ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 18.320 SH

Volkswagen 18.320 SH
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 2023-p.
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 6 / Proconve P-8
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Maio/2023)

Motor
Modelo: MAN D08 36
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 315 cv (231 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 1200 Nm @ 1200 a 1700 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 6.871 cm³
Compressor de ar: Wabco 318
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 8AP 1200B
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 8 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 4,89:1
2ª – 3,123:1
3ª – 2,033:1
4ª – 1,639:1
5ª – 1,254:1
6ª – 1,00:1
7ª – 0,84:1
8ª – 0,639:1
ré – 4,250:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 110 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Opcional: 2x 12 V / 170 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 8 ton
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: HY-1350 B00
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 5,67:1
Reduções opcionais: 4,56:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5 (aço)
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, circuito duplo, independente. Reservatório de ar e unidade processadora de ar com filtro coalescente.
Freio de Estacionamento
Tipo: Sistema pneumático com molas acumuladoras
Freio-Motor
Tipo: Freio motor de cabeçote
Freio Adicional
Tipo: EBD, ATC, HSA e ESC
ABS 4S e 4M
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1200
Eixo traseiro: 4590
Total: 5790
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 18000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 19700
Pesos
Eixo dianteiro: 7100
Eixo traseiro: 12600

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20
Reservatório de ureia (Arla32): 35
Óleo no cárter, máx./min.: 27,5 (com filtro)
Caixa de mudanças: 17,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 15,9
Direção hidráulica: 5,4
Sistema de arrefecimento: 28,0

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000 (módulos para transporte)
(B) Comprimento total: 8760
(C) Balanço dianteiro: 2510
(D) Balanço traseiro: 3250
(G) Largura no eixo dianteiro: 2432
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2459
(I) Ângulo de entrada: 18°
(J) Ângulo de saída: 8,5°

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,67:1
Velocidade máxima (km/h): 120
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 66
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 52
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 120
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 66
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 52

Função desabilitada

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