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Volkswagen 18.320 SL
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | L = Low Entry, Piso Baixo |
Fabricação: | 2023-p. |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Março/2023) |
Motor
Modelo: | MAN D08 36 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 315 cv (231 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 1200 Nm @ 1200 a 1700 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 6.871 cm³ |
Compressor de ar: | Wabco 636 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF 6AP 1220B |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,364:1 2ª – 1,975:1 3ª – 1,444:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,696:1 6ª – 0,587:1 ré – 3,769:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 110 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 170 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 8 ton |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | HY-1350 B00 |
Tipo: | Eixo rígido em aço estampado |
Redução: | 5,67:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar |
Amortecedores: | Hidráulicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar |
Amortecedores: | Hidráulicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 (aço) |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, circuito duplo, independente. Reservatório de ar e unidade processadora de ar com filtro coalescente. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Sistema pneumático com molas acumuladoras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Freio motor de cabeçote |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD, ATC, HSA e ESC |
ABS 4S e 4M | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1200 |
Eixo traseiro: | 4590 |
Total: | 5790 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 19700 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 7100 |
Eixo traseiro: | 12600 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 20 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 35 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 27,5 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 37,0 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 15,9 |
Direção hidráulica: | 5,4 |
Sistema de arrefecimento: | 31,0 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3000 (módulos para transporte) |
(B) Comprimento total: | 8998 |
(C) Balanço dianteiro: | 2748 |
(D) Balanço traseiro: | 3250 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2529 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2459 |
(I) Ângulo de entrada: | 8° |
(J) Ângulo de saída: | 8° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,67:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 121 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 49 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 39 |