ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 18.280 OT LE e 18.280 OT LE V-Tronic

Volkswagen 18.280 OT LE
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Obs.: LE = Low Entry, Piso Baixo. Nomenclatura “18.280 OT LE V-Tronic” diferencia da “18.280 OT LE” pelo fato de ter câmbio automatizado.
Fabricação: 2013-2021
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2014)

Motor
Modelo: MAN D08 36 280
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 277 cv (204 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: 1050 Nm (107 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: EGR
Cilindrada total: 6.871 cm³
Compressor de ar: Wabco 318
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 6AP 1200B – Ecolife
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,36:1
2ª – 1,91:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,72:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,11:1
V-TRONIC
Modelo: ZF 6AS-1010 BO
Acionamento: Automatizada
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 170 Ah (2x 135 Ah em 2013)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 8 ton
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MAN HY-1350B
Redução: 5,67:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura
Amortecedores: 2 hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar, válvula niveladora de altura
Amortecedores: 2 hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Outros
Sistema de ajoelhamento: Standard

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5 (aço)
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e filtro coalescente
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake (e válvula borboleta no tubo de escapamento em 2013)
Freio Adicional
Tipo: EBD
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1250
Eixo traseiro: 4350
Total: 5600
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 19100
Pesos
Eixo dianteiro: 7100
Eixo traseiro: 12000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (para transporte)
Óleo no cárter, máx./min.: 30,5 (27,5 em 2013)
Caixa de mudanças: 42,0 (9,2 em 2013)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0
Direção hidráulica: 3,5 (4,5 em 2013)
Sistema de arrefecimento: 24,0 (27,0 em 2013)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000 (módulos de piso baixo para transporte)
(B) Comprimento total: 8775
(C) Balanço dianteiro: 2525
(D) Balanço traseiro: 3250
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2104
(F) Bitola – eixo traseiro: 1822
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2524
(I) Ângulo de entrada: 8,3°
(J) Ângulo de saída: 9,1°

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,67:1
Velocidade máxima (km/h): 132
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 42

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 500
RPM M L: 600
RPM M L máx: 700
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,22
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu