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Volkswagen 18.310 OT

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 2003-2005 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo – sem data mencionada); Volkswagen – Caminhões e ônibus (Março/2004) |
Motor
Modelo: | Cummins C8.3 – 6CTAA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler |
Potência máxima: | 303 cv (223 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 1192 Nm (122 mkgf) @ 1500 rpm |
NBR – Medição: | NBR |
Combustível: | Diesel |
Localização das válvulas: | Quatro tempos |
Cilindrada total: | 8.270 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 114 |
Curso do pistão (mm): | 135 |
Relação de compressão: | 16,5:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Filtro de óleo – tipo: | Filtro de combustível: 1 pré-filtro de alta eficiência, com separador de água incorporado e 1 filtro principal |
Sistema de lubrificação: | Tipo: circulação forçada Bomba de óleo: tipo engrenagem Filtro de óleo: tipo fluxo total Pressão de óleo: 3,07 bar (2200 rpm) |
Sistema de arrefecimento: | Tipo: circulação forçada Controle de temperatura: por válvula termostática Tipo de bomba d’água: centrífuga Válvula termostática – Abertura início / término: 80°C / 90°C Acionamento de hélice: embreagem eletromagnética |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch P-7100 |
Sistema de Injeção: | Direta |
Compressor | |
Modelo: | Wabco, monocilíndrico |
Resfriamento: | Circuito de água do motor |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSBO-8406 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,05:1 2ª – 4,13:1 3ª – 2,52:1 4ª – 1,60:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,75:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | ZF 5HP 590 – Ecomat |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 ré – 4,84:1 |
Embreagem
Modelo: | ZF Sachs |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Hidráulico com servo-assistência a ar |
Diâmetro do disco: | 380 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica integral com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 (variável) |
Outros | |
Nº de giros, de batente a batente: | 5,56 |
Bomba de óleo: | ZF |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 170 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 6 kW |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor FF-844 Meritor FC-845 |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor RS 23-155 (caixa mecânica) Meritor RS 23-160 (caixa automática) |
Tipo: | Eixo rígido em aço estampado |
Redução: | 4,56:1 |
Reduções opcionais: | 4,10:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, 1 válvula niveladora de altura e 2 lâminas de perfil parabólico |
Amortecedores: | 4 hidráulicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, 2 válvulas niveladoras de altura, 2 molas”Z”, perfil parabólico e 1 barra panhard |
Amortecedores: | 2 hidráulicos |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 9.00 x 22.5 (alumínio) |
Aros das rodas – opcionais: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado |
Módulo seccional: | 251,5 cm³ |
Material empregado: | LNE 50 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, totalmente a ar |
Diâmetro do tambor (mm): | Nominal (mm): 381,0 Máximo (mm): 384,0 |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento eletropneumático. Acionamento: tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem |
Área de frenagem | |
Total: | 4.232 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1240 |
Eixo traseiro: | 3880 |
Total: | 5120 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 19500 com 3º eixo (Opcional) |
Peso bruto total combinado (PBTC): | 29000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 18000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 20 (para transporte) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 22,0 |
Caixa de mudanças: | 12,0 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 |
Direção hidráulica: | 3,7 |
Sistema de arrefecimento: | 31,6 (sem aquecimento) 33,2 (com aquecimento) |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 3000 (módulos de piso baixo para transporte) |
(B) Comprimento total: | 8517 |
(C) Balanço dianteiro: | 2300 |
(D) Balanço traseiro: | 3217 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2085 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1831 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2411 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2484 (rodas alumínio) 2471 (rodas aço) |
(I) Ângulo de entrada: | 15° |
(J) Ângulo de saída: | 9° |
(K) Vão livre dianteiro: | 240 |
(L) Vão livre traseiro: | 227 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série – mecânica) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 125,54 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40,76 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 22,51 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 18,94 15,54 |
Ensaio 2 (Opcional – automática) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 129,19 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 43,18 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 23,71 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 18,94 15,54 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2600 |
RPM corte: | 2700 |
RPM corte máx: | 2800 |
RPM M L min: | 600 |
RPM M L: | 700 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 2,08 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |