ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 22.260 S 6x2i

Volkswagen 22.260 S 6x2i
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Fabricação: 2024-p.
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 6 / Proconve P-8
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2024)

Motor
Modelo: MAN D08 36
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 260 cv (191 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 950 Nm @ 1000 a 1800 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 6.871 cm³
Compressor de ar: Wabco 318
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 6S-1010 BO
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,12:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
ré – 6,06:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 395 mm

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 110 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Opcional: 2x 12 V / 170 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: 2x Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-168
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Redução: 6,43:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5 (aço)
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, circuito duplo, independente. Reservatório de ar e unidade processadora de ar com filtro coalescente
Freio de Estacionamento
Tipo: Sistema pneumático com molas acumuladoras
Freio-Motor
Tipo: Freio motor de cabeçote
Freio Adicional
Tipo: EBD, ATC, HSA e ESC
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: 4S e 4M

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixos dianteiros: 4915
Eixo traseiro: 1855
Total: 6770
Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 11000
Eixo traseiro: 11000
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 22000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 21000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Reservatório de ureia (Arla32): 35
Óleo no cárter, máx./min.: 27,5
Caixa de mudanças: 9,3
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21,0
Direção hidráulica: 4,0
Sistema de arrefecimento: 28,0

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6050
(A”) Boggie dianteiro: 1650
(B) Comprimento total: 11857
(C) Balanço dianteiro: 2380
(D) Balanço traseiro: 1777
(G) Largura no eixo dianteiro: 2518
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2437
(I) Ângulo de entrada: 11°
(J) Ângulo de saída: 14°
Altura do chassi: 1920

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 6,43:1
Velocidade máxima (km/h): 93
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 34


Função desabilitada

Menu