ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus urbano de piso-baixo
  • Fabricação: A partir de 2013
  • Baumúster: 58S
  • Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2014)

  • Fabricante / Modelo: MAN D0836 280
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (l)6 / 6,9
  • Potência líq. máx – cv (kW) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 277 (204) @ 2300 (era 275 (202) @ 2300 em 2013)
  • Torque líq. máx. Nm (kgf.m) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349)1050 (107) @ 1100 – 1700
  • Sistema de injeçãoCommon Rail
  • Compressor de ar: Wabco 318
  • Sistema de tratamento de gases: EGR
  • Norma de emissões: Proconve Fase P-7 (Euro 5)

  • Fabricante / Modelo: ZF 6AP 1200 B (Ecolife)
  • Tipo / Acionamento: Automático
  • Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão:
    1ª – 3,36:1
    2ª – 1,91:1
    3ª – 1,42:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,72:1
    6ª – 0,78:1
    ré – 6,11:1

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 170Ah) (2 x (12V – 135Ah) em 2013)
  • Alternador: 28V – 80A

 Eixo Dianteiro 

  • Fabricante / Modelo: Sifco 8 ton
  • Tipo: Viga "I" aço forjado

 Eixo Traseiro motriz 

  • Fabricante / Modelo: MAN
  • Tipo: HY-1350B
  • Relação de redução: 5,67:1

  • Suspensão dianteira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
  • Suspensão traseira: Pneumática com 4 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
  • Sistema de ajoelhamento: Standard

  • Tipo (Aros das rodas): Aço (8.25'' x 22.5'')
  • Pneus: 295/80R22,5

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, ABS+EBD
  • Características: S-came, duplo, independente, reservatório triplo de ar, filtro coalescente

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: Rodas traseiras
  • Acionamento: Válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake (e válvula borboleta no tubo de escapamento em 2013)

 Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 1250
  • Eixo traseiro: 4350
  • Total: 5600

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 7100
  • Traseiro: 12000

 Peso bruto total (PBT) – técnico 

  • 19100

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque de combustível em plástico: 20,0 (para transporte)
  • Cárter com filtro: 30,5 (27,5 em 2013)
  • Caixa de mudanças: 42,0 (9,2 em 2013)
  • Eixo traseiro: 21,0
  • Direção: 3,5 (4,5 em 2013)
  • Sistema de arrefecimento: 24,0 (27,0 em 2013)

  • (A) Distância entre-eixos: 3000
  • (B) Comprimento total: 8775
  • (C) Balanço dianteiro: 2525
  • (D) Balanço traseiro: 3250
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2104
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1822
  • (H) Largura: 2524
  • (I) Ângulo de entrada: 8,3°
  • (J) Ângulo de saída: 9,1°

 Relação de redução do eixo traseiro: 5,67:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 132
  • Partida em rampa em PBT (%): 42

Função desabilitada

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