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Volkswagen 17.280 OT e 17.280 OT V-Tronic

Volkswagen 17.280 OT e 17.280 OT V-Tronic
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Nomenclatura “17.280 OT V-Tronic” diferencia da “17.280 OT” pelo fato de ter câmbio automatizado. A partir de 2019 a nomenclatura deixa de existir e o câmbio automatizado passa a ser um opcional do chassi normal.
Fabricação: 2012-22/23 – 17.280 OT
2012-2019 – 17.280 OT V-Tronic
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Fevereiro/2013, Abril/2014 e Maio/2018)

Motor
Modelo: MAN D08 36 280
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 277 cv (204 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: 1050 Nm (107 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: EGR
Cilindrada total: 6.871 cm³
Compressor de ar: Wabco 318
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 6S-1010 BO
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1
Opcional 1
Modelo: ZF 6HP 502C – Ecomat 2 Plus (em 2014)
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
ré – 4,84:1
V-TRONIC
Modelo: ZF 6AS-1010 BO
Acionamento: Automatizada
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1

Embreagem
Modelo: ZF Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 395 mm

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A (urbano)
2x 28 V / 80 A (fretamento)
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 170 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS-13 ou Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-168
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Redução: 5,63:1 / 6,43:1 (em 2013 com caixa automática)
Reduções opcionais: 5,38:1 / 6,43:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas parabólicas
Amortecedores: 2 hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard”
Amortecedores: 2 hidráulicos

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5 (aço)
Aros das rodas – opcionais: 9.00 x 22.5 (alumínio)
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e filtro coalescente
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake (EVB)
Freio Adicional
Tipo: EBD
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série a partir de 2014

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1401 (EE=6000)
916 (EE=3000)
Eixo traseiro: 4262 (EE=6000)
4232 (EE=3000)
Total: 5663 (EE=6000)
5148 (EE=3000)
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 17300
18000
Pesos
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275 (urbano)
20 (fretamento)
Óleo no cárter, máx./min.: 30,5 / 25,0
Caixa de mudanças: 9,2 (mecânica)
30,0 (automática)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0
Direção hidráulica: 4,5
Sistema de arrefecimento: 27,0 (urbano)
27,0 (fretamento) (era 29,0 em 2013 no fretamento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6000
3000 (módulos para transporte)
(B) Comprimento total: 11797
8517
(C) Balanço dianteiro: 2580
2300
(D) Balanço traseiro: 3217
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2085
(F) Bitola – eixo traseiro: 2384
(G) Largura no eixo dianteiro: 2384
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2471
(I) Ângulo de entrada: 13°
(J) Ângulo de saída:

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série – caixa mecânica)
Redução do eixo traseiro: 5,63:1
Velocidade máxima (km/h): 110
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 44
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35
Ensaio 2 (Série – caixa automática)
Redução do eixo traseiro: 6,43:1
Velocidade máxima (km/h): 123
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 62
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 49
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 114
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 42
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 34
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,43:1
Velocidade máxima (km/h): 98
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 51
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 40

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 500
RPM M L: 600
RPM M L máx: 700
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,22
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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