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Volkswagen 18.320 EOT

| Tipo: | Ônibus |
| Segmento: | Rodoviário |
| Fabricação: | 2006-11/12 |
| Localização do motor: | Traseira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
| Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008) |
Motor
| Modelo: | Cummins ISC 310 |
| Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler |
| Potência máxima: | 320 cv (235 kW) @ 2000 rpm |
| Torque máximo: | 1288 Nm (131 mkgf) @ 1300 a 1600 rpm |
| NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 8,3 L |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 114 |
| Curso do pistão (mm): | 135 |
| Relação de compressão: | 17,5:1 |
| Compressor de ar: | Wabco 318 |
| Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
| Bomba injetora | |
| Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
| Modelo: | Eaton FSBO-9406 AE |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 6,38:1 (Inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 3,73:1 3ª – 2,28:1 4ª – 1,44:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,79:1 ré – 6,11:1 |
Embreagem
| Modelo: | Eaton |
| Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
| Acionamento: | Pull type |
| Diâmetro do disco: | 395 mm |
Direção
| Modelo: | ZF 8097 |
| Tipo: | Hidráulica integral com esferas recirculantes |
| Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | Meritor MFS 13 ou Sifco 13K |
| Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Meritor MS 23-158 |
| Tipo: | Eixo rígido em aço estampado |
| Redução: | 4,56:1 |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura e 2 molas parabólicas |
| Amortecedores: | 2, Hidráulicos |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard” |
| Amortecedores: | 2, Hidráulicos |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 (aço) |
| Aros das rodas – opcionais: | 9.00 x 22.5 (alumínio) |
| Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 |
| Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
| Tipo: | Buggy, composto por módulos |
| Módulo seccional: | 251,5 cm³ |
| Material empregado: | LNE 38 e LNE 50 |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem |
| Área de frenagem | |
| Total: | 5.445 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 720 |
| Eixo traseiro: | 4570 |
| Total: | 5290 |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 16000 |
| Pesos | |
| Eixo dianteiro: | 6500 |
| Eixo traseiro: | 11500 |
| Total: | 18000 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 20 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 22,0 |
| Caixa de mudanças: | 9,2 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 18,0 |
| Direção hidráulica: | 3,7 |
| Sistema de arrefecimento: | 31,6 (sem aquecimento) 33,2 (com aquecimento) |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 3000 (módulos para transporte) |
| (B) Comprimento total: | 8517 |
| (C) Balanço dianteiro: | 2300 |
| (I) Ângulo de entrada: | 15° |
| (J) Ângulo de saída: | 9° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 120 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 35 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 29 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 18,94 20 |
Nível de Opacidade
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 2300 |
| RPM corte: | 2400 |
| RPM corte máx: | 2500 |
| RPM M L min: | 650 |
| RPM M L: | 750 |
| RPM M L máx: | 850 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes acima de 350m: | 1,62 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
