ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e rodoviário
- Fabricação: De 2003 até 2005
- Baumúster: R82
- Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo)
- Modelo: Cummins 6CTAA – turbo e intercooler
- Nº de Cilindros: 6 verticais, em linha
- Ciclo de funcionamento: 4 tempos
- Diâmetro dos cilindros (mm): 114
- Curso dos êmbolos (mm): 135
- Cilindrada total (cm³): 8270
- Relação de compressão: 16,5:1
- Potência máx. líq. – cv / kw / rpm (NBR): 303 / 223 / 2200
- Torque máx. líq. – kgfm / Nm / rpm (NBR): 122 / 1192 / 1500
- Rotação máxima governada – rpm: 2200
- Rotação de marcha lenta – rpm: 650 a 750
- Sentido de rotação do motor (visto de frente): horário
- Folga das válvulas – admissão/escape (mm): 0,30 à 0,012 / 0,61 à 0,024
Sistema de alimentação
- Tipo de injeção: direta
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Combustível: diesel
- Bomba injetora: Bosch P-7100
- Bomba alimentadora: Bosch
- Filtro de combustível: 1 pré-filtro de alta eficiência, com separador de água incorporado e 1 filtro principal
Sistema de aspiração
- Tipo: turboalimentado e pós arrefecido
Sistema de arrefecimento
- Tipo: circulação forçada
- Controle de temperatura: por válvula termostática
- Tipo de bomba d'água: centrífuga
- Válvula termostática – Abertura início / término: 80°C / 90°C
- Acionamento de hélice: embreagem eletromagnética
Sistema de lubrificação
- Tipo: circulação forçada
- Bomba de óleo: tipo engrenagem
- Filtro de óleo: tipo fluxo total
- Pressão de óleo: 3,07 bar (2200 rpm)
Caixa de mudanças mecânica – Eaton FSBO-8406A
- Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
-
Relações de redução:
1ª – 7,05:1
2ª – 4,13:1
3ª – 2,52:1
4ª – 1,60:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,75:1
Caixa de mudanças automática – ZF Ecomat 5HP-590
- Nº de marchas: 5 à frente, 1 à ré
-
Relações de redução:
1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
ré – 4,84:1
Diferencial – com caixa de mudanças mecânica
- Modelo: Meritor RS 23-155
- Relação de redução: 4,56:1
Diferencial – com caixa de mudanças automática
- Modelo: Meritor RS 23-160
- Relação de redução: 4,10:1
- Modelo: SACHS
- Tipo: monodisco revestimento orgânico
- Diâmetro do disco (mm): 380
- Acionamento: hidráulico com servo-assistência a ar
- Tipo: hidráulica integral com esferas recirculantes
- Modelo: ZF 8097
- Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1 (variável)
- Nº de giros, de batente a batente: 5,56
- Bomba de óleo: ZF
Alternador
- Modelo: Bosch
- Corrente máxima: 140 Ah
- Tensão nominal: 24V
Motor de partida
- Modelo: Prestolite
- Potência: 6 kW
- Tensão nominal: 24V
Bateria
- Quantidade: 2
- Tensão nominal: 24V
- Capacidade nominal: 135 Ah (cada)
Eixo Dianteiro
- Modelo: Meritor FF-844
- Capacidade técnica (kg): 6500
- Câmber – L.D. / L.E.: 15' / 45'
- Cáster: 2° a 2°30'
- Convergência (mm): 1,5 a 2,5
- Inclinação do pino mestre – L.D. / L.E.: 6°15' / 5°45'
Suspensão Dianteira
- Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e 1 válvula niveladora de altura
- Lâminas: 2 perfil parabólico
- Amortecedores: 4 hidráulicos
- Barra estabilizadora: normal de série
Suspensão Traseira
- Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e 2 válvulas niveladoras de altura
- Molas: 2 "Z", perfil parabólico
- Amortecedores: 2 hidráulicos
- Barra estabilizadora: 1 panhard
- Aros das rodas: 22,5'' x 7,50''
- Pneus radiais – sem câmaras ar: 295/80R x 22,5
- Tipo: escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
- Material: LNE 50
- Módulo seccional (cm³): 251,5
Compressor de ar
- Tipo: Wabco, monocilíndrico
- Refrigeração: circuito de água do motor
Freio de serviço
- Tipo: a ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Circuito: duplo, independente, totalmente a ar
- Atuação: ar comprimido
- Área efetiva de frenagem (cm²): 1823
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de molas acumuladoras
- Atuação: rodas traseiras
- Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: válvula tipo borboleta no tubo do escapamento eletropneumático
- Acionamento: tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
- Circuito: de óleo do motor
Tambores de freio (dimensões) – Dianteiros / traseiros
- Nominal (mm): 381,0
- Máximo (mm): 384,0
Peso do chassi (sem carroçaria)
- Eixo dianteiro: 1240
- Eixo traseiro: 3880
- Total: 5120
Capacidade técnica por eixo
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo traseiro: 11500
- Total admissível: 18000
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 16000 / 19500 com 3º eixo (Opcional)
Peso bruto total combinado (PBTC)
- 29000
- Tanque de combustível (plástico): 275 / 20 (para transporte)
- Cárter do motor: 22,0
- Caixa de mudanças: 12,0
- Eixo traseiro: 21,0
- Direção: 3,7
- Sistema de arrefecimento – com aquecimento / sem aquecimento: 33,2 / 31,6
- (A) Distância entre-eixos: – (módulos ajustáveis)
- (B) Comprimento total: – (módulos ajustáveis)
- (C) Balanço dianteiro: 2300
- (D) Balanço traseiro: 3217
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2085
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1831
- (H) Largura máxima: 2484 (rodas alumínio) / 2471 (rodas aço)
- (I) Ângulo de entrada: 15º
- (J) Ângulo de saída: 9º
- (K) Vão livre ao solo – dianteira: 240
- (L) Vão livre ao solo – traseira: 227
Relação de redução do eixo traseiro: 4,56:1 – caixa mecânica
- Velocidade máxima (km/h): 125,54
- Capacidade de rampa com PBT (%): 40,76
- Partida em rampa com PBT (%): 22,51
Relação de redução do eixo traseiro: 4,10:1 – caixa automática
- Velocidade máxima (km/h): 129,19
- Capacidade de rampa com PBT (%): 43,18
- Partida em rampa com PBT (%): 23,71
Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.