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Volkswagen 22.280 ODS 6x2i
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2021-22/23 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2022) |
Motor
Modelo: | MAN D08 36 280 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 277 cv (204 kW) @ 2300 rpm |
Torque máximo: | 1050 Nm (107 mkgf) @ 1100 a 1700 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | EGR |
Cilindrada total: | 6.871 cm³ |
Compressor de ar: | Knorr 359 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF 6S-1010 BO |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 3,60:1 3ª – 2,12:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,06:1 |
Embreagem
Modelo: | ZF Sachs |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Push type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 8 ton |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 23-168 |
Tipo: | Eixo rígido com carcaça em aço estampado |
Redução: | 6,43:1 |
Reduções opcionais: | 5,86:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática integral 2 bolsões, válvula niveladora de altura |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática integral 4 bolsões, válvula niveladora de altura |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Outros | |
Sistema de movimentação vertical: | Opcional |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo e filtro coalescente |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake (EVB) |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixos dianteiros: | 4690 |
Eixo traseiro: | 1590 |
Total: | 6280 |
Carga máxima por eixo | |
Eixo dianteiro: | 5500 |
Eixo intermediário: | 5500 |
Eixo traseiro: | 11000 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 21000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 21000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 27,5 |
Caixa de mudanças: | 9,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21,0 |
Direção hidráulica: | 4,8 |
Sistema de arrefecimento: | 24,0 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 6300 |
(A”) Boggie dianteiro: | 1400 |
(B) Comprimento total: | 11941 |
(C) Balanço dianteiro: | 2462 |
(D) Balanço traseiro: | 1779 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2404 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2456 |
(I) Ângulo de entrada: | 10° |
(J) Ângulo de saída: | 14° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,43:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 81 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 50 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 40 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 90 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 45 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 36 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2700 |
RPM corte: | 2800 |
RPM corte máx: | 2900 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,7 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |