ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 18-320 EOT

  • Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: De 2006 até 2012
  • Baumúster: J82
  • Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)

  • Modelo: Cummins ISC (Turbo e Intercooler)
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (l): 6 em linha / 8,3
  • Diâmetro do pistão (mm): 114
  • Curso do pistão (mm): 135
  • Relação de compressão: 17,5:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 320 (235) @ 2000
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 131 (1288) @ 1300 – 1600
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Compressor de ar: Wabco 318
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: Eaton FSBO 9406 AE
  • Acionamento: Acionamento a cabo
  • Sistema de tração: 4×2
  • Número de marchas: 6 à frente (sincronizadas), 1 à ré
  • Relação de transmissão
    1ª – 6,38:1 (Inibidor eletrônico de 2ª marcha)
    2ª – 3,73:1
    3ª – 2,28:1
    4ª – 1,44:1
    5ª – 1,00:1
    6ª – 0,79:1
    ré – 6,11:1

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
  • Alternador: 28V 140A

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: Eaton
  • Acionamento: Pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 395

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8097
  • Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor MFS 13 / Sifco 13K

 Eixo traseiro motriz 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: Meritor MS 23-158
  • Relação de redução – simples: 4,56:1

  • Suspensão dianteira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas parabólicas e barra estabilizadora
  • Suspensão traseira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas tensoras Z "zeta" e barra "Panhard"

  • Aros das rodas: Aço: 8,25'' x 22,5'' / Alumínio: 9,00'' x 22,5''
  • Pneus: 295/80R22,5

  • Tipo: Buggy, composto por módulos
  • Material: LNE 38 / LNE 50
  • Módulo seccional (cm³): 251,5

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep
  • Área efetiva de frenagem (cm³): 5445

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
  • Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

 Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 720
  • Eixo traseiro: 4570
  • Total: 5290

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 6500
  • Traseiro: 11500
  • Total admissível: 18000

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque combustível em plástico: 20,0
  • Cárter com filtro: 22,0
  • Caixa de mudanças: 9,2
  • Eixo traseiro simples / duplo: 18,0
  • Direção: 3,7
  • Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 31,6 – C/ Aquecimento: 33,2

  • (A) Distância entre-eixos: 3000 (entre-eixos de transporte, módulos acopláveis)
  • (B) Comprimento total: 8517
  • (C) Balanço dianteiro: 2300
  • (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 15°
  • (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 

  • Relação de redução do eixo traseiro: 4,56:1
  • Velocidade máxima (km/h): 120
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 35
  • Partida em rampa em PBT (%): 29
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 50

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Função desabilitada

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