ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 18.320 EOT

Volkswagen 18.320 EOT
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 2006-11/12
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)

Motor
Modelo: Cummins ISC 310
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 320 cv (235 kW) @ 2000 rpm
Torque máximo: 1288 Nm (131 mkgf) @ 1300 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 8,3 L
Diâmetro do cilindro (mm): 114
Curso do pistão (mm): 135
Relação de compressão: 17,5:1
Compressor de ar: Wabco 318
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSBO-9406 AE
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,38:1 (Inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 3,73:1
3ª – 2,28:1
4ª – 1,44:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,79:1
ré – 6,11:1

Embreagem
Modelo: Eaton
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Pull type
Diâmetro do disco: 395 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS 13 ou Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-158
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,56:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura e 2 molas parabólicas
Amortecedores: 2, Hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard”
Amortecedores: 2, Hidráulicos

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5 (aço)
Aros das rodas – opcionais: 9.00 x 22.5 (alumínio)
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Buggy, composto por módulos
Módulo seccional: 251,5 cm³
Material empregado: LNE 38 e LNE 50

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Área de frenagem
Total: 5.445 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 720
Eixo traseiro: 4570
Total: 5290
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500
Total: 18000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20
Óleo no cárter, máx./min.: 22,0
Caixa de mudanças: 9,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 18,0
Direção hidráulica: 3,7
Sistema de arrefecimento: 31,6 (sem aquecimento)
33,2 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000 (módulos para transporte)
(B) Comprimento total: 8517
(C) Balanço dianteiro: 2300
(I) Ângulo de entrada: 15°
(J) Ângulo de saída:

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 120
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 29
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 18,94
20

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2300
RPM corte: 2400
RPM corte máx: 2500
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,62
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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