ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
- Fabricação: De 2006 até 2012
- Baumúster: J82
- Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)
- Modelo: Cummins ISC (Turbo e Intercooler)
- Nº de Cilindros / Cilindrada (l): 6 em linha / 8,3
- Diâmetro do pistão (mm): 114
- Curso do pistão (mm): 135
- Relação de compressão: 17,5:1
- Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 320 (235) @ 2000
- Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 131 (1288) @ 1300 – 1600
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Sistema de injeção: Common Rail
- Compressor de ar: Wabco 318
- Norma de emissões: Conama Fase V
- Caixa de mudanças: Eaton FSBO 9406 AE
- Acionamento: Acionamento a cabo
- Sistema de tração: 4×2
- Número de marchas: 6 à frente (sincronizadas), 1 à ré
-
Relação de transmissão
1ª – 6,38:1 (Inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 3,73:1
3ª – 2,28:1
4ª – 1,44:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,79:1
ré – 6,11:1
- Tensão nominal: 24V
- Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
- Alternador: 28V 140A
- Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Modelo: Eaton
- Acionamento: Pull type
- Diâmetro do disco (mm): 395
- Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
- Modelo: ZF 8097
- Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1
Eixo dianteiro
- Tipo: Viga "I" em aço forjado
- Modelo: Meritor MFS 13 / Sifco 13K
Eixo traseiro motriz
- Tipo: Eixo rígido em aço estampado
- Modelo: Meritor MS 23-158
- Relação de redução – simples: 4,56:1
- Suspensão dianteira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas parabólicas e barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas tensoras Z "zeta" e barra "Panhard"
- Aros das rodas: Aço: 8,25'' x 22,5'' / Alumínio: 9,00'' x 22,5''
- Pneus: 295/80R22,5
- Tipo: Buggy, composto por módulos
- Material: LNE 38 / LNE 50
- Módulo seccional (cm³): 251,5
Freio de serviço
- Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar e secador de ar + Consep
- Área efetiva de frenagem (cm³): 5445
Freio de estacionamento
- Tipo: Câmara de molas acumuladoras
- Atuação: rodas traseiras
- Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
- Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Peso em ordem de marcha
- Eixo dianteiro: 720
- Eixo traseiro: 4570
- Total: 5290
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 6500
- Traseiro: 11500
- Total admissível: 18000
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 16000
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.
- Tanque combustível em plástico: 20,0
- Cárter com filtro: 22,0
- Caixa de mudanças: 9,2
- Eixo traseiro simples / duplo: 18,0
- Direção: 3,7
- Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 31,6 – C/ Aquecimento: 33,2
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (entre-eixos de transporte, módulos acopláveis)
- (B) Comprimento total: 8517
- (C) Balanço dianteiro: 2300
- (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 15°
- (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 9°
- Relação de redução do eixo traseiro: 4,56:1
- Velocidade máxima (km/h): 120
- Capacidade de rampa em PBT (%): 35
- Partida em rampa em PBT (%): 29
- Relação PBT / potência (kg/cv): 50
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.