ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: A partir de 2012
  • Baumúster: Y82
  • Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Agosto/2014)

  • Fabricante / Modelo: Cummins ISL
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (l)6 / 8,9
  • Potência líq. máx – cv (kW) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 325 (242) @ 2100
  • Torque líq. máx. Nm (kgf.m) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349)1300 (132) @ 1000 – 1500
  • Sistema de injeçãoCommon Rail
  • Compressor de ar: Knorr LK 39
  • Sistema de tratamento de gases: SCR
  • Norma de emissões: Proconve Fase P-7 (Euro 5)

  • Fabricante / Modelo: EATON FSBO 9406 AE
  • Tipo / Acionamento: Mecânico / Cabo
  • Nº de marchas: 6 à frente e 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão:
    1ª – 6,38:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
    2ª – 3,73:1
    3ª – 2,28:1
    4ª – 1,44:1
    5ª – 1,00:1
    6ª – 0,79:1
    ré – 6,11:1

  • Fabricante / Tipo: Eaton / Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Acionamento: Pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 395

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 170Ah) (2 x (12V – 135Ah) em 2013)
  • Alternador: 28V – 140A

 Eixo Dianteiro 

  • Fabricante / Modelo: Sifco 13K
  • Tipo: Viga "I" aço forjado

 Eixo Traseiro motriz 

  • Fabricante / Modelo: Meritor MS 23-158 ou Meritor MS 23-168 (com Retarder) (Opcional)
  • Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
  • Relação de redução: 4,56:1 / 4,10:1 (Opcional)

  • Suspensão dianteira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas parabólicas e barra estabilizadora
  • Suspensão traseira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas tensoras Z "zeta" e barra "Panhard"

  • Tipo (Aros das rodas): Aço (8.25'' x 22.5'') ou Alumínio (9.00'' x 22.5'')
  • Pneus: 295/80R22,5

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, ABS+EBD
  • Características: S-came, duplo, independente, reservatório triplo de ar, filtro coalescente

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: Rodas traseiras
  • Acionamento: Válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Freio de descompressão

 Freio auxiliar 

  • Tipo: Retarder Voith VR123 (Opcional)

 Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 750
  • Eixo traseiro: 4750
  • Total: 5500

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 6500
  • Traseiro: 11500

 Peso bruto total (PBT) – técnico 

  • 18000

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque de combustível em plástico: 20,0
  • Cárter com filtro: 24,3
  • Caixa de mudanças: 9,2
  • Eixo traseiro: 19,0
  • Direção: 3,7
  • Sistema de arrefecimento: 31,6
  • Tanque de Uréia (ARLA32): 35,0

  • (A) Distância entre-eixos: 3000 (módulos para transporte)
  • (B) Comprimento total: 8517
  • (C) Balanço dianteiro: 2300
  • (D) Balanço traseiro: 3217
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2111
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 2384
  • (H) Largura: 2484
  • (I) Ângulo de entrada: 15°
  • (J) Ângulo de saída: 

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,56:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 121
  • Capacidade de rampa em PBT (%)42
  • Partida em rampa em PBT (%): 42

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,10:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 131
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 38
  • Partida em rampa em PBT (%): 38

Função desabilitada

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