ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 18.310 OT

Volkswagen 18.310 OT
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 2003-2005
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do veículo – sem data mencionada)

Motor
Modelo: Cummins C8.3 – 6CTAA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 303 cv (223 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 1192 Nm (122 mkgf) @ 1500 rpm
NBR – Medição: NBR
Combustível: Diesel
Localização das válvulas: Quatro tempos
Cilindrada total: 8.270 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 114
Curso do pistão (mm): 135
Relação de compressão: 16,5:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Filtro de óleo – tipo: Filtro de combustível: 1 pré-filtro de alta eficiência, com separador de água incorporado e 1 filtro principal
Sistema de lubrificação: Tipo: circulação forçada
Bomba de óleo: tipo engrenagem
Filtro de óleo: tipo fluxo total
Pressão de óleo: 3,07 bar (2200 rpm)
Sistema de arrefecimento: Tipo: circulação forçada
Controle de temperatura: por válvula termostática
Tipo de bomba d’água: centrífuga
Válvula termostática – Abertura início / término: 80°C / 90°C
Acionamento de hélice: embreagem eletromagnética
Bomba injetora
Modelo: Bosch P-7100
Sistema de Injeção: Direta
Compressor
Modelo: Wabco, monocilíndrico
Resfriamento: Circuito de água do motor

Transmissão
Modelo: Eaton FSBO-8406 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,05:1
2ª – 4,13:1
3ª – 2,52:1
4ª – 1,60:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,75:1
Opcional 1
Modelo: ZF 5HP 590 – Ecomat
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
ré – 4,84:1

Embreagem
Modelo: ZF Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Hidráulico com servo-assistência a ar
Diâmetro do disco: 380 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1 (variável)
Outros
Nº de giros, de batente a batente: 5,56
Bomba de óleo: ZF

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Opcional: 2x 12 V / 170 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 6 kW

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor FF-844
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor RS 23-155 (caixa mecânica)
Meritor RS 23-160 (caixa automática)
Redução: 4,56:1
Reduções opcionais: 4,10:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, 1 válvula niveladora de altura e 2 lâminas de perfil parabólico
Amortecedores: 4 hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, 2 válvulas niveladoras de altura, 2 molas”Z”, perfil parabólico e 1 barra panhard
Amortecedores: 2 hidráulicos

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 251,5 cm³
Material empregado: LNE 50

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, totalmente a ar
Diâmetro do tambor (mm): Nominal (mm): 381,0
Máximo (mm): 384,0
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras
Freio-Motor
Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento eletropneumático. Acionamento: tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Área de frenagem
Total: 1.823 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1240
Eixo traseiro: 3880
Total: 5120
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
19500 com 3º eixo (Opcional)
Peso bruto total combinado (PBTC): 29000
Pesos
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500
Total: 18000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
20 (para transporte)
Óleo no cárter, máx./min.: 22,0
Caixa de mudanças: 12,0
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0
Direção hidráulica: 3,7
Sistema de arrefecimento: 31,6 (sem aquecimento)
33,2 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(C) Balanço dianteiro: 2300
(D) Balanço traseiro: 3217
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2085
(F) Bitola – eixo traseiro: 1831
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2484 (rodas alumínio)
2471 (rodas aço)
(I) Ângulo de entrada: 15°
(J) Ângulo de saída:
(K) Vão livre dianteiro: 240
(L) Vão livre traseiro: 227

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série – mecânica)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 125,54
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40,76
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 22,51
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 18,94
15,54
Ensaio 2 (Opcional – automática)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 129,19
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 43,18
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 23,71
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 18,94
15,54

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2600
RPM corte: 2700
RPM corte máx: 2800
RPM M L min: 600
RPM M L: 700
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 2,08
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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