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Volkswagen 18.320 EOT

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 2006-11/12 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008) |
Motor
Modelo: | Cummins ISC 310 |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler |
Potência máxima: | 320 cv (235 kW) @ 2000 rpm |
Torque máximo: | 1288 Nm (131 mkgf) @ 1300 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 8,3 L |
Diâmetro do cilindro (mm): | 114 |
Curso do pistão (mm): | 135 |
Relação de compressão: | 17,5:1 |
Compressor de ar: | Wabco 318 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSBO-9406 AE |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,38:1 (Inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 3,73:1 3ª – 2,28:1 4ª – 1,44:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,79:1 ré – 6,11:1 |
Embreagem
Modelo: | Eaton |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Pull type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica integral com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor MFS 13 ou Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 23-158 |
Tipo: | Eixo rígido em aço estampado |
Redução: | 4,56:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura e 2 molas parabólicas |
Amortecedores: | 2, Hidráulicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard” |
Amortecedores: | 2, Hidráulicos |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 (aço) |
Aros das rodas – opcionais: | 9.00 x 22.5 (alumínio) |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Buggy, composto por módulos |
Módulo seccional: | 251,5 cm³ |
Material empregado: | LNE 38 e LNE 50 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem |
Área de frenagem | |
Total: | 5.445 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 720 |
Eixo traseiro: | 4570 |
Total: | 5290 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 18000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 20 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 22,0 |
Caixa de mudanças: | 9,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 18,0 |
Direção hidráulica: | 3,7 |
Sistema de arrefecimento: | 31,6 (sem aquecimento) 33,2 (com aquecimento) |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 3000 (módulos para transporte) |
(B) Comprimento total: | 8517 |
(C) Balanço dianteiro: | 2300 |
(I) Ângulo de entrada: | 15° |
(J) Ângulo de saída: | 9° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 120 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 35 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 29 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 18,94 20 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2300 |
RPM corte: | 2400 |
RPM corte máx: | 2500 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 1,62 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |