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Volkswagen 18.330 OT

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 2012-22/23 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Agosto/2014 e Maio/2017) |
Motor
Modelo: | Cummins ISL 8.9 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 334 cv (246 kW) @ 2100 rpm (era 325 cv (242 kW) @ 2100 rpm em 2014) |
Torque máximo: | 1300 Nm (132 mkgf) @ 1000 a 1500 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 8.900 cm³ |
Compressor de ar: | Knorr LK39 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSBO-9406 AE |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,38:1 (Inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 3,73:1 3ª – 2,28:1 4ª – 1,44:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,79:1 ré – 6,11:1 |
Embreagem
Modelo: | Eaton |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Pull type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah (2x 135 Ah em 2013) |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 23-158 ou Meritor MS 23-168 (com Retarder) |
Tipo: | Eixo rígido com carcaça em aço estampado |
Redução: | 4,56:1 |
Reduções opcionais: | 4,10:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura e 2 molas parabólicas |
Amortecedores: | 2, Hidráulicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard” |
Amortecedores: | 2, Hidráulicos |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 (aço) |
Aros das rodas – opcionais: | 9.00 x 22.5 (alumínio) |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e filtro coalescente |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Freio de descompressão |
Retarder | |
Tipo: | Voith VR123 (Opcional) |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 750 |
Eixo traseiro: | 4750 |
Total: | 5500 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 18000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 20 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 35 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 24,3 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 9,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 19,0 |
Direção hidráulica: | 3,7 |
Sistema de arrefecimento: | 31,6 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 3000 (módulos para transporte) |
(B) Comprimento total: | 8517 |
(C) Balanço dianteiro: | 2300 |
(D) Balanço traseiro: | 3217 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2111 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 2384 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2411 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2484 |
(I) Ângulo de entrada: | 15° |
(J) Ângulo de saída: | 9° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 121 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 42 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 42 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 131 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 38 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2250 |
RPM corte: | 2350 |
RPM corte máx: | 2450 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,95 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |