ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 18-310 OT

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: De 2003 até 2005
  • Baumúster: R82
  • Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo)

  • Modelo: Cummins 6CTAA – turbo e intercooler
  • Nº de Cilindros6 verticais, em linha
  • Ciclo de funcionamento4 tempos
  • Diâmetro dos cilindros (mm)114
  • Curso dos êmbolos (mm)135
  • Cilindrada total (cm³)8270
  • Relação de compressão16,5:1
  • Potência máx. líq. – cv / kw / rpm (NBR)303 / 223 / 2200
  • Torque máx. líq. – kgfm / Nm / rpm (NBR)122 / 1192 / 1500
  • Rotação máxima governada – rpm: 2200
  • Rotação de marcha lenta – rpm: 650 a 750
  • Sentido de rotação do motor (visto de frente): horário
  • Folga das válvulas – admissão/escape (mm): 0,30 à 0,012 / 0,61 à 0,024

 Sistema de alimentação 

  • Tipo de injeçãodireta
  • Sequência de injeção1-5-3-6-2-4
  • Combustível: diesel
  • Bomba injetora: Bosch P-7100
  • Bomba alimentadora: Bosch
  • Filtro de combustível: 1 pré-filtro de alta eficiência, com separador de água incorporado e 1 filtro principal

 Sistema de aspiração 

  • Tipoturboalimentado e pós arrefecido

 Sistema de arrefecimento 

  • Tipocirculação forçada
  • Controle de temperaturapor válvula termostática
  • Tipo de bomba d'águacentrífuga
  • Válvula termostática – Abertura início / término80°C / 90°C
  • Acionamento de héliceembreagem eletromagnética

 Sistema de lubrificação 

  • Tipocirculação forçada
  • Bomba de óleotipo engrenagem
  • Filtro de óleotipo fluxo total
  • Pressão de óleo: 3,07 bar (2200 rpm)

 Caixa de mudanças mecânica – Eaton FSBO-8406A 

  • Nº de marchas: 6 à frente, 1 à ré
  • Relações de redução:
    1ª – 7,05:1
    2ª – 4,13:1
    3ª – 2,52:1
    4ª – 1,60:1
    5ª – 1,00:1
    6ª – 0,78:1
    ré – 6,75:1

 Caixa de mudanças automática – ZF Ecomat 5HP-590 

  • Nº de marchas: 5 à frente, 1 à ré
  • Relações de redução:
    1ª – 3,43:1
    2ª – 2,01:1
    3ª – 1,42:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,83:1
    ré – 4,84:1

 Diferencial – com caixa de mudanças mecânica 

  • Modelo: Meritor RS 23-155
  • Relação de redução: 4,56:1

 Diferencial – com caixa de mudanças automática 

  • Modelo: Meritor RS 23-160
  • Relação de redução: 4,10:1

  • Modelo: SACHS
  • Tipo: monodisco revestimento orgânico
  • Diâmetro do disco (mm): 380
  • Acionamento: hidráulico com servo-assistência a ar

  • Tipo: hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8097
  • Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1 (variável)
  • Nº de giros, de batente a batente: 5,56
  • Bomba de óleo: ZF

 Alternador 

  • Modelo: Bosch
  • Corrente máxima: 140 Ah
  • Tensão nominal: 24V

 Motor de partida 

  • Modelo: Prestolite
  • Potência: 6 kW
  • Tensão nominal: 24V

 Bateria 

  • Quantidade: 2
  • Tensão nominal: 24V
  • Capacidade nominal: 135 Ah (cada)

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: Meritor FF-844
  • Capacidade técnica (kg): 6500
  • Câmber – L.D. / L.E.: 15' / 45'
  • Cáster: 2° a 2°30'
  • Convergência (mm): 1,5 a 2,5
  • Inclinação do pino mestre – L.D. / L.E.: 6°15' / 5°45'

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e 1 válvula niveladora de altura
  • Lâminas: 2 perfil parabólico
  • Amortecedores: 4 hidráulicos
  • Barra estabilizadora: normal de série

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e 2 válvulas niveladoras de altura
  • Molas: 2 "Z", perfil parabólico
  • Amortecedores: 2 hidráulicos
  • Barra estabilizadora: 1 panhard

  • Aros das rodas: 22,5'' x 7,50''
  • Pneus radiais – sem câmaras ar: 295/80R x 22,5

  • Tipo: escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 50
  • Módulo seccional (cm³): 251,5

 Compressor de ar 

  • Tipo: Wabco, monocilíndrico
  • Refrigeração: circuito de água do motor

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Circuito: duplo, independente, totalmente a ar
  • Atuação: ar comprimido
  • Área efetiva de frenagem (cm²): 1823

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: válvula tipo borboleta no tubo do escapamento eletropneumático
  • Acionamento: tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
  • Circuito: de óleo do motor

 Tambores de freio (dimensões) – Dianteiros / traseiros 

  • Nominal (mm): 381,0
  • Máximo (mm): 384,0

 Peso do chassi (sem carroçaria) 

  • Eixo dianteiro: 1240
  • Eixo traseiro: 3880
  • Total: 5120

 Capacidade técnica por eixo 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total admissível: 18000

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 16000 / 19500 com 3º eixo (Opcional)

 Peso bruto total combinado (PBTC) 

  • 29000

  • Tanque de combustível (plástico): 275 / 20 (para transporte)
  • Cárter do motor: 22,0
  • Caixa de mudanças: 12,0
  • Eixo traseiro: 21,0
  • Direção: 3,7
  • Sistema de arrefecimento – com aquecimento / sem aquecimento: 33,2 / 31,6

  • (A) Distância entre-eixos: – (módulos ajustáveis)
  • (B) Comprimento total: – (módulos ajustáveis)
  • (C) Balanço dianteiro: 2300
  • (D) Balanço traseiro: 3217
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2085
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1831
  • (H) Largura máxima: 2484 (rodas alumínio) / 2471 (rodas aço)
  • (I) Ângulo de entrada: 15º
  • (J) Ângulo de saída: 
  • (K) Vão livre ao solo – dianteira: 240
  • (L) Vão livre ao solo – traseira: 227

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,56:1 – caixa mecânica 

  • Velocidade máxima (km/h): 125,54
  • Capacidade de rampa com PBT (%): 40,76
  • Partida em rampa com PBT (%): 22,51

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,10:1 – caixa automática 

  • Velocidade máxima (km/h): 129,19
  • Capacidade de rampa com PBT (%): 43,18
  • Partida em rampa com PBT (%): 23,71

Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.

Função desabilitada

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