (l)6 / 6,9 (6871)
  • Potência líq. máx – cv (kW) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 277 (204) @ 2300
  • Torque líq. máx. Nm (kgf.m) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349)1050 (107) @ 1100 – 1600
  • Sistema de injeçãoCommon Rail
  • Compressor de ar: Wabco 318
  • Sistema de tratamento de gases: EGR
  • Norma de emissões: Proconve Fase P-7 (Euro 5)

 ZF 6S 1010 BO 

  • Tipo / Acionamento: Mecânica / Cabo
  • Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão:
    1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
    2ª – 3,60:1
    3ª – 2,12:1
    4ª – 1,39:1
    5ª – 1,00:1
    6ª – 0,78:1
    ré – 6,06:1

 ZF 6HP 502 C 

  • Tipo / Acionamento: Automático
  • Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão:
    1ª – 3,43:1
    2ª – 2,01:1
    3ª – 1,42:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,83:1
    6ª – 0,59:1
    ré – 4,84:1

  • Fabricante / Tipo: Sachs / Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Acionamento: Push type
  • Diâmetro do disco (mm): 395

Obs.: Somente para caixa tipo mecânica.

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 135Ah) (urbano) / 2 x (12V – 170Ah) (fretamento)
  • Alternador: 28V – 80A (urbano) / 2 x 28V – 80A (fretamento)

 Eixo Dianteiro 

  • Fabricante / Modelo: Meritor MFS-13 ou Sifco 13K
  • Tipo: Viga "I" aço forjado

 Eixo Traseiro motriz 

  • Fabricante / Modelo: Meritor MS 23-168
  • Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
  • Relação de redução – caixa mecânica: 5,63:1 / 5,38:1 (Opcional) / 6,43:1 (Opcional)
  • Relação de redução – caixa automática: 6,43:1

  • Suspensão dianteira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas parabólicas e barra estabilizadora
  • Suspensão traseira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas tensoras Z "zeta" e barra "Panhard"

  • Tipo (Aros das rodas): Aço (8.25'' x 22.5'') ou Alumínio (9.00'' x 22.5'')
  • Pneus: 295/80R22,5

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, ABS (sem ABS em 2013)
  • Características: S-came, duplo, independente, reservatório triplo de ar, filtro coalescente

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: Rodas traseiras
  • Acionamento: Válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake

 Peso em ordem de marcha (Entre-eixos 6000) 

  • Eixo dianteiro: 1401
  • Eixo traseiro: 4262
  • Total: 5663

 Peso em ordem de marcha (Entre-eixos 3000 / módulos para transporte) 

  • Eixo dianteiro: 916
  • Eixo traseiro: 4232
  • Total: 5148

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 6500
  • Traseiro: 11500

 Peso bruto total (PBT) – técnico 

  • 18000

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque de combustível em plástico: 275,0 (urbano) / 20,0 (fretamento)
  • Cárter com filtro: 30,5 / 25,0
  • Caixa de mudanças: 9,2 (mecânica) / 30,0 (automática)
  • Eixo traseiro: 21,0
  • Direção: 4,5
  • Sistema de arrefecimento: 27,0 (urbano) / 27,0 (fretamento) (era 29,0 em 2013 no fretamento)

  • (A) Distância entre-eixos: 6000 / 3000 (módulos para transporte)
  • (B) Comprimento total: 11797 / 8517
  • (C) Balanço dianteiro: 2580 / 2300
  • (D) Balanço traseiro: 3217
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2085
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 2384
  • (H) Largura: 2471
  • (I) Ângulo de entrada: 13° ou 15°
  • (J) Ângulo de saída: 

 Relação de redução do eixo traseiro: 5,63:1 (Transmissão Mecânica) 

  • Velocidade máxima (km/h): 110
  • Capacidade de rampa em PBT (%)44
  • Partida em rampa em PBT (%): 35

 Relação de redução do eixo traseiro: 5,38:1 (Transmissão Mecânica) 

  • Velocidade máxima (km/h): 114
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 42
  • Partida em rampa em PBT (%): 34

 Relação de redução do eixo traseiro: 6,43:1 (Transmissão Mecânica) 

  • Velocidade máxima (km/h): 98
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 51
  • Partida em rampa em PBT (%): 40

 Relação de redução do eixo traseiro: 6,43:1 (Transmissão Automática) 

  • Velocidade máxima (km/h): 123
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 62
  • Partida em rampa em PBT (%): 49

Função desabilitada

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